Seleccione Edição
Login
Os 20 melhores edifícios do século XX

Os 20 melhores edifícios do século XX

20 fotos

Cinquenta renomados arquitetos de todo o mundo escolhem o que consideram os melhores imóveis do século passado para o The Now Institute, um centro de pesquisa associado à Universidade de Los Angeles (UCLA). Esta compilação forma um cânone, "100 edifícios do século XX"

  • Este trabalho de Le Corbusier, projetado entre 1929 e 1931, é um reflexo do lema do arquiteto: "Uma casa é uma máquina de morar".
    1Villa Savoye Este trabalho de Le Corbusier, projetado entre 1929 e 1931, é um reflexo do lema do arquiteto: "Uma casa é uma máquina de morar".
  • Esta igreja, inaugurada em 25 de junho de 1955 e também conhecida como La Capilla, é também obra de Le Corbusier. A construção está localizada em uma colina de cerca de 150 metros de altura que se abre para a paisagem de Ronchamp, no nordeste da França.
    2Notre Dame de Haut Esta igreja, inaugurada em 25 de junho de 1955 e também conhecida como La Capilla, é também obra de Le Corbusier. A construção está localizada em uma colina de cerca de 150 metros de altura que se abre para a paisagem de Ronchamp, no nordeste da França.
  • Uma imagem do interior do pavilhão projetado por Mies van der Rohe, reconstruído e localizado desde 1986 no sopé de Montjuïc, no mesmo local ocupado pelo edifício efêmero do arquiteto alemão para a exposição internacional de Barcelona em 1929.
    3Pavilhão de Barcelona Uma imagem do interior do pavilhão projetado por Mies van der Rohe, reconstruído e localizado desde 1986 no sopé de Montjuïc, no mesmo local ocupado pelo edifício efêmero do arquiteto alemão para a exposição internacional de Barcelona em 1929.
  • Este centro de arte e cultura respondeu ao sonho premonitório do presidente francês Georges Pompidou. Renzo Piano e Richard Rogers projetaram esta construção que foi inaugurada em 1977 em Les Halles. Na imagem, uma vista aérea do edifício em 2010.
    4Centro Pompidou Este centro de arte e cultura respondeu ao sonho premonitório do presidente francês Georges Pompidou. Renzo Piano e Richard Rogers projetaram esta construção que foi inaugurada em 1977 em Les Halles. Na imagem, uma vista aérea do edifício em 2010. AFP
  • O melhor de Frank Lloyd Wright não é uma casa, mas este edifício, sede da Johnson Wax e localizado em Racine, Wisconsin (Estados Unidos).
    5Fábrica Johnson O melhor de Frank Lloyd Wright não é uma casa, mas este edifício, sede da Johnson Wax e localizado em Racine, Wisconsin (Estados Unidos).
  • A mítica casa com a qual Ludwig Mies Van der Rohe seduziu e afundou a nefrologista Edith Farnsworth partiu da clareira de uma floresta ao lado do rio Fox em Plano, Illinois (Estados Unidos), e foi inaugurada em 1951.
    6Casa Farnsworth A mítica casa com a qual Ludwig Mies Van der Rohe seduziu e afundou a nefrologista Edith Farnsworth partiu da clareira de uma floresta ao lado do rio Fox em Plano, Illinois (Estados Unidos), e foi inaugurada em 1951. AP
  • O arquiteto Louis Kahn, de origem estoniana, viajante inesgotável, viveu e morreu nos EUA, onde a maior parte de sua obra está concentrada. Esta construção abriga um complexo de laboratórios em La Jolla, Califórnia, e foi projetada entre 1959 e 1965.
    7Salk Institute O arquiteto Louis Kahn, de origem estoniana, viajante inesgotável, viveu e morreu nos EUA, onde a maior parte de sua obra está concentrada. Esta construção abriga um complexo de laboratórios em La Jolla, Califórnia, e foi projetada entre 1959 e 1965.
  • Este edifício, com suas elegantes molduras de 24 blocos de vidro, cada um na fachada, é obra de Pierre Chareau, que o projetou entre 1928 e 1932.
    8Casa de Cristal Este edifício, com suas elegantes molduras de 24 blocos de vidro, cada um na fachada, é obra de Pierre Chareau, que o projetou entre 1928 e 1932.
  • Este edifício religioso é o último trabalho realizado por Le Corbusier na Europa e muitos o consideram o mais original dele. Ele está localizado no município de Eveux, perto de Lyon (França).
    9Convento da La Tourette Este edifício religioso é o último trabalho realizado por Le Corbusier na Europa e muitos o consideram o mais original dele. Ele está localizado no município de Eveux, perto de Lyon (França). GETTY
  • O TWA Flight Center em Nova York foi inaugurado em 1962, um ano após a morte de Eero Saarinen (falecido em 1961), que não viu seu projeto concluído. Segundo suas palavras, ele projetou "um edifício no qual a própria arquitetura expressava o drama, o caráter especial e a emoção das viagens".
    10Terminal da TWA O TWA Flight Center em Nova York foi inaugurado em 1962, um ano após a morte de Eero Saarinen (falecido em 1961), que não viu seu projeto concluído. Segundo suas palavras, ele projetou "um edifício no qual a própria arquitetura expressava o drama, o caráter especial e a emoção das viagens".
  • Este edifício pentagonal foi projetado pelo arquiteto alemão Hans Scharoun no início dos anos sessenta.
    11Filarmônica de Berlim Este edifício pentagonal foi projetado pelo arquiteto alemão Hans Scharoun no início dos anos sessenta. Getty
  • Frank Gehry foi o arquiteto selecionado, entre três candidatos, pela Fundação Solomon R. Guggenheim de Nova York para o projeto do prédio que abrigaria seu museu de arte contemporânea em Bilbao. A comissão veio logo depois que sua ideia inicial para o Auditório Walt Disney em Los Angeles foi descartada, um projeto que inspirou o centro de Bilbao, cuja construção custou 100 milhões de euros e foi concluída em 1997.
    12Museu Guggenheim Bilbao Frank Gehry foi o arquiteto selecionado, entre três candidatos, pela Fundação Solomon R. Guggenheim de Nova York para o projeto do prédio que abrigaria seu museu de arte contemporânea em Bilbao. A comissão veio logo depois que sua ideia inicial para o Auditório Walt Disney em Los Angeles foi descartada, um projeto que inspirou o centro de Bilbao, cuja construção custou 100 milhões de euros e foi concluída em 1997. AGE FOTOSTOCK
  • A residência Kaufmann é uma casa projetada pelo arquiteto Frank Lloyd Wright, construída entre 1936 e 1939 em uma cachoeira do rio Bear Run, no condado de Fayette, no Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
    13Casa da Cascata A residência Kaufmann é uma casa projetada pelo arquiteto Frank Lloyd Wright, construída entre 1936 e 1939 em uma cachoeira do rio Bear Run, no condado de Fayette, no Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Getty
  • Em 1915, Erik Gunnar Asplund e Sigurd Lewerentz venceram a competição para projetar o cemitério do sul de Estocolmo. No topo de uma colina, o Skogskyrkogarden é cercado por blocos ciclópicos na parede que cerca os 100.000 túmulos instalados nesse cemitério.
    14O Cemitério do Bosque Em 1915, Erik Gunnar Asplund e Sigurd Lewerentz venceram a competição para projetar o cemitério do sul de Estocolmo. No topo de uma colina, o Skogskyrkogarden é cercado por blocos ciclópicos na parede que cerca os 100.000 túmulos instalados nesse cemitério. AGE FOTOSTOCK
  • Esta construção, de 38 plantas e idealizada entre 1956 e 1958, foi projetada por Ludwig Mies van der Rohe. E é um símbolo do espírito industrial: simplicidade formal para dar prioridade à prática.
    15Edifício Seagram Esta construção, de 38 plantas e idealizada entre 1956 e 1958, foi projetada por Ludwig Mies van der Rohe. E é um símbolo do espírito industrial: simplicidade formal para dar prioridade à prática. Getty
  • O artista Hilla von Rebay e o arquiteto Frank Lloyd Wright conceberam o edifício como um "templo do espírito", um espaço no qual uma nova maneira de admirar as peças da arte moderna da coleção era facilitada.
    16Museu Guggenheim de Nova York O artista Hilla von Rebay e o arquiteto Frank Lloyd Wright conceberam o edifício como um "templo do espírito", um espaço no qual uma nova maneira de admirar as peças da arte moderna da coleção era facilitada. Getty
  • Ray e Charles Eames projetaram esta casa lendária em Los Angeles (Califórnia, EUA) em 1945 e viveram e trabalharam nela desde sua construção, em 1949, até sua morte (Charles morreu em 1978 e Ray em 1988).
    17Ray e Charles Eames projetaram esta casa lendária em Los Angeles (Califórnia, EUA) em 1945 e viveram e trabalharam nela desde sua construção, em 1949, até sua morte (Charles morreu em 1978 e Ray em 1988). GETTY
  • Projetado pelo escocês James Stirling em colaboração com James Gowan, este centro foi inaugurado em 1959, ano em que a arquitetura pós-moderna mal havia aparecido. Ele recebeu inúmeras críticas de arquitetos da época, mas uma boa recepção popular.
    18Escola de Engenharia de Leicester Projetado pelo escocês James Stirling em colaboração com James Gowan, este centro foi inaugurado em 1959, ano em que a arquitetura pós-moderna mal havia aparecido. Ele recebeu inúmeras críticas de arquitetos da época, mas uma boa recepção popular.
  • Localizado em frente à catedral de Como, este edifício foi projetado pelo arquiteto fascista italiano Giuseppe Terragni em 1932. Foi erguido para abrigar a sede do partido fascista local e foi renomeado Casa del Popolo após a guerra. O projeto caracteriza-se por ser um grande semicubo, planejado dentro de um quadrado perfeito e com uma largura de 70 metros. Estabeleceu o cânone da geometria racional estrita.
    19Casa del Fascio Localizado em frente à catedral de Como, este edifício foi projetado pelo arquiteto fascista italiano Giuseppe Terragni em 1932. Foi erguido para abrigar a sede do partido fascista local e foi renomeado Casa del Popolo após a guerra. O projeto caracteriza-se por ser um grande semicubo, planejado dentro de um quadrado perfeito e com uma largura de 70 metros. Estabeleceu o cânone da geometria racional estrita. age fotostock
  • Das cinco unidades habitacionais de Le Corbusier, esta é a mais completa. Localizado em Marselha, foi inaugurado em 1952. Seu autor o definiu assim: "Erguido na grama no meio de um extenso parque de três hectares e meio, banhado por luz e sol, l'Unité d'Habitation se orienta a leste e oeste e não tem aberturas ao norte, lado do mistral. Medidas: 165 metros de comprimento, 24 metros de profundidade, 56 metros de altura, o prédio é construído sobre palafitas, o terreno é dedicado aos pedestres. faixas reservadas para bicicletas."
    20L'Unité d'Habitation Das cinco unidades habitacionais de Le Corbusier, esta é a mais completa. Localizado em Marselha, foi inaugurado em 1952. Seu autor o definiu assim: "Erguido na grama no meio de um extenso parque de três hectares e meio, banhado por luz e sol, l'Unité d'Habitation se orienta a leste e oeste e não tem aberturas ao norte, lado do mistral. Medidas: 165 metros de comprimento, 24 metros de profundidade, 56 metros de altura, o prédio é construído sobre palafitas, o terreno é dedicado aos pedestres. faixas reservadas para bicicletas."