_
_
_
_
_

Benzema: “Ele não está levando a sério, acha que é brincadeira”

Emissora revela conversa com amigo que supostamente tentou chantagear Valbuena

Benzema, durante um treinamento. Vídeo: Reuters LiveFoto: reuters_live | Vídeo: Reuters

O caso Benzema continua e pode tomar um rumo definitivo se for confirmada a informação revelada ontem à noite pela rádio Europe 1. A emissora divulgou uma gravação telefônica entre o jogador do Real Madrid e seu amigo da infância que supostamente chantageou o atleta francês Mathieu Valbuena com um vídeo de conteúdo sexual. O diálogo, registrado em 6 de outubro, aconteceu durante a concentração da seleção francesa em Clairefontaine, o centro de treinamento nacional dos bleus. O áudio dura 20 minutos, nos quais o atacante admite ter alertado seu colega de seleção e se oferecido para intermediar uma solução para o assunto.

Mais informações
Fora da seleção: Benzema é impedido de se aproximar de Valbuena
Benzema, detido sob suspeita de chantagem sexual a Valbuena
A extensa ‘ficha policial’ de Benzema
Benzema está entre os 23 candidatos à Bola de Ouro 2015

“Acho que [Valbuena] não está levando a sério, acha que é brincadeira”, diz Benzema a seu amigo. “Eu falei para ele: ‘Vou arrumar isso para você. Ele vai vir e você conversa com ele, mas dou minha palavra de que não há outra cópia... Eu falei para ele: ‘Se você quiser que destrua o vídeo, ele virá encontrar você em Lyon, você vai vê-lo diretamente’", acrescenta o jogador do Real. “Ele me perguntou: ‘Dá para ver as minhas tatuagens?’ E eu respondi: ‘Dá para ver tudo. Eu assisti há uma semana, antes de vir [para a concentração]’”, relata na gravação o camisa 9 do Real Madrid, de 27 anos.

Segundo a transcrição, cujo conteúdo também é citado pelo jornal esportivo L’Équipe, o jogador do Real disse o seguinte a seu amigo após conversar com Valbuena: “Ele está em pânico. Começou a engolir em seco duas ou três vezes. Eu disse a ele: ‘Você faça o que quiser; se não quiser, toque a sua vida, mas eu avisei’”. E conclui: “Eu disse a ele que o meu papel terminava ali, que ele resolvesse as suas coisas e que a partir de agora tratasse com o meu amigo, que é quem conhece as pessoas que têm o vídeo”.

Benzema foi detido na quarta-feira passada pela polícia francesa e passou a noite numa delegacia de Versalhes. Promotores ordenaram sua detenção devido à suspeitas de que ele teria participado da chantagem contra Valbuena, que atualmente joga no Olympique de Lyon. O atacante já foi formalmente acusado de ser cúmplice numa tentativa de extorsão.

Francês denuncia violação do sigilo do processo

Karim Benzema abrirá um processo pela quebra do sigilo na fase de instrução judicial, depois que a emissora francesa Europe 1 divulgou trechos de uma conversa telefônica do atleta com um amigo a respeito da suposta chantagem a Valbuena.

Nesse diálogo, de 20 minutos de duração, o madridista relatava um encontro com Valbuena para tentar convencê-lo a dar dinheiro aos chantagistas que diziam ter um vídeo de conteúdo sexual. Benzema deixava claro que havia se limitado a alertar o colega de seleção sobre a ameaça.

“Vou ser muito claro, estou escandalizado com esse procedimento: divulgar não uma conversa em seu conjunto, e sim trechos. Quando descobri o caso, descubro que há certas passagens que poderiam ser mal interpretadas”, afirmou o advogado do atacante, Sylvain Cormier, à própria rádio Europe 1.

O advogado afirmou também que a conversa termina “de maneira muito clara”, e acrescenta que seu cliente teria dado a Valbuena “o melhor conselho” que podia dar, “o de não pagar” aos chantagistas.

Cormier acredita que os trechos divulgados buscam “influenciar o depoimento de Mathieu Valbuena”. “O que é certo é que esse procedimento foi proposital. Damos o jogo por encerrado e anunciamos que abriremos uma ação por violação do sigilo de instrução. [Os diálogos] não podem ser divulgados, e porque além do mais é punido pela lei, passagens selecionadas e voluntariamente as mais desagradáveis", afirmou.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_