_
_
_
_
_

Razões pelas quais você deveria tomar café... ou abandonar de vez

Cabe a você decidir se continua ou não tomando café depois de ler os argumentos

Se você gosta ou não de café, não vai mudar de opinião por causa de um artigo, por muitos estudos que citemos. Tal como se apontava em nosso artigo sobre distorções cognitivas, só consideramos os dados que confirmam nossas ideias prévias e recusamos os demais, para depois racionalizarmos essa decisão.

Por isso colocamos em uma coluna os motivos que fazem do café uma das melhores bebidas do mundo e na coluna do lado enumeramos as causas que deveriam levá-lo a abandonar esse hábito pouco saudável. Leia com satisfação o que se aproxima de suas ideias e sorria com desdém dos frágeis e equivocados argumentos contrários.

14 razões pelas quais você deveria tomar café:

1. A cafeína aumenta a concentração e os níveis de energia, sem efeitos adversos quando o consumo é moderado.

2. Os efeitos da cafeína no cérebro ajudam a melhorar o estado de ânimo, o tempo de reação, a memória a longo prazo e as funções cognitivas em geral. Ou seja, o café nos faz mais diligentes.

Cafe si peaks

3. Também aumenta o ritmo do metabolismo e ajuda a queimar gorduras. É mais do que isso: pode ajudar a melhorar o rendimento esportivo e, de fato, dois terços dos atletas olímpicos tomam cafeína (a substância é permitida).

4. Contém nutrientes básicos como a vitamina B1, B5, manganês, potássio, magnésio e niacina.

5. Além disso, é a principal fonte de antioxidantes para os norte-americanos. Efetivamente, o sabor amargo provém desses antioxidantes e não da cafeína.

6. Esses antioxidantes também o farão sorrir. Quem bebe ao menos quatro xícaras de café por dia apresenta 10% menos de possibilidades de ter depressão. Cuidado, este estudo também aponta que no caso dos refrigerantes light com cafeína o efeito é oposto.

7. O café ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares e as neurodegenerativas, como o mal de Parkinson e o Alzheimer.

Cafe si

8. Também reduz o risco de pedras nos rins e é bom para o fígado, protegendo-o de doenças. Inclusive o câncer, tanto de fígado como o colorretal.

9. (Aliás, aqui entre nós, o café é bom para o fígado principalmente se você ingere bebidas alcoólicas: quem bebe uma xícara de café por dia tem 20% menos propensão a ter cirrose. Mas o melhor para evitar a cirrose é não beber, claro).

10. O café proporciona proteção contra a diabetes de tipo 2 (que por sua vez pode provocar Alzheimer).

11. Aumenta a resistência às dores crônicas.

12. Apenas cheirar o café já reduz os efeitos da falta de sono (ao menos entre os camundongos de laboratório).

Cafe si murray

13. Nem seis xícaras diárias (com 100 miligramas de cafeína por xícara) apresentam risco para sua saúde.

14. É delicioso.

14 razões pelas quais você deveria parar de tomar café

1. A cafeína afeta a qualidade do sono. Recomenda-se não tomar nenhuma bebida com cafeína ao menos seis horas antes de dormir.

2. O café que não é filtrado (como o expresso) foi associado a níveis moderadamente elevados de colesterol.

3. Só protege contra doenças cardiovasculares quando é metabolizado suficientemente rápido, mas nem todo mundo tem essa capacidade, o que implica em um risco para esse grupo de pessoas.

Cafe no ferrell

4. As pessoas com problemas de estresse ou ansiedade deveriam ao menos moderar o consumo de café.

5. Também deveriam controlar o consumo aqueles que sofrem de hipertensão.

6. O café se toma habitualmente com leite e açúcar, o que aumenta o número de calorias. De fato, algumas bebidas com café podem conter cerca de 500 calorias.

7. Geralmente há mais fumantes entre as pessoas que bebem café.

8. E os consumidores de café geralmente praticam menos esporte.

9. Além disso, cuidam menos da dieta.

Cafe no BB

10. O café pode provocar problemas digestivos, de gases a acidez e úlceras, além de contribuir para a síndrome do colón irritável.

11. Contém acrilamida, um carcinógeno, embora as quantidades relacionadas a um consumo moderado não sejam perigosas.

12. É una droga e, com efeito, se você tiver de abandonar o consumo terá síndrome de abstinência, com sintomas como enxaqueca, cansaço, menos energia e atenção, um estado de ânimo depressivo, dificuldade de concentração e irritabilidade, entre outros, incluindo em alguns casos náuseas e dores musculares.

Cafe no futurama

13. O café poderia matá-lo. Mas para isso você teria de beber mais de cem xícaras seguidas. Você morreria por causa da quantidade de água ingerida e não pelo efeito da cafeína.

14. Tem sabor muito amargo. Quem gosta do sabor amargo?

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_