Seleccione Edição
Entra no EL PAÍS
Login Não está cadastrado? Crie sua conta Assine

11 celebridades que escolheram ser como você

Suas carreiras estavam no auge, mas decidiram que seriam mais felizes no anonimato

  • Foi o ícone de uma geração por seu papel em 'Matilda' e como filha mais nova do inesquecível Robin Williams em 'Uma Babá Quase Perfeita'. Mas para Mara Wilson (Califórnia, 29 anos) a passagem de menina atriz para atriz adolescente não a convenceu: não encontrava semelhanças com as adolescentes da época, como Keira Knightley e Scarlett Johansson. Por isso desapareceu. Estava muito perto de cair em desgraça em Hollywood, mas decidiu escapar antes de chegar a esse ponto. Depois de ter sido diagnosticada, com 12 anos, com transtorno obsessivo-compulsivo, afastou-se. Estudou dramaturgia e publicou um livro autobiográfico chamado "Where Am I Now?" (Onde estou agora?).
    1Mara Wilson, estrela de ‘Matilda’ Foi o ícone de uma geração por seu papel em 'Matilda' e como filha mais nova do inesquecível Robin Williams em 'Uma Babá Quase Perfeita'. Mas para Mara Wilson (Califórnia, 29 anos) a passagem de menina atriz para atriz adolescente não a convenceu: não encontrava semelhanças com as adolescentes da época, como Keira Knightley e Scarlett Johansson. Por isso desapareceu. Estava muito perto de cair em desgraça em Hollywood, mas decidiu escapar antes de chegar a esse ponto. Depois de ter sido diagnosticada, com 12 anos, com transtorno obsessivo-compulsivo, afastou-se. Estudou dramaturgia e publicou um livro autobiográfico chamado "Where Am I Now?" (Onde estou agora?).
  • Nos anos 70, esta cantora sueca (Jönköping, 66 anos) ao lado do então marido, Björn Ulvaeus, e outra dupla que também acabou se casando, Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad, tornaram-se a banda que vendeu mais discos da década, o ABBA. No entanto, depois de sair do grupo (1982) e se divorciar do marido, ela se afastou dos holofotes. Desapareceu, basicamente, por causa de sua fobia à fama: não suportava o assédio dos fãs e a atenção da imprensa. Fez Aparições esporádicas (e breves) com seus ex-companheiros. Mas Agnetha nunca fica até o fim da festa: vai logo embora em busca de tranquilidade.
    2Agnetha Fältskog, cantora do ABBA Nos anos 70, esta cantora sueca (Jönköping, 66 anos) ao lado do então marido, Björn Ulvaeus, e outra dupla que também acabou se casando, Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad, tornaram-se a banda que vendeu mais discos da década, o ABBA. No entanto, depois de sair do grupo (1982) e se divorciar do marido, ela se afastou dos holofotes. Desapareceu, basicamente, por causa de sua fobia à fama: não suportava o assédio dos fãs e a atenção da imprensa. Fez Aparições esporádicas (e breves) com seus ex-companheiros. Mas Agnetha nunca fica até o fim da festa: vai logo embora em busca de tranquilidade.
  • Os Goonies não teriam sido a mesma coisa sem Gordi e, sobretudo, sem sua terna amizade com Sloth. No entanto, o ator por trás de Gordi, Jeff Cohen (Califórnia, 42 anos), decidiu afastar-se da indústria do cinema e vê-la de outra perspectiva. Desapareceu por não ter certeza de que queria, como adulto, seguir carreira no cinema. Em vez disso, tornou-se advogado especializado no mundo do espetáculo. Como se pode ver na fotografia, sua aparência mudou muito. Aliás, Cohen se recusou a aparecer na continuação de 'Os Goonies', ainda pendente.
    3Jeff Cohen, protagonista de ‘Os Goonies’ Os Goonies não teriam sido a mesma coisa sem Gordi e, sobretudo, sem sua terna amizade com Sloth. No entanto, o ator por trás de Gordi, Jeff Cohen (Califórnia, 42 anos), decidiu afastar-se da indústria do cinema e vê-la de outra perspectiva. Desapareceu por não ter certeza de que queria, como adulto, seguir carreira no cinema. Em vez disso, tornou-se advogado especializado no mundo do espetáculo. Como se pode ver na fotografia, sua aparência mudou muito. Aliás, Cohen se recusou a aparecer na continuação de 'Os Goonies', ainda pendente.
  • Este é Tapon, o garoto que acompanha Harrison Ford em 'Indiana Jones e o Templo da Perdição'. E que também aparece em 'Os Goonies'. Desapareceu pois decidiu continuar na indústria cinematográfica, mas trabalhando por dentro. Como Ke Quan (Ho Chi Minh, Vietnã, 45 anos) gosta de exercícios físicos, tornou-se coreógrafo de cenas de ação. Um exemplo de seu trabalho é a saga de X-Men.
    4Jonathan Ke Quan, companheiro de Harrison Ford em ‘Indiana Jones’ Este é Tapon, o garoto que acompanha Harrison Ford em 'Indiana Jones e o Templo da Perdição'. E que também aparece em 'Os Goonies'. Desapareceu pois decidiu continuar na indústria cinematográfica, mas trabalhando por dentro. Como Ke Quan (Ho Chi Minh, Vietnã, 45 anos) gosta de exercícios físicos, tornou-se coreógrafo de cenas de ação. Um exemplo de seu trabalho é a saga de X-Men.
  • Seu rosto continua sendo inconfundível. Rick Moranis (Ontario, 63 anos), o pai de 'Querida, Encolhi as Crianças', o desajeitado Louis Tully de 'Os Caça-Fantasmas' ou Barney Rubble, o amigo inseparável de Fred Flintstone. 'Os Flintstones' foi seu último grande papel, em 1994. Desapareceu quando sua mulher, Anne Moranis, morreu de câncer. Profundamente abalado, o ator abandonou paulatinamente a carreira –salvo breves exceções em pequenos papéis ou como ator de dublagem– para ficar em casa com os dois filhos.
    5Rick Moranis, protagonista de ‘Querida, Encolhi as Crianças’ Seu rosto continua sendo inconfundível. Rick Moranis (Ontario, 63 anos), o pai de 'Querida, Encolhi as Crianças', o desajeitado Louis Tully de 'Os Caça-Fantasmas' ou Barney Rubble, o amigo inseparável de Fred Flintstone. 'Os Flintstones' foi seu último grande papel, em 1994. Desapareceu quando sua mulher, Anne Moranis, morreu de câncer. Profundamente abalado, o ator abandonou paulatinamente a carreira –salvo breves exceções em pequenos papéis ou como ator de dublagem– para ficar em casa com os dois filhos.
  • Ícone feminino dos 90, filha de Peter Fonda e sobrinha de Jane Fonda, a atriz viveu uma época de sucesso com filmes como 'Escândalo', 'O Poderoso Chefão 3' e 'Mulher Solteira Procura…\'. Mas foi decaindo até que Tarantino a reergueu em Jackie Brown'. Desapareceu pouco depois disso, quando teve um acidente de carro no qual sofreu fraturas de vértebras. Isso, unido a seu casamento e nascimento de seu filho, fez com que Fonda (Califórnia, 53 anos) decidisse ficar em casa e abandonar o mundo do cinema.
    6Bridget Fonda, ícone feminino dos 90 Ícone feminino dos 90, filha de Peter Fonda e sobrinha de Jane Fonda, a atriz viveu uma época de sucesso com filmes como 'Escândalo', 'O Poderoso Chefão 3' e 'Mulher Solteira Procura…'. Mas foi decaindo até que Tarantino a reergueu em Jackie Brown'. Desapareceu pouco depois disso, quando teve um acidente de carro no qual sofreu fraturas de vértebras. Isso, unido a seu casamento e nascimento de seu filho, fez com que Fonda (Califórnia, 53 anos) decidisse ficar em casa e abandonar o mundo do cinema.
  • Tornou-se um dos personagens mais odiados da televisão, ou talvez o mais. Tanto que é preciso fazer um esforço para diferenciar Jack Gleeson (Cork, Irlanda, 24 anos) e o desprezível rei Joffrey de 'Game of Thrones'. Desapareceu ao abandonar a série na quarta temporada (não daremos mais spoilers, calma). Ele insinuou em certa ocasião que um dos motivos foi a pressão dos fãs da série, que em seu fanatismo não souberam separar ficção de realidade. O caso é que Gleeson decidiu parar a carreira quando se encontrava no mais alto índice de popularidade para se concentrar em seus estudos de Filosofia.
    7Jack Gleeson, rei Joffrey em ‘Game of Thrones’ Tornou-se um dos personagens mais odiados da televisão, ou talvez o mais. Tanto que é preciso fazer um esforço para diferenciar Jack Gleeson (Cork, Irlanda, 24 anos) e o desprezível rei Joffrey de 'Game of Thrones'. Desapareceu ao abandonar a série na quarta temporada (não daremos mais spoilers, calma). Ele insinuou em certa ocasião que um dos motivos foi a pressão dos fãs da série, que em seu fanatismo não souberam separar ficção de realidade. O caso é que Gleeson decidiu parar a carreira quando se encontrava no mais alto índice de popularidade para se concentrar em seus estudos de Filosofia.
  • De cara não se pode negar que Shue (Delaware, 50 anos) seja multifacetado. Antes de ser um dos rostos mais conhecidos da televisão pelo papel de Billy, em 'Melrose Place', ele se dedicava ao futebol em caráter profissional. Jogou nos EUA no Los Angeles Galaxy (antes da chegada de Beckham) e também na Escócia e Zimbábue. Desapareceu para se dedicar aos mais desfavorecidos. Depois de sua passagem pela televisão, decidiu montar a Cafemom, uma organização para ajudar mulheres sem recursos.
    8Andrew Shue, protagonista de ‘Melrose Place’ De cara não se pode negar que Shue (Delaware, 50 anos) seja multifacetado. Antes de ser um dos rostos mais conhecidos da televisão pelo papel de Billy, em 'Melrose Place', ele se dedicava ao futebol em caráter profissional. Jogou nos EUA no Los Angeles Galaxy (antes da chegada de Beckham) e também na Escócia e Zimbábue. Desapareceu para se dedicar aos mais desfavorecidos. Depois de sua passagem pela televisão, decidiu montar a Cafemom, uma organização para ajudar mulheres sem recursos.
  • Mata Hari, Anna Karenina e Ninotchka. Todas elas foram Greta Garbo (Södermalm, Suécia; morreu com 84 anos em 1990) e todas elas decidiram que estavam fartas de mostrar seu rosto nas telas quando tinha 36 anos e uma promissora carreira no cinema. Desapareceu por seu caráter enigmático e um tanto intratável –renunciou a ir buscar seu Oscar honorário para evitar “a tortura da publicidade”–, assim como os rumores constantes sobre sua homossexualidade, contribuíram para criar um mito em torno da atriz. Permaneceu reclusa e sem contato com a mídia até sua morte em 1990.
    9Greta Garbo, mito de Hollywood Mata Hari, Anna Karenina e Ninotchka. Todas elas foram Greta Garbo (Södermalm, Suécia; morreu com 84 anos em 1990) e todas elas decidiram que estavam fartas de mostrar seu rosto nas telas quando tinha 36 anos e uma promissora carreira no cinema. Desapareceu por seu caráter enigmático e um tanto intratável –renunciou a ir buscar seu Oscar honorário para evitar “a tortura da publicidade”–, assim como os rumores constantes sobre sua homossexualidade, contribuíram para criar um mito em torno da atriz. Permaneceu reclusa e sem contato com a mídia até sua morte em 1990.
  • Embora os rumores populares afirmassem que Saviano (Nova York, 40 anos) era na realidade o cantor Marilyn Manson, o intérprete que deu vida a Paul Pfeiffer na mítica série 'Anos Incríveis' negou isso em várias ocasiões. Sua ausência durante anos do mundo do espetáculo –abandonou a interpretação no mesmo ano em que a série terminou– deu lugar a múltiplos rumores. Mas o certo é que Saviano estudou Direito e agora ganha a vida como advogado especializado em Propriedade Intelectual.
    10Josh Saviano, ator de ‘Anos Incríveis’ Embora os rumores populares afirmassem que Saviano (Nova York, 40 anos) era na realidade o cantor Marilyn Manson, o intérprete que deu vida a Paul Pfeiffer na mítica série 'Anos Incríveis' negou isso em várias ocasiões. Sua ausência durante anos do mundo do espetáculo –abandonou a interpretação no mesmo ano em que a série terminou– deu lugar a múltiplos rumores. Mas o certo é que Saviano estudou Direito e agora ganha a vida como advogado especializado em Propriedade Intelectual.
  • Cinco dias. É o que se passou entre o piloto Nico Rosberg (Wiesbaden, Alemanha, 31 anos) conquistar seu primeiro mundial e anunciar, para surpresa mundial, que se retirava da corrida. Ganhar o título era seu sonho desde que chegou à Fórmula 1, em 2006 e, uma vez conseguido e com 31 anos, o alemão decidiu que sua carreira esportiva não era compatível com a vida familiar. Havia chegado o momento de se voltar para sua mulher e filha.
    11Nico Rosberg, campeão de Fórmula 1 Cinco dias. É o que se passou entre o piloto Nico Rosberg (Wiesbaden, Alemanha, 31 anos) conquistar seu primeiro mundial e anunciar, para surpresa mundial, que se retirava da corrida. Ganhar o título era seu sonho desde que chegou à Fórmula 1, em 2006 e, uma vez conseguido e com 31 anos, o alemão decidiu que sua carreira esportiva não era compatível com a vida familiar. Havia chegado o momento de se voltar para sua mulher e filha.