Seleccione Edição
Login

México, a cor das muxes

Na região zapoteca do Istmo de Tehuantepec vivem esses indígenas nascidos homens que desempenham com naturalidade papeis femininos

  • Alondra, de 14 anos. Desde os 13, tem clareza do fato de ser uma muxe.
    1Alondra, de 14 anos. Desde os 13, tem clareza do fato de ser uma muxe.
  • Marisol, no mercado de Juchitán, onde gerencia uma pequena botana (boteco ao ar livre).
    2Marisol, no mercado de Juchitán, onde gerencia uma pequena botana (boteco ao ar livre).
  • Estrella, com um véu de traje tradicional, ao estilo do “resplendor” do imaginário religioso.
    3Estrella, com um véu de traje tradicional, ao estilo do “resplendor” do imaginário religioso.
  • Maitê, em seu quarto. Ela é costureira e também ajuda a mãe na botana que mantém na própria casa.
    4Maitê, em seu quarto. Ela é costureira e também ajuda a mãe na botana que mantém na própria casa.
  • José, 16 anos, com a mãe e seus irmãos. Ainda não sabe se é muxe, mas já se maquia e às vezes porta acessórios femininos, como bolsas.
    5José, 16 anos, com a mãe e seus irmãos. Ainda não sabe se é muxe, mas já se maquia e às vezes porta acessórios femininos, como bolsas.
  • Alondra estuda maquiagem e trabalha no mercado vendendo huipiles (blusas indígenas).
    6Alondra estuda maquiagem e trabalha no mercado vendendo huipiles (blusas indígenas).
  • Fernanda, na porta de sua casa, onde mora com a mãe idosa. Trabalha como doméstica na residência de uma família que mantém comércio em Juchitán. Cuida da limpeza e, principalmente, da comida.
    7Fernanda, na porta de sua casa, onde mora com a mãe idosa. Trabalha como doméstica na residência de uma família que mantém comércio em Juchitán. Cuida da limpeza e, principalmente, da comida.
  • Estrella e sua mãe se dirigem à festa de aniversário de uma outra muxe. Estrella teve de abandonar a escola ainda muito pequena para ajudar a mãe no mercado. Andam sempre juntas. Ela concebe os bordados usados nos trajes tradicionais e se encarrega das bordadeiras. Também é professora de dança em uma escola primária e dá aulas particulares para as danças em festas de debutantes (rito de passagem de menina a mulher, aos 15 anos, na cultura latina).
    8Estrella e sua mãe se dirigem à festa de aniversário de uma outra muxe. Estrella teve de abandonar a escola ainda muito pequena para ajudar a mãe no mercado. Andam sempre juntas. Ela concebe os bordados usados nos trajes tradicionais e se encarrega das bordadeiras. Também é professora de dança em uma escola primária e dá aulas particulares para as danças em festas de debutantes (rito de passagem de menina a mulher, aos 15 anos, na cultura latina).
  • Naomy prepara as medalhas que usará com o traje tradicional. Ela estuda engenharia industrial, mesma carreira seguida pelo pai, na Universidade de Juchitán. Os pais a apoiam e sentem muito orgulho dela.
    9Naomy prepara as medalhas que usará com o traje tradicional. Ela estuda engenharia industrial, mesma carreira seguida pelo pai, na Universidade de Juchitán. Os pais a apoiam e sentem muito orgulho dela.