Seleccione Edição
Entra no EL PAÍS
Login Não está cadastrado? Crie sua conta Assine

Assim a madeira construiu o mundo

A madeira é um componente de futuro. Natural e reciclável; elegante e atemporal; resistente e isolante

  • Refúgio nos Alpes. Este pavilhão nos Alpes é uma rampa com circuito transformado em mirante. Construído pelos estudantes do Alice Studio, na Suíça.
    1Refúgio nos Alpes. Este pavilhão nos Alpes é uma rampa com circuito transformado em mirante. Construído pelos estudantes do Alice Studio, na Suíça.
  • Auditório Kilden. Em Kristiansand, extremo sul da Noruega, os arquitetos ALA y SMS construiram este auditório. A saliência de carvalho na cobertura surge na fachada para “separar a realidade da fantasia”.
    2Auditório Kilden. Em Kristiansand, extremo sul da Noruega, os arquitetos ALA y SMS construiram este auditório. A saliência de carvalho na cobertura surge na fachada para “separar a realidade da fantasia”.
  • Pringle de Londres. Hopkins Architects idealizou o autódromo de Londres, um dos emblemas dos Jogos Olímpicos de 2012. O edifício é popularmente conhecido como Pringle, por causa de sua cobertura arqueada, no formato da batata.
    3Pringle de Londres. Hopkins Architects idealizou o autódromo de Londres, um dos emblemas dos Jogos Olímpicos de 2012. O edifício é popularmente conhecido como Pringle, por causa de sua cobertura arqueada, no formato da batata.
  • Bambu em Bali. Trezentas pessoas trabalham em baixo desta cobretura projetada por Jörg Stamm que atualiza uma tradição milenária protegendo o bambu dos insetos, do desgaste e do fogo.
    4Bambu em Bali. Trezentas pessoas trabalham em baixo desta cobretura projetada por Jörg Stamm que atualiza uma tradição milenária protegendo o bambu dos insetos, do desgaste e do fogo.
  • Biblioteca chinesa. Quando o arquiteto Li Xiadong visitou o solar onde devia construir a biblioteca Liyuan, nos arredores de Pequim, ficou vidrado nos troncos empilhados nos jardins das casas. Seu edifício de madeira está coberto por una fachada de ramas e troncos que deixam passar o sol e criam uma atmosfera de paz.
    5Biblioteca chinesa. Quando o arquiteto Li Xiadong visitou o solar onde devia construir a biblioteca Liyuan, nos arredores de Pequim, ficou vidrado nos troncos empilhados nos jardins das casas. Seu edifício de madeira está coberto por una fachada de ramas e troncos que deixam passar o sol e criam uma atmosfera de paz.
  • Clube na Coreia da Sul. Em Gyeonggi-do, Coreia do Sul, o Pritzker Shigeru Ban atualizou a tradição construtiva com as colunas que usou para construir o Clube de Campo Nine Bridges. O arquiteto sobre dimensionou os fustes das colunas para aumentar sua resistência.
    6Clube na Coreia da Sul. Em Gyeonggi-do, Coreia do Sul, o Pritzker Shigeru Ban atualizou a tradição construtiva com as colunas que usou para construir o Clube de Campo Nine Bridges. O arquiteto sobre dimensionou os fustes das colunas para aumentar sua resistência.
  • A igreja de Knarvik, na Noruega, do arquiteto Reiulf Ramstad, foi construida em 2014 com pinho cerne. Esta parte central das ramas e dos troncos seca ao deixar de crescer e é mais resistente que outra parte da árvore.
    7A igreja de Knarvik, na Noruega, do arquiteto Reiulf Ramstad, foi construida em 2014 com pinho cerne. Esta parte central das ramas e dos troncos seca ao deixar de crescer e é mais resistente que outra parte da árvore.
  • Pavilhão em Nevada. Três semanas de trabalho e 25 pessoas para construir este pavilhão no Black Rock Desert, do Estado de Nevada. Idealizado pelo belga Arne Quinze para o festival Burning Man, utilizaram 161 quilômetros de tábuas.
    8Pavilhão em Nevada. Três semanas de trabalho e 25 pessoas para construir este pavilhão no Black Rock Desert, do Estado de Nevada. Idealizado pelo belga Arne Quinze para o festival Burning Man, utilizaram 161 quilômetros de tábuas.
  • Mercado de Gante. É contemporâneo e conserva a tradição. Sua cobertura de duas águas se somam às da cidade histórica. A fachada de madeira desenhada por Marie-José Van Hee e Robbrecht & Daem e os painéis protetores de vidro remetem à vanguarda.
    9Mercado de Gante. É contemporâneo e conserva a tradição. Sua cobertura de duas águas se somam às da cidade histórica. A fachada de madeira desenhada por Marie-José Van Hee e Robbrecht & Daem e os painéis protetores de vidro remetem à vanguarda.
  • Torre alemã. Concebida para a observação de pássaros, fica na Alemanha e tem 15 metros de altura.
    10Torre alemã. Concebida para a observação de pássaros, fica na Alemanha e tem 15 metros de altura.