_
_
_
_
_

Museu público conta a vida diária na Alemanha comunista

A nova instituição tem um foco mais político que o outro dedicado à mesma temática em Berlim, que recebe meio milhão de visitantes por ano

Uma das salas do novo museu dedicado à antiga RDA em Berlim.
Uma das salas do novo museu dedicado à antiga RDA em Berlim.

A República Democrática Alemã (RDA), o país que nasceu no dia 7 de outubro de 1949 graças a uma  iniciativa de Moscou, teve, sob um ponto de vista histórico, uma vida efêmera. Quando desapareceu do mapa político mundial no dia 3 de outubro de 1990, os alemães se abraçaram, beberam champanhe e enterraram no porão de sua história a existência do país da foice e do martelo.

Mas a RDA resistiu a morrer na memória coletiva da nação. No sábado passado, o país que inventou o Muro de Berlim renasceu, mas, desta vez, convertido em um ambicioso museu, que tem a difícil missão de recordar como era a vida cotidiana no país, onde devia nascer o homem novo, mas que terminou se convertendo em uma ditadura comunista sem piedade.

O novo museu público, inaugurado no centro cultural Kultur Brauerei, tem também outro desafio. Embora a entrada seja gratuita, deverá competir com a iniciativa privada. Há nove anos, um visionário empreendedor teve a ideia de criar o chamado Museu da RDA, que oferece uma exposição menos política e que se converteu em um ímã turístico de Berlim. Mais de meio milhão de pessoas ao ano visitam esse museu, que está localizado próxima da famosa ilha de Museus.

“Queremos mostrar como era a vida diária de 17 milhões de pessoas em uma ditadura. Tinha coisas bonitas e amáveis, mas a realidade mostra uma cara diferente. Tudo estava regulado pelo regime”, disse Mike Lukash, o diretor do novo museu. “23 anos após desaparecer como país, muita gente segue dizendo que nem tudo era tão ruim”, acrescentou.

Graças a uma iniciativa da federação, a fundação Haus der Geschichte (Casa da História) recebeu a difícil missão de oferecer uma visão interessada do que foi a vida cotidiana no país inventado por Moscou após a Guerra Fria. O trabalho demorou seis anos e o resultado pode ser apreciado agora em um edifício centenário, construído em meados do século XIX para receber uma fábrica de cerveja.

A mostra é ambiciosa. Seu desafio é mostrar, em uma superfície de 600 metros quadrados, a vida diária de 17 milhões de pessoas sem cair na tentação de converter a exposição em um tardio ajuste de contas com o velho inimigo socialista.

“Aprender com a União Soviética, significa aprender a vencer”, diz uma frase que acompanha uma galeria de bustos que mostram os líderes do socialismo. Marx, Lenin, Stalin e Honecker entre outros e que dão as boas-vindas ao visitante, que tem a possibilidade de reviver o passado observando coisas tão triviais como a réplica de uma cozinha, uma sala de estar, e vitrines que tratam de ilustrar a falta de bens de consumo e o rígido controle da imprensa que imperou em 41 anos de vida da RDA.

Para ilustrar a censura de imprensa, os organizadores construíram um quiosque onde se exibem jornais datados de 1o de maio e e de onde sobressai um só nome, o de Erich Honecker.

A mostra está dividida em quatro temas: “dominação e vida cotidiana”, “o coletivo e o indivíduo”, “consumo e carências” e “retirada e ressurgimento” e em todos eles predomina uma ideia recorrente: a vida cotidiana na RDA esteve marcada pela dominação do Partido Socialista Unificado alemão (SEJAM) que deu vida, após o fim da segunda guerra mundial a uma ditadura copiada do modelo soviético.

“”É verdadeiro. Na RDA não tinha muita liberdade, também não podíamos comprar bananas, nem vaqueiros importados, mas todo mundo tinha trabalho”, disse Helga Huber, uma mulher de 70 anos após contemplar a mostra. “Agora há liberdade para viajar a Ibiza, mas nem todo mundo tem o dinheiro para pagar a viagem”.

A mostra não se espelha em mostrar a “vida cotidiana” da nomenclatura, também não há imagens de Wandlitz, onde os chefes do regime viviam isolados do socialismo real, nem detalhes sobre o trabalho da temida STASI. “Não há imagens de Wandlitz porque preferimos mostrar a influência dos altos servidores públicos na vida cotidiana, como nos `planos econômicos e no abastecimento. Também não dedicamos uma seção especial à STASI, porque estava presente à cada minuto da vida quotidiana”, disse Mike Lukash, durante uma conversa com EL PAÍS.

Por exemplo, a mostra põe ênfase em mostrar a vida enquadrada na sociedade coletiva, onde a educação, o trabalho e a diversão estavam condicionadas pelas organizações de massa. A exposição também revela que a promessa do partido único de oferecer uma vida melhor nunca prosperou e que a famosa economia planificada nunca foi capaz de solucionar a falta de moradias, nem assegurar o abastecimento de alimentos, como frutas ou legumes.

“A nova exposição está dirigida a todos os que estão interessados em conhecer nossa história recente. Queremos oferecer informação mas também promover a discussão”, disse Hans-Walter Hütter, diretor da fundação Haus der Geschichte, no dia da inauguração do novo museu.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_