_
_
_
_

Cientistas descobrem os dois planetas mais similares à Terra

Grupo de astrônomos norte-americanos localiza oito novos planetas em região habitável

Representação de um dos oito planetas anunciados nesta terça-feira.
Representação de um dos oito planetas anunciados nesta terça-feira.David A. Aguilar (CfA)

Um grupo de astrônomos anunciou nesta terça-feira a identificação de oito novos planetas fora do nosso sistema solar, na região conhecida como “cachinhos dourados”, com órbitas a uma distância em que poderia haver água no estado líquido na superfície do planeta. Isso duplica o número de planetas pequenos (menos de duas vezes o diâmetro da Terra) que se acredita que estejam na região habitável de suas estrelas. Entre esses oito planetas há dois que, segundo os pesquisadores, são os mais semelhantes à Terra já encontrados.

O achado, feito pelo Centro Harvard-Smithsonian para a Astrofísica (CfA), dos Estados Unidos, foi anunciado nesta terça-feira em reunião da Sociedade Astronômica Norte-americana, mas ainda não foi publicado por nenhuma revista científica. “A maior parte desses planetas parecem rochosos, como a Terra”, disse o principal pesquisador, Guillermo Torres, do CfA.

Mais informações
EUA defendem seu patrimônio histórico cultural na Lua

Os dois planetas mais parecidos com a Terra são Kepler-438b e Kepler-442b. Os dois orbitam anãs vermelhas, que são menores e mais frias que nosso Sol. Kepler-438b faz isso a cada 35 dias, e Kepler-442b, a cada 112.

Kepler-438b tem diâmetro 12% maior que o da Terra, e cerca de 70% de probabilidade de ser rochoso, segundo os pesquisadores. O planeta recebe 40% mais luz que a Terra, e os astrônomos acreditam que tenha 70% de possibilidade de estar numa região habitável de sua estrela. Kepler-442b, por sua vez, é um terço maior que a Terra, com 60% de probabilidade de ser rochoso.

Não sabemos com certeza se qualquer um desses planetas é realmente habitável

“Não sabemos com certeza se qualquer um desses planetas é realmente habitável”, disse David Kipping, do CfA. “Tudo que podemos afirmar é que são candidatos promissores.”

Antes desses dois planetas, os mais parecidos com a Terra identificados eram Kepler-186f, a cerca de 500 anos-luz de nosso planeta, e Kepler-62f, que tem tamanho 40% maior que o da Terra e recebe cerca de 41% mais luz. Para estar na região habitável de sua estrela, um exoplaneta deve receber pelo menos a mesma quantidade de luz que a Terra. Se receber em demasia, a água se evapora. Se for muito pouca, congela.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_