Um Carnaval jazzístico em pleno Nordeste brasileiro
A cidade de Guaramiranga (CE) realiza todos os anos um festival de jazz durante o carnaval
Milhares de pessoas estão desembarcando em cidades do Nordeste do Brasil como Recife (PE), São Luís (MA) e Salvador (BA) para passar o Carnaval, as maiores festas do mundo do gênero.
Mas é possível ir para o Nordeste, neste mesmo feriado, e não ouvir um frevo ou axé sequer. Todos os anos, o Festival Jazz & Blues de Guaramiranga realiza apresentações de grupos locais e convidados, incluídos músicos internacionais, durante todo o Carnaval. A cidade cearense fica a 110 quilômetros de distância de Fortaleza, onde parte da programação também acontece. O local faz parte da região serrana do Estado, a 850 metros de altitude.
Neste ano, a 16ª edição do festival terá um tributo especial ao emblemático álbum Kind of Blue, de Miles Davis, um dos ícones do jazz mundial. A programação começa no sábado de Carnaval, dia 14 de fevereiro, e vai até a terça-feira 17. Depois disso, o festival desce a serra e termina com uma agenda em Fortaleza, entre os dias 19 e 21 de fevereiro. Os ingressos custam 40 reais e são vendidos também pela internet.
A pequena cidade, com pouco menos de 4.000 habitantes, é o menor município do Estado do Ceará. Durante o festival, o número de pessoas que circulam pelas ruas de Guaramiranga chega a triplicar. Neste ano, o festival contará com serão 23 atrações. Dentre elas, a cantora portuguesa Jacinta, Fanta Konatê, da Guiné e a dupla Willie Walker (EUA) e Raphael Wressning (Áustria). Do Brasil, se apresentam a banda paranaense Big Time Orchestra, o gaitista carioca Jefferson Gonçalves, que tocará com o percussionista Laudir de Oliveira, e o grupo cearense Kind of Blue, que fará o tributo a Miles Davis.
Sem marchinhas em São Paulo
Para quem não conseguir ou não quiser ir para longe de São Paulo, o Sesc Belenzinho preparou uma programação especial, que passa longe dos bloquinhos. Surf music, soul, blues e até uma instrumentista de theremin, um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrônico que surgiram, fazem parte da programação. Nesta sexta-feira 13, Willie Walker e Raphael Wressning se apresentam antes de seguir viagem para Fortaleza. No mesmo dia, o grupo norte-americano de surf music Man or Astro Man toca também.
Já no sábado, é a vez da musicista Donit Chrysler tocar o curioso theremin. No domingo e na segunda-feira, a cantora Wanderléia interpreta composições próprias e sucessos da Jovem Guarda. Encerra a programação com blues, o norte-americano Marquise Knox.
O Sesc Belenzinho fica na Rua Padre Adelino, 1000, Belenzinho. É aconselhável chegar antes para comprar os ingressos.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.