Tempestade soterra centenas de veículos no deserto da Califórnia

Chuvas provocaram deslizamentos sem precedentes na estrada do deserto de Mojave

Veículos presos pelo barro na autoestrada, nesta sexta.CALTRANS (EFE)

A primeira chuva de outono na área de Los Angeles, Califórnia, provocou um deslizamento de terra em uma das estradas que cruzam o Deserto de Mojave e deixou pelo menos 200 veículos atolados no barro na tarde da quinta-feira. As dramáticas imagens compartilhadas pelos motoristas nas últimas horas mostram um rio de lama cobrindo a estrada 58 em questão de minutos. Não é raro que uma chuva no deserto do sul da Califórnia origine piscinas de barro e provoque o fechamento de estradas, mas, nesse caso, as autoridades garantem nunca terem visto nada igual.

O porta-voz do xerife do condado de Kern, Ray Pruitt, disse ao jornal Los Angeles Times que o barro caiu sobre a estrada entre as 16h e 17h (entre as 12h e 13h de Brasília) de quinta-feira e engoliu os veículos.

O vídeo abaixo, publicado no YouTube, mostra a situação vivida pelos motoristas que estavam na estrada:

Mais de 200 pessoas foram levadas a refúgios nas áreas de Mojave e e Tehachapi. As imagens das emissoras locais de televisão mostraram, na sexta-feira, os veículos, entre eles 75 caminhões, completamente enterrados. A área afetada corresponde a um trecho de dois quilômetros da estrada 58.

Imagem da rede Abc7 da área do deslizamento em Mojave.AP

As fortes chuvas que atingiram o sul da Califórnia nos últimos dois dias afetaram levemente a cidade de Los Anjeles, mas tiveram um forte impacto no trânsito, já que foi necessário interditar durante quase um dia a estrada interestatal 5, uma via norte-sul que liga Tijuana a Seattle.

Mais informações
Jonathan Franzen: uma cruzada contra o Vale do Silício
Um medidor inteligente para poupar água durante a crise hídrica
Legislativo da Califórnia aprova lei de suicídio assistido

Arquivado Em