Seleccione Edição
Login

A exploração espacial: do Sputnik 1 à empresa que pretende levar pessoas a Marte

O primeiro satélite artificial inaugurou a aventura humana no espaço há 60 anos. Desde então, potências como EUA ou Rússia investem em missões para desvelar os segredos do universo

  • 'Sputnik 1', o primeiro satélite artificial da história, foi lançado pela União Soviética em 4 de outubro de 1957 de algum local próximo ao mar Cáspio. Os soviéticos se adiantavam assim aos Estados Unidos neste primeiro passo da corrida espacial. A pequena esfera de quatro antenas media 58 centímetros de diâmetro, pesava 84 quilos e dava uma volta completa à Terra a cada 96 minutos.
    1'Sputnik 1', o primeiro satélite artificial da história, foi lançado pela União Soviética em 4 de outubro de 1957 de algum local próximo ao mar Cáspio. Os soviéticos se adiantavam assim aos Estados Unidos neste primeiro passo da corrida espacial. A pequena esfera de quatro antenas media 58 centímetros de diâmetro, pesava 84 quilos e dava uma volta completa à Terra a cada 96 minutos.
  • A primeira tentativa dos norte-americanos de chegar ao espaço foi o 'Vanguard TV3', em 6 de dezembro de 1957. O foguete explodiu violentamente poucos segundos após o lançamento, o que o fez ser batizado de 'Kaputnik' (uma mescla de 'kaput', que significa destruído, e Sputnik).
    2A primeira tentativa dos norte-americanos de chegar ao espaço foi o 'Vanguard TV3', em 6 de dezembro de 1957. O foguete explodiu violentamente poucos segundos após o lançamento, o que o fez ser batizado de 'Kaputnik' (uma mescla de 'kaput', que significa destruído, e Sputnik).
  • O 'Sputnik 2' foi o primeiro satélite espacial com um ser vivo a bordo: a cadela Laika. Em 3 de novembro de 1957, os soviéticos lançaram este cone de quatro metros de altura e dois de diâmetro na base, que pesava 500 quilos e tinha alimento e água em forma de gel para o animal. Esperava-se que Laika viveria cerca de dez dias, mas se acredita que ela não tenha durado mais de dois, devido a temperatura a bordo.
    3O 'Sputnik 2' foi o primeiro satélite espacial com um ser vivo a bordo: a cadela Laika. Em 3 de novembro de 1957, os soviéticos lançaram este cone de quatro metros de altura e dois de diâmetro na base, que pesava 500 quilos e tinha alimento e água em forma de gel para o animal. Esperava-se que Laika viveria cerca de dez dias, mas se acredita que ela não tenha durado mais de dois, devido a temperatura a bordo.
  • Os norte-americanos conseguiram seu primeiro sucesso em 31 de janeiro de 1958 com o 'Explorer 1'. Na imagem, os criadores do satélite, Wernher von Braun, William Pickering e James van Allen posam com o dispositivo, que foi lançado com um foguete desenvolvido para testar componentes de mísseis e descobriu os cinturões de radiação de Van Allen que envolvem a Terra.
    4Os norte-americanos conseguiram seu primeiro sucesso em 31 de janeiro de 1958 com o 'Explorer 1'. Na imagem, os criadores do satélite, Wernher von Braun, William Pickering e James van Allen posam com o dispositivo, que foi lançado com um foguete desenvolvido para testar componentes de mísseis e descobriu os cinturões de radiação de Van Allen que envolvem a Terra.
  • Yuri Gagarin se tornou o primeiro astronauta da história em 12 de abril de 1961. O soviético, que viajava a bordo da nave 'Vostok 1' de 4.725 quilos,ficou cerca de duas horas no espaço e cumpriu um autêntico voo orbital, aterrissando sem contratempos.
    5Yuri Gagarin se tornou o primeiro astronauta da história em 12 de abril de 1961. O soviético, que viajava a bordo da nave 'Vostok 1' de 4.725 quilos,ficou cerca de duas horas no espaço e cumpriu um autêntico voo orbital, aterrissando sem contratempos.
  • John Glenn foi o primeiro norte-americano que orbitou a Terra, em 20 de fevereiro de 1962 a bordo da nave ' Friendship 7' . Três décadas mais tarde, com 77 anos, converteu-se no astronauta mais velho a realizar uma missão. Sua viagem permitiu que a NASA estudasse o impacto do espaço em pessoas idosas.
    6John Glenn foi o primeiro norte-americano que orbitou a Terra, em 20 de fevereiro de 1962 a bordo da nave ' Friendship 7' . Três décadas mais tarde, com 77 anos, converteu-se no astronauta mais velho a realizar uma missão. Sua viagem permitiu que a NASA estudasse o impacto do espaço em pessoas idosas.
  • Em 1961, o presidente Kennedy lançou um grande desafio: antes de terminar a década, os Estados Unidos levariam um homem à Lua. Oito anos mais tarde, em 20 de julho de 1969, os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin assombraram ao mundo ao colocar seus pés na superfície lunar depois de descer da nave 'Eagle'. Na fotografia, a marca das botas de Aldrin.
    7Em 1961, o presidente Kennedy lançou um grande desafio: antes de terminar a década, os Estados Unidos levariam um homem à Lua. Oito anos mais tarde, em 20 de julho de 1969, os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin assombraram ao mundo ao colocar seus pés na superfície lunar depois de descer da nave 'Eagle'. Na fotografia, a marca das botas de Aldrin.
  • A sonda espacial 'Viking I' posou sobre a superfície do planeta Marte em 20 de julho de 1976 e fez imagens como esta. Esta máquina de 600 quilos tinha como objetivo primordial buscar vida microscópica extraterrestre. Mais de 30 anos depois, em 2012, a NASA enviou a 'Curiosity' ao planeta vermelho. Desde então, o robô tomou mais de 180.000 fotografias e encontrou evidências de rios e lagos antigos que haviam todas as condições químicas necessárias para albergar vida, tal e como a conhecemos.
    8A sonda espacial 'Viking I' posou sobre a superfície do planeta Marte em 20 de julho de 1976 e fez imagens como esta. Esta máquina de 600 quilos tinha como objetivo primordial buscar vida microscópica extraterrestre. Mais de 30 anos depois, em 2012, a NASA enviou a 'Curiosity' ao planeta vermelho. Desde então, o robô tomou mais de 180.000 fotografias e encontrou evidências de rios e lagos antigos que haviam todas as condições químicas necessárias para albergar vida, tal e como a conhecemos.
  • Em 28 de janeiro de 1986 o ônibus espacial 'Challenger' se desintegrou 73 segundos após seu lançamento e provocou a morte dos sete tripulantes a bordo. Na imagem, a fumaça da explosão. Quase 20 anos depois, em 2003, ocorreu uma segunda tragédia, desta vez com a perda total do 'Columbia' e sua tripulação. Estes desastres acabaram de selar a sorte de uma nave que começava a se considerar pouco segura. Em 2011, após 133 missões realizadas, os ônibus espaciais deixaram de ser usados e atualmente são peças de museu.
    9Em 28 de janeiro de 1986 o ônibus espacial 'Challenger' se desintegrou 73 segundos após seu lançamento e provocou a morte dos sete tripulantes a bordo. Na imagem, a fumaça da explosão. Quase 20 anos depois, em 2003, ocorreu uma segunda tragédia, desta vez com a perda total do 'Columbia' e sua tripulação. Estes desastres acabaram de selar a sorte de uma nave que começava a se considerar pouco segura. Em 2011, após 133 missões realizadas, os ônibus espaciais deixaram de ser usados e atualmente são peças de museu.
  • O telescópio espacial 'Hubble' foi lançado pela NASA e pela Agência Espacial Europeia em 1990. Ele orbita ao redor da Terra a 593 quilômetros sobre o nível do mar. Por estar acima da atmosfera, evita a distorção queo ar produz na luz das estrelas, obtendo fotografias de alta resolução. As câmeras apontam com precisão para as estrelas para conseguir imagens tão impactantes como esta da galaxia da constelação de Virgo, a 28 milhões de anos luz.
    10O telescópio espacial 'Hubble' foi lançado pela NASA e pela Agência Espacial Europeia em 1990. Ele orbita ao redor da Terra a 593 quilômetros sobre o nível do mar. Por estar acima da atmosfera, evita a distorção queo ar produz na luz das estrelas, obtendo fotografias de alta resolução. As câmeras apontam com precisão para as estrelas para conseguir imagens tão impactantes como esta da galaxia da constelação de Virgo, a 28 milhões de anos luz.
  • A Estação Espacial Internacional (ISS) é o maior centro de investigação no espaço com tripulação humana. Mede mais de um campo de futebol e orbita a Terra a cerca de 400 quilômetros de altitude há 16 anos. Além disso, é o maior feito de colaboração internacional entre Estados Unidos, Rússia, Europa, Canadá, Japão, Itália e Brasil.
    11A Estação Espacial Internacional (ISS) é o maior centro de investigação no espaço com tripulação humana. Mede mais de um campo de futebol e orbita a Terra a cerca de 400 quilômetros de altitude há 16 anos. Além disso, é o maior feito de colaboração internacional entre Estados Unidos, Rússia, Europa, Canadá, Japão, Itália e Brasil.
  • A empresa espacial privada SpaceX aumentou seu ritmo de lançamentos comerciais. A companhia do empresário sul-africano Elon Musk pretende incrementar os rendimentos para financiar uma viagem a Marte no ano 2022. Nesta primeira travessia está previsto que o foguete espacial só transporte carga, mas que dois anos depois, em 2024, se realize uma missão tripulada por pessoas.
    12A empresa espacial privada SpaceX aumentou seu ritmo de lançamentos comerciais. A companhia do empresário sul-africano Elon Musk pretende incrementar os rendimentos para financiar uma viagem a Marte no ano 2022. Nesta primeira travessia está previsto que o foguete espacial só transporte carga, mas que dois anos depois, em 2024, se realize uma missão tripulada por pessoas. AP

MAIS INFORMAÇÕES