_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Francisco continua a mudança

O Papa abre as portas para a transformação da Igreja com ‘Amoris Laetitia’

Francisco durante audiência pública na Praça São Pedro, no Vaticano.
Francisco durante audiência pública na Praça São Pedro, no Vaticano.ALESSANDRO DI MEO (EFE)

Com a publicação nesta sexta-feira do seu mais recente documento sobre a família –a exortação apostólica Amoris Laetitia--, o papa Francisco voltou a demonstrar a habilidade que, em linhas gerais, tem caracterizado o seu pontificado. O texto, que nutria fortes expectativas dentro e fora da Igrejas católica por tratar de questões não-resolvidas pela Igreja em relação à sociedade –a organização da estrutura familiar--, opta pela busca do consenso entre as diferentes correntes, em vez de assumir riscos que poderiam levar a confrontos diretos.

Mais informações
As palavras de Francisco
Quando o Papa fica bravo foto da notícia

Sem ser extremamente concreto –por exemplo, no caso da comunhão dos divorciados, ele pede flexibilidade aos sacerdotes para que “os integrem às comunidades” e para que “expressem sua participação em diferentes ofícios da igreja”--, o sentido o documento é suficientemente amplo para permitir uma mudança prática real na postura da instituição sem alterar a doutrina geral. E embora há quem considere que se trata de uma alteração apenas cosmética, as 261 páginas em espanhol da La Alegria del Amor [A Alegria do amor] podem inaugurar uma importante mudança de rumo na Igreja em relação a questões polêmicas sem com isso desencadear uma ruptura.

Tanto neste documento quanto em muitas outras de suas ações, Francisco optou por uma estratégia interessante de exercício do poder. A busca do consenso gera críticas e pode parecer inútil em curto prazo; mas, no final, é a mais eficiente.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_