Retiradas 32 toneladas de peixes mortos de uma das sedes do Rio
Lagoa será usada para provas de remo e de canoagem nas próximas Olimpíadas
Autoridades do Rio de Janeiro confirmaram na quarta-feira a retirada de cerca de 32 toneladas de peixes mortos da lagoa Rodrigo de Freitas, onde serão disputadas as provas de remo e de canoagem dos Jogos Olímpicos de 2016. Mais de 60 funcionários do serviço de limpeza da cidade trabalharam diariamente, desde quarta-feira da semana passada, na remoção dos peixes, levados à costa pela corrente marítima. Os trabalhadores, segundo as autoridades, continuarão na tarefa até que o problema esteja completamente resolvido.
Diversos especialistas em ambiente atribuíram a mortandade de peixes a uma queda na temperatura da água, enquanto outros culparam a poluição do Rio de Janeiro.
O fenômeno da morte de peixes não é novo na lagoa Rodrigo de Freitas, onde há mais de uma década aparecem toneladas de peixes mortos, em intervalos regulares. A lagoa é uma das atrações da cidade, e nela serão realizadas as provas de remo e de canoagem das próximas Olimpíadas.
A qualidade da água é uma das maiores preocupações dos organizadores. A Baía de Guanabara, palco das competições de vela, também tem recebido críticas por questões semelhantes. O Governo do Estado do Rio prometeu reduzir em 80% a quantidade de resíduos despejados na baía, mas recentemente admitiu que é pouco provável que consiga cumprir essa meta.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.