11 fotos‘Star Wars’, todos os filmes do pior para o melhorQuatro jornalistas do EL PAÍS analisam os 11 filmes da lendária série de ficção científicaÁlvaro P. Ruiz de ElviraTommaso KochGregorio Belinchón23 dez. 2019 - 09:56BRTWhatsappFacebookTwitterLinkedinBlueskyLink de cópiaDesnecessário e o mais dispensável de todos. Prometia ser um grande 'western' e se tornou, depois de um processo de mudanças na direção, uma pequena aventura que funcionaria melhor se não levasse o nome do famoso contrabandista vivido por Harrison Ford na trilogia original. "Um insulto à inteligência", escutou-se na redação do EL PAÍS.Uma das sequências mais vergonhosas da saga, com esses momentos amorosos entre Anakin e Amidala. Tentou misturar política com ação própria desses filmes sobrea galáxia e com uma história de amor que não parecia verdadeira, sem sucesso. Além disso, se Jar Jar já era péssimo em 'A ameaça fantasma', aqui chutou o pau da barraca.Tem alguns bons momentos: a corrida de drones à lá 'Ben Hur' e o duelo final entre Qui-Gon, Obi Wan e Darth Maul, perfeitamente coreografado com a genial música de John Williams.Embora seja um exercício de nostalgia e de autoplagio (à saga original), cumpriu a missão de recrutar novos adeptos. Mas J.J. Abrams conseguiu com este filme o que George Lucas tanto queria com a segunda trilogia: criar algo com alma e que fosse divertido.O final da saga não deixou ninguém indiferente, para bem e para mal. Depois das críticas a 'O último Jedi', J. J. Abrams fez um produto pouco surpreendente e muito conservador. É um filme divertido e tem alguns momentos brilhantes. Mas é insuficiente.Sem dúvida o filme mais completo e com melhor ritmo da segunda trilogia. É mais sinistro, menos infantil e tem uma das frases mais míticas da saga, dita por Amidala: “Assim morre a liberdade, com um estrondoso aplauso”.O primeiro filme fora do núcleo principal da saga é visualmente espetacular e tem uma batalha final à altura do que se espera. Mas pecou na construção de suas personagens, muitos dos quais careceram de alma. A seu favor, tem o mérito de ser menos infantil.O filme mais diferente da nova trilogia. Levou sua mensagem a locais mais filosóficos, refletindo sobre o que é a força e o sentido dos jedis. Mas muitos acusam seu diretor, Rian Johnson, de abusar de momentos de humor e de trair o personagem de Luke.O fechamento da saga original tem momentos estelares, com um final épico perfeitamente executado: o confronto entre Luke, Darth Vader e o Imperador misturado com a batalha espacial. Se muita gente odeia os Ewoks, outros entraram na saga graças a eles. Piores que Jar Jar não são.O filme que originou tudo não ocupa o primeiro posto da lista porque é impossível bater o sensacional 'O império contra-ataca'. Pese a sua simples proposta, tem tudo para ser um filme de aventura perfeito: ação, humor, personagens bem definidos, apresenta um mundo novo ao espectador… O passar do tempo deixou algumas partes meio datadas, mas de modo geral tem cenas míticas.O filme fala por si só. Tem o melhor da saga: a batalha de Hoth sobre o gelo e o maior 'spoiler' da história do cinema com Darth Vader oferecendo a mão a Luke. Lucas fez bem cedendo a batuta a Irvin Kershner e a Lawrence Kasdan, que lhe outorgaram à saga um filme quase perfeito em termos de roteiro, ritmo, montagem, etc.