‘Nudes’: A última moda do Instagram
Modelos, cantoras e celebridades tiram a roupa como reivindicação feminista
Provavelmente a mais famosa por suas fotos — quase que totalmente — sem roupa no Instagram seja Miley Cyrus, mas certamente não é a única. Um movimento de libertação do corpo conquistou artistas, cantoras e modelos. Com a hashtag #freethenipple (liberte o mamilo) ou #nudefemale (nu feminino), as estrelas estão tirando fotos nuas, mas sem chegar a mostrar tudo.
A cantora deixou clara sua posição sobre essa questão no programa do apresentador norte-americano Jimmy Kimmel, onde participou para promover o MTV Awards. Quando perguntada pelo jornalista sobre o que seus pais pensavam sobre suas fotos sem roupa, ela respondeu: "Meu pai prefere que eu mostre o peito e seja uma boa pessoa, do que colocar uma camiseta e ser má". A polêmica está na mesa.
Esse movimento, na verdade, de novo tem apenas o “2.0”. Em 2000, a precursora do "libertar o mamilo" foi Kate Moss, que mostrava os seios com naturalidade sob camisetas finas na rua e com transparências nas capas de revistas. Joan Smalls, Elsa Hosk, Devon Windsor, Emily Ratajkowski, Samantha Gradoville, Hanne Gaby Odiele e Lexi Boling são algumas modelos que não hesitaram em aderir à tendência no Instagram.
Parece que a moda de praia para as tops mudou, e já não gostam de aparecer com seus novíssimos maiôs, biquínis ou triquinis. Agora, a moda é mostrar o corpo como ele é, sem sutiãs que realcem os seios ou maiôs que reduzam a barriga. Resta saber, no entanto, se a onda serve para promover os corpos esculturais dos anjos da Victoria’s Secret ou tem a ver, como dizem, com uma profunda defesa do feminismo, da libertação e da quebra de padrões.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.