Seleccione Edição
Login

Acampamentos contra a Vale

A vida dos agricultores que vivem em terras compradas pela mineradora

  • Nos acampamentos, as casas são feitas de palha retirada da mata.
    1Nos acampamentos, as casas são feitas de palha retirada da mata.
  • Agricultores começaram a cultivar suas roças, enquanto esperam que imbróglio com a Vale seja decidido. Querem, com isso, mostrar que a área é produtiva.
    2Agricultores começaram a cultivar suas roças, enquanto esperam que imbróglio com a Vale seja decidido. Querem, com isso, mostrar que a área é produtiva.
  • Sem-terra cultiva sua roça na área do acampamento Planalto Serra Dourada, outra das ocupações feitas em terras adquiridas pela Vale.
    3Sem-terra cultiva sua roça na área do acampamento Planalto Serra Dourada, outra das ocupações feitas em terras adquiridas pela Vale.
  • Sem-terra fizeram protesto em Canaã dos Carajás na semana passada  para tentar sensibilizar a Justiça.
    4Sem-terra fizeram protesto em Canaã dos Carajás na semana passada para tentar sensibilizar a Justiça.
  • Agricultores arrumam casa em área de acampamento.
    5Agricultores arrumam casa em área de acampamento.
  • Agricultor em uma das áreas da Vale ocupadas pelos sem-teto
    6Agricultor em uma das áreas da Vale ocupadas pelos sem-teto
  • Agricultor em área de acampamento dos sem-terra.
    7Agricultor em área de acampamento dos sem-terra.
  • Nos lares improvisados, a água é retirada de poços.
    8Nos lares improvisados, a água é retirada de poços.
  • Para tomar banho, são usadas áreas distantes da casa.
    9Para tomar banho, são usadas áreas distantes da casa.
  • Agricultor do acampamento Rio Sossego tira selfie em novo ramal ferroviário feito pela Vale para escoar a produção do S11D, o maior projeto de extração de minério de ferro do mundo, que entrará em operação nos próximos meses.
    10Agricultor do acampamento Rio Sossego tira selfie em novo ramal ferroviário feito pela Vale para escoar a produção do S11D, o maior projeto de extração de minério de ferro do mundo, que entrará em operação nos próximos meses.
  • Para escoar a produção da S11D, que será a maior usina de ferro do mundo e deve começar a operar nos próximos meses, a Vale teve que construir um ramal ferroviário novo. Parte desse trilho dividiu a terra do fazendeiro Jorge Martins do Santos. Agora, ele precisa passar o boi por uma passagem subterrânea que corre por baixo do trilho e reclama que a mineradora não construiu as cercas que separam seus animais da linha do trem, conforme prometido. "É só de novela essa cerca, não segura um boi", diz. A Vale diz que cumpriu os acordos judiciais.
    11Para escoar a produção da S11D, que será a maior usina de ferro do mundo e deve começar a operar nos próximos meses, a Vale teve que construir um ramal ferroviário novo. Parte desse trilho dividiu a terra do fazendeiro Jorge Martins do Santos. Agora, ele precisa passar o boi por uma passagem subterrânea que corre por baixo do trilho e reclama que a mineradora não construiu as cercas que separam seus animais da linha do trem, conforme prometido. "É só de novela essa cerca, não segura um boi", diz. A Vale diz que cumpriu os acordos judiciais.
  • Passagem construída embaixo do trilho do trem na terra do fazendeiro para o boi.
    12Passagem construída embaixo do trilho do trem na terra do fazendeiro para o boi.
  • Vista geral de um dos acampamentos ocupados pelos sem-terra em Canaã dos Carajás.
    13Vista geral de um dos acampamentos ocupados pelos sem-terra em Canaã dos Carajás.
  • Moradores atravessam o trilho da Estrada de Ferro Carajás, que escoa a produção da Vale na região até um porto em São Luís, no Maranhão.
    14Moradores atravessam o trilho da Estrada de Ferro Carajás, que escoa a produção da Vale na região até um porto em São Luís, no Maranhão.