Encontrado o número de supercivilizações: zero

Primeira exploração de 100.000 galáxias não revela sinais de inteligências avançadas

Onde está todo mundo? Foi o que se perguntou o físico Enrico Fermi depois de fazer um rápido cálculo mental sobre a enormidade do cosmos e a velocidade do avanço tecnológico. Seu cálculo dizia que as civilizações avançadas já deviam estar aqui. E elas não apenas não chegaram à Terra, mas não conseguimos encontrar seus sinais no céu. O enigma se torna mais profundo agora com a primeira exploração sistemática de 100.000 galáxias em busca das marcas que se poderia esperar de uma supercivilização extraterrestre. Resultado: zero. O paradoxo de Fermi continua sem resposta.

Os resultados negativos são o pesadelo de qualquer cientista – no geral, nem sequer são publicados –, mas o certo é que são vitais no desenvolvimento de muitas pesquisas: se as experiências estiverem bem feitas, indicam que sua hipótese está errada ou que seu método de detecção é inadequado. Se no novo estudo não apareceu nenhuma supercivilização, o primeiro que devemos perguntar é: o que os pesquisadores entendem como supercivilização?

Nenhuma dessas 100.000 galáxias está amplamente povoada por uma civilização extraterrestre que use a maior parte da energia estelar de sua galáxia Jason Wright, astrofísico

“A ideia”, explica o diretor da experiência, o astrofísico Jason Wright, da universidade do estado da Pensilvânia (Penn State), “é que, se uma galáxia tivesse sido colonizada por uma civilização avançada, a energia produzida por suas tecnologias seria detectável no espectro infravermelho médio”. Essa é a frequência que mostra a inevitável dissipação de calor que produz toda tecnologia.

Wright, sua equipe da NASA e o Centro para Exoplanetas e Mundos Habitáveis da Penn State aproveitaram um satélite da NASA já em uso para outros fins a fim de detectar essas frequências infravermelhas. Seu nome é Wise, por Wide-field infrared survey explorer (explorador de investigação infravermelha de campo largo). E, pela primeira vez, publicam os resultados negativos, no Astrophysical Journal de 15 de abril.

NASA acredita que encontrará vida extraterrestre em menos de 10 anos
Cientistas descobrem os dois planetas mais similares à Terra
Do ‘Sputnik’ ao ‘Philae’, os grandes êxitos da exploração espacial
Um resplendor “monstruoso e próximo” no universo

Impor a uma supercivilização o tipo de radiação que deveria emitir sua tecnologia parece pretensão no grau mais alto, mas a hipótese baseia-se em argumentos físicos respeitáveis. Segundo uma classificação inventada há meio século pelo astrônomo russo Nikolai Kardashev e bastante popular entre seus colegas, as civilizações deveriam evoluir em uma escala de um a três: as de tipo 1 usam a energia de seu planeta; as de tipo 2 utilizam a de sua estrela; e as de tipo 3 aproveitam a de todas as estrelas de sua galáxia. No fundo, o grau de evolução de uma espécie inteligente, como a de uma comunidade de moradores, é medido pelo aproveitamento da energia solar.

Os humanos, claro, não chegaram nem ao nível 1 na escala de Kardashev. O físico teórico Michio Kaku dá um grau 0,7 como máximo: continuamos baseando nossa civilização nos combustíveis fósseis, e não aproveitamos nem a ínfima parte da energia emitida por nosso sol sobre o planeta. Somos o último macaco na escala de Kardashev. Quer espécie vergonhosa.

“Se uma civilização avançada utiliza a vasta quantidade de energia das estrelas de sua galáxia”, afirma Wright, “seja para alimentar seus computadores, suas naves espaciais, suas comunicações ou outra coisa que não conseguimos nem imaginar, a termodinâmica fundamental afirma que essa energia deve se irradiar em forma de calor nas frequências infravermelhas. É a mesma física fundamental que faz o calor irradiar de seu computador”. O grande físico Freeman Dyson propôs a ideia há décadas, mas só agora foi tecnicamente factível.

Entre as 100.000 galáxias examinadas pelo telescópio espacial Wise, os pesquisadores encontraram umas 50 que realmente emitem mais radiação infravermelha que o habitual (veja a foto). Mas não suficiente: todas elas podem ser interpretadas em termos de processos astrofísicos naturais, como a formação de estrelas. Nada realmente promissor. Ou em palavras de Wright: “Nenhuma dessas 100.000 galáxias está amplamente povoada por uma civilização extraterrestre que use a maior parte da energia estelar de sua galáxia”.

O grau de evolução de uma espécie inteligente é medido pelo aproveitamento da energia solar: os seres humanos não chegaram nem ao nível 1 na escala de Kardashev

O cálculo mental de Fermi foi mais ou menos assim: se a Via Láctea tem uns 200 bilhões de estrelas, muitas delas com planetas em órbita; e se alguns planetas estão na zona habitável; e se na Terra apareceu a vida, e depois a inteligência, o mesmo deve ter ocorrido em vários outros milhões de planetas, e não agora, mas há milhares de milhões de anos; para uma civilização avançada, colonizar a galáxia levaria apenas uns milhões de anos. Então os extraterrestres já deveria estar aqui. Onde está todo mundo?

Os dados mais avançados que obteve Wright, sua equipe e o telescópio espacial Wise até o momento nos colocam novamente sozinhos na imensidão do cosmos. Se as dimensões do universo produzem vertigem, nossa solidão nesse vasto espaço só pode levar à melancolia. Não olhe de novo para o céu noturno se não estiver preparado para aguentar isso.