Novo iPhone 6S entra na terceira dimensão

A tela 3DTouch permite criar um novo menu de controle de acordo com a pressão exercida No dia 25 de setembro o novo iPhone 6s estará à venda em vários países

Tim Cook, CEO de Apple, apresenta o iPhone 6s e o iPhone 6sPlus .
Tim Cook, CEO de Apple, apresenta o iPhone 6s e o iPhone 6sPlus .BECK DIEFENBACH (REUTERS)

Tim Cook, CEO da Apple, guardou um petardo final durante a apresentação das novidades tecnológicas que a empresa da maçã está fazendo no coração de San Francisco: um novo iPhone. Os nomes eram previsíveis, iPhone6S e iPhone6S Plus, o de tamanho maior. O vice-presidente Paul Schiller destacou a nova cor, rosa metálico, que se junta às três anteriores: dourado, cinza metálico e cinza escuro. Mas a mudança real está na tela, a 3DTouch, que permite criar um novo menu de controle de acordo com a pressão exercida.

Mais informações

Finalmente a Apple reconheceu um de seus grandes pontos fracos: as telas que quebram facilmente. A nova fornada terá um vidro mais resistente.

Craig Federighi, um diretor que usa franja, objeto de brincadeiras, e de carisma reconhecido, repetiu os novos gestos. Bastará pressionar o ícone do Instagram para abri-lo, ou com o menu contextual, para ver uma miniatura com as novidades, sem ter de usar todo o aplicativo.

O novo iPhone usa o mesmo processador que o iPad Pro, o A9x. Ele é 70% mais potente do que usado no iPhone atual. “Hey, Siri” será o novo comando para conversar com o mordomo virtual. Outra melhoria é o sensor de impressões digitais. Já não será tão lento. A câmera, um dos pontos fortes da Apple, dá um passo além. Pula de oito a 12 megapixels e pode gravar em 4K. Se o Sony Xperia Z5 apresentado na semana passada na IFA permite o consumo de vídeo em 4K, o modelo da Apple é capaz de gravar vídeos com essa resolução.

A câmera frontal, responsável por milhões e milhões de selfies, passa para cinco megapixels

A câmera frontal, responsável por milhões e milhões de selfies, passa para cinco megapixels. A luz da tela servirá de flash para esse tipo de fotos.

A Apple criou um aplicativo para celulares Android, pensado diretamente para atacar o sistema operacional do Google. Serve para ajudar a fazer a transição de um modelo para o outro. A Apple mantém os modelos 6, assim como o 5S, como telefones de entrada. Os preços permanecem os mesmos. A geração anterior baixa 100 dólares (cerca de 380 reais), mas não foram divulgados seus preços no mercado livre.

No dia 25 de setembro começarão a ser vendidos nos EUA, França, Alemanha, Canadá, Japão e em uma seleção de países na qual não figura a Espanha e nem qualquer país de língua espanhola. Tampouco o Brasil, mas a empresa promete que os novos produtos chegarão antes do fim do ano. A Apple não está disposta a perder a época de Natal.

O IOS 9, o sistema operacional, estreia no dia 16 de setembro.

“É o iPhone mais avançado do mundo”, concluiu Cook. O presidente da empresa fechou a apresentação com um aplauso aos trabalhadores da Apple, de pé. “Com o esforço deles, fazem melhor a vida dos demais”. A surpresa foi a apresentação do One Republic no palco.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
Logo elpais

Você não pode ler mais textos gratuitos este mês.

Assine para continuar lendo

Aproveite o acesso ilimitado com a sua assinatura

ASSINAR

Já sou assinante

Se quiser acompanhar todas as notícias sem limite, assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$
Assine agora
Siga-nos em: