CES LAS VEGAS

Os dez ‘gadgets’ mais incríveis da CES, feira de tecnologia em Las Vegas

Conheça os equipamentos que mais chamaram a atenção, para o bem e para o mal

Demonstração do violino elétrico 3Dvarius
Demonstração do violino elétrico 3DvariusFREDERIC J. BROWN / AFP

Todo mês de janeiro, há 49 anos, são apresentados em Las Vegas, na feira CES, os produtos mais inovadores e estapafúrdios do ano. A tendência de conectar tudo ao smartphone continua forte e se amplia para todos os cantos da casa, com resultados, às vezes, surpreendentes.

A bicicleta elétrica que carrega a bateria de outros ‘gadgets’

A URB-E é uma espécie de bicicleta sem pedais, totalmente elétrica. Segundo os seus inventores, trata-se do veículo elétrico mais leve e compacto que existe. Ele dispõe de uma bateria que permite carregar os smartphones ou tablets com entradas USB e foi construído com fibra de carbono e alumínio. Este novo modelo está disponível a partir de 899 dólares.

O novo Chromebook Plus da Samsung

Seu preço acessível os transformou em uma ótima alternativa aos tablets e aos PC portáteis de nível inferior. Para os usuários dos serviços de nuvem do Google, é uma das melhores opções, caso não se necessite de uma potência muito grande.

Mais informações

O novo Chromebook Plus tem uma tela de alta definição, um processador Intel e um corpo compacto de alumínio por 500 dólares. A tela gira 360 graus e ele pode ser usado também como tablete. A Samsung inclui o seu conhecido ‘stylus’ para completar o pacote e torna-lo uma alternativa ao Surface da Microsoft para usuários que não precisam de muita potência.

O projetor Sony de 25.000 dólares

Ele não teve tanta repercussão como o primeiro televisor OLED da empresa japonesa, mas esta caixa metálica, que pesa 35 quilos, é capaz de projetar uma imagem de 100 polegadas a apenas 15 centímetros da tela. O projetor é capaz de reproduzir conteúdo 4K e HDR. Uma das melhores opções disponíveis no mercado para os poucos cinéfilos que podem se dar esse luxo.

Um dispenser de alimentos inteligente para gatos

Conectar qualquer coisa e torná-la inteligente é a principal tendência em Las Vegas, todos os anos. O Catspad é um dispenser de alimento para gatos que fornece água limpa e ração diariamente para gatos e cachorros. O controle é feito a partir do smartphone, permitindo que o usuário esqueça essa tarefa cotidiana ou fique despreocupado durante as férias. O aparelho é financiado por meio do Kickstarter e poderá ser comprado por 199 dólares.

Cuecas que ‘protegem’ da radiação

A Spartan é uma marca de roupa íntima “inteligente” que pretende proteger os genitais de seus consumidores da radiação emitida pelos smartphones, embora nenhum estudo científico tenha comprovado que a exposição contínua às radiações eletromagnéticas dos celulares provoque danos diretos à saúde. O fabricante informa que mesclou fios de prata com o algodão das cuecas, a fim de criar um “escudo eletromagnético”. Na aparência, são iguais a qualquer cueca normal.

O Casio de sempre transformado em ‘smartwatch’

A empresa japonesa, pioneira no desenvolvimento de calculadoras e relógios digitais, conseguiu conceber um relógio inteligente que preserva a essência, a estética e as características de seus relógios. O Casio WSD-F20 é à prova de choque e pode mergulhar na água até 50 metros. Conta com GPS e pode baixar mapas para uso off line. É gerenciado pelo novo sistema operacional Android Wear 2.0, será lançado em 21 de abril e deverá custar 500 dólares.

Laptop com três telas

Semelhante a um terminal Bloomberg, mas voltado para jogadores de games, o novo laptop da Razer traz duas telas adicionais que ficam guardadas, deslizando-as, atrás da tela principal. Cada tela tem resolução 4K. É o portátil que mais se parece com os computadores de mesa que os entusiastas dos games costumam utilizar. Por enquanto, trata-se de um protótipo e pesa 5 quilos.

Câmera que detecta os alimentos dentro da geladeira

Embora já existam refrigeradores conectados à internet e com um tablet incrustado em sua porta, a empresa britânica Smarter acredita que pode tornar qualquer um deles inteligente. A FridgeCam é uma câmera que usa um software de detecção de alimentos. Com o apoio de um aplicativo para celulares, a câmera é capaz de propor aos usuários receitas para não se desperdiçar nada e listar tudo o que existe dentro da geladeira quando o consumidor se dispõe a fazer a compra no supermercado. Basta escanear o código de barras do produto ou introduzir o tipo de alimento para que ela comece a funcionar. O equipamento cuida do resto.

Projetor de imersão total para games

O Projeto Ariana é o kit de iluminação que a Razer idealizou para que o game vá além dos limites de imersão proporcionado pelos monitores. Trata-se de um pequeno projetor que replica a cena que aparece na tela, ambientando com ela todo o quarto do usuário. É um sistema mais imersivo do que o ‘Ambilight’, funciona em tempo real e estará integrado aos jogos mais populares. Ainda não são conhecidos o preço e a data de lançamento.

Alexa

Alexa, a assistente virtual da Amazon, foi a rainha desta CES 2017, realizada em Las Vegas. Não está mais apenas no Echo, o megafone da empresa, mas também em uma multidão de equipamentos móveis e eletrodomésticos. A guerra de plataformas e sistemas operacionais se tornou uma guerra de assistentes entre Google e Amazon. No momento, a empresa comandada por Jeff Bezos mantém a dianteira em relação ao pessoal de Redmond. A Huawei irá incluir o Alexa nos seus próximos celulares, ampliando ainda mais a distância entre Amazon e Google.

Mais informações