Seleccione Edição
Login
Luxemburgo, um país em eterno debate fiscal

Luxemburgo, um país em eterno debate fiscal

9 fotos

O segundo menor Estado da União Europeia é um dos países mais ricos do mundo, impulsionado pela presença massiva de multinacionais e fundos de investimento

  • A Amazon é uma das multinacionais estabelecidas em Luxemburgo pelo seu regime fiscal favorável. Tem cerca de 2.000 funcionários no país, a maioria deles cientistas da computação, advogados, gerentes de recursos humanos e gerentes.
    1A Amazon é uma das multinacionais estabelecidas em Luxemburgo pelo seu regime fiscal favorável. Tem cerca de 2.000 funcionários no país, a maioria deles cientistas da computação, advogados, gerentes de recursos humanos e gerentes.
  • Uma das medidas do governo do liberal Xavier Bettel para seu segundo mandato tem a ver com o transporte público. Andar de metrô, ônibus ou trem será gratuito para todos em Luxemburgo, uma maneira de incentivar seu uso no lugar de veículos mais poluentes.
    2Uma das medidas do governo do liberal Xavier Bettel para seu segundo mandato tem a ver com o transporte público. Andar de metrô, ônibus ou trem será gratuito para todos em Luxemburgo, uma maneira de incentivar seu uso no lugar de veículos mais poluentes.
  • Grandes empresas de auditoria estão sediadas no Luxemburgo. Dois funcionários de uma delas, a Pricewaterhousecoopers, foram condenados por vazamento de documentos chamados Luxleaks, que revelaram que até 350 multinacionais se valeram de ações fiscais sob medida para pagar menos impostos.
    3Grandes empresas de auditoria estão sediadas no Luxemburgo. Dois funcionários de uma delas, a Pricewaterhousecoopers, foram condenados por vazamento de documentos chamados Luxleaks, que revelaram que até 350 multinacionais se valeram de ações fiscais sob medida para pagar menos impostos.
  • Nicolas Mackel é o CEO de Luxemburgo para Finanças, o lobby do poderoso setor bancário. Seu objetivo é melhorar a reputação do país. Ele é um firme defensor de que o Luxemburgo não é um paraíso fiscal e acredita que é legítimo oferecer melhores condições para competir para atrair empresas.
    4Nicolas Mackel é o CEO de Luxemburgo para Finanças, o lobby do poderoso setor bancário. Seu objetivo é melhorar a reputação do país. Ele é um firme defensor de que o Luxemburgo não é um paraíso fiscal e acredita que é legítimo oferecer melhores condições para competir para atrair empresas.
  • Luxemburgo é um país com uma grande comunidade estrangeira. 48% dos seus cidadãos o são, 69% na capital. Eles vêm principalmente de Portugal, como é o caso das mulheres na fotografia.
    5Luxemburgo é um país com uma grande comunidade estrangeira. 48% dos seus cidadãos o são, 69% na capital. Eles vêm principalmente de Portugal, como é o caso das mulheres na fotografia.
  • David Wagner, deputado da esquerda, é um dos poucos representantes públicos de Luxemburgo que qualifica seu país como um "paraíso fiscal". Seu partido, que tem ligações com o esquerdista Podemos, da Espanha,, é marginal no Parlamento.
    6David Wagner, deputado da esquerda, é um dos poucos representantes públicos de Luxemburgo que qualifica seu país como um "paraíso fiscal". Seu partido, que tem ligações com o esquerdista Podemos, da Espanha,, é marginal no Parlamento.
  • Luxemburgo tem 600.000 habitantes. São Paulo, por exemplo, tem 12 milhões. É, no entanto, um dos Estados mais ricos do mundo, e seu salário mínimo, 2.100 euros, é o mais alto da União Europeia.
    7Luxemburgo tem 600.000 habitantes. São Paulo, por exemplo, tem 12 milhões. É, no entanto, um dos Estados mais ricos do mundo, e seu salário mínimo, 2.100 euros, é o mais alto da União Europeia.
  • A população real de Luxemburgo é muito maior. Cerca de 140.000 'transfrontaliers', como são chamados aqueles que atravessam a fronteira diariamente, chegam todos os dias de trem ou carro da Bélgica, Alemanha ou França, os três países com os quais Luxemburgo faz fronteira.
    8A população real de Luxemburgo é muito maior. Cerca de 140.000 'transfrontaliers', como são chamados aqueles que atravessam a fronteira diariamente, chegam todos os dias de trem ou carro da Bélgica, Alemanha ou França, os três países com os quais Luxemburgo faz fronteira.
  • A galeria de Marita Ruiter, em Luxemburgo, inclui fotos de algumas das pessoas mais importantes do país em diferentes momentos de suas vidas. Ao lado deles são retratados cidadãos anônimos nessas mesmas datas.
    9A galeria de Marita Ruiter, em Luxemburgo, inclui fotos de algumas das pessoas mais importantes do país em diferentes momentos de suas vidas. Ao lado deles são retratados cidadãos anônimos nessas mesmas datas.