Seleccione Edição
Entra no EL PAÍS
Login Não está cadastrado? Crie sua conta Assine

55 anos sem Marilyn Monroe: 10 lições de estilo da ambição loira

Em 5 de agosto é celebrado o 55º aniversário de morte de uma das atrizes mais lendárias de Hollywood. Confira em 10 imagens as marcas de estilo da estrela

  • No início da carreira, Marilyn Monroe adotou a estética ‘pin-up’ de uma forma que poucas souberam fazer. Na imagem, a atriz em 1954.
    1No início da carreira, Marilyn Monroe adotou a estética ‘pin-up’ de uma forma que poucas souberam fazer. Na imagem, a atriz em 1954.
  • O maiô volta a ser tendência. Hoje, certamente várias mulheres influentes gostariam de posar com a segurança e a naturalidade que Marilyn Monroe demonstrava em 1951.
    2O maiô volta a ser tendência. Hoje, certamente várias mulheres influentes gostariam de posar com a segurança e a naturalidade que Marilyn Monroe demonstrava em 1951.
  • A pintinha que podia ser aplicada e retirada. Marilyn Monroe brincava com uma suposta pinta no rosto a seu bel-prazer. Hoje, 55 anos após sua morte, um dos segredos de beleza da cantora Selena Gomez em seu último clipe, ‘Fetish’, são as falsas sardas no nariz. Na imagem, a estrela minutos depois de anunciar seu divórcio com Joe DiMaggio, em 1954.
    3A pintinha que podia ser aplicada e retirada. Marilyn Monroe brincava com uma suposta pinta no rosto a seu bel-prazer. Hoje, 55 anos após sua morte, um dos segredos de beleza da cantora Selena Gomez em seu último clipe, ‘Fetish’, são as falsas sardas no nariz. Na imagem, a estrela minutos depois de anunciar seu divórcio com Joe DiMaggio, em 1954.
  • “Sua roupa deve ser justa o suficiente para mostrar que você é mulher e larga o suficiente para demonstrar que é uma dama”, dizia Marilyn Monroe. Ela demonstrou elegância numa infinidade de tapetes vermelhos, usando um truque: costumava colocar os casacos e as estolas sobre os ombros. Na imagem, na estreia do filme ‘Call Me Madam’ em Los Angeles, em 1953.
    4“Sua roupa deve ser justa o suficiente para mostrar que você é mulher e larga o suficiente para demonstrar que é uma dama”, dizia Marilyn Monroe. Ela demonstrou elegância numa infinidade de tapetes vermelhos, usando um truque: costumava colocar os casacos e as estolas sobre os ombros. Na imagem, na estreia do filme ‘Call Me Madam’ em Los Angeles, em 1953.
  • Seu cabelo sempre loiro e ondulado foi imitado por inúmeras mulheres. Tanto que esse penteado é identificado com seu nome.
    5Seu cabelo sempre loiro e ondulado foi imitado por inúmeras mulheres. Tanto que esse penteado é identificado com seu nome.
  • Os lábios sempre vermelhos. Uma vez transformada na ambição loira de Hollywood, Marilyn Monroe quase nunca aparecia em público sem os lábios pintados de carmim vermelho, um dos símbolos de sua identidade. Um batom Revlon usado pela atriz chegou a ser vendido por milhares de dólares num leilão.
    6Os lábios sempre vermelhos. Uma vez transformada na ambição loira de Hollywood, Marilyn Monroe quase nunca aparecia em público sem os lábios pintados de carmim vermelho, um dos símbolos de sua identidade. Um batom Revlon usado pela atriz chegou a ser vendido por milhares de dólares num leilão.
  • Embora fosse uma lenda da Hollywood dourada, algumas vezes a atriz deixou que a fotografassem praticamente sem a maquiagem e o glamour dos grandes vestidos, prática cada vez mais comum hoje entre as famosas. Mas Marilyn Monroe sempre mostrou seus dotes como modelo, profissão que exerceu antes de se dedicar à interpretação.
    7Embora fosse uma lenda da Hollywood dourada, algumas vezes a atriz deixou que a fotografassem praticamente sem a maquiagem e o glamour dos grandes vestidos, prática cada vez mais comum hoje entre as famosas. Mas Marilyn Monroe sempre mostrou seus dotes como modelo, profissão que exerceu antes de se dedicar à interpretação.
  • Os acessórios sempre foram uma parte fundamental do estilo de Marilyn Monroe, na imagem em 1953. Grandes brincos, colares, lenços e óculos escuros cuidadosamente selecionados complementavam seu look.
    8Os acessórios sempre foram uma parte fundamental do estilo de Marilyn Monroe, na imagem em 1953. Grandes brincos, colares, lenços e óculos escuros cuidadosamente selecionados complementavam seu look.
  • Hoje os decotes e as transparências estão na ordem do dia nos tapetes vermelhos, mas Marilyn Monroe já surpreendia usando-os nos anos sessenta. Sobretudo com o icônico vestido que exibiu para cantar o “Parabéns pra Você” no aniversário do presidente Kennedy (na imagem) e que foi imitado por Rihanna em 2014.
    9Hoje os decotes e as transparências estão na ordem do dia nos tapetes vermelhos, mas Marilyn Monroe já surpreendia usando-os nos anos sessenta. Sobretudo com o icônico vestido que exibiu para cantar o “Parabéns pra Você” no aniversário do presidente Kennedy (na imagem) e que foi imitado por Rihanna em 2014.
  • O fotógrafo Lawrence Schiller realizou uma das últimas sessões de fotos de Marilyn Monroe. As imagens foram feitas durante a gravação de ‘Something’s Got to Give’, filme do qual a atriz foi despedida e logo readmitida, mas que ficou inacabado por causa de seu repentino falecimento. Ficaram de recordação as fotos mais sensuais e naturais de uma lenda do cinema.
    10O fotógrafo Lawrence Schiller realizou uma das últimas sessões de fotos de Marilyn Monroe. As imagens foram feitas durante a gravação de ‘Something’s Got to Give’, filme do qual a atriz foi despedida e logo readmitida, mas que ficou inacabado por causa de seu repentino falecimento. Ficaram de recordação as fotos mais sensuais e naturais de uma lenda do cinema.

MAIS INFORMAÇÕES