_
_
_
_
_

‘Nudes’: A última moda do Instagram

Modelos, cantoras e celebridades tiram a roupa como reivindicação feminista

O modelo Lexi Boling, à esquerda, em uma festa de aniversário.
O modelo Lexi Boling, à esquerda, em uma festa de aniversário.Instagram

Provavelmente a mais famosa por suas fotos — quase que totalmente — sem roupa no Instagram seja Miley Cyrus, mas certamente não é a única. Um movimento de libertação do corpo conquistou artistas, cantoras e modelos. Com a hashtag #freethenipple (liberte o mamilo) ou #nudefemale (nu feminino), as estrelas estão tirando fotos nuas, mas sem chegar a mostrar tudo.

A cantora deixou clara sua posição sobre essa questão no programa do apresentador norte-americano Jimmy Kimmel, onde participou para promover o MTV Awards. Quando perguntada pelo jornalista sobre o que seus pais pensavam sobre suas fotos sem roupa, ela respondeu: "Meu pai prefere que eu mostre o peito e seja uma boa pessoa, do que colocar uma camiseta e ser má". A polêmica está na mesa.

Esse movimento, na verdade, de novo tem apenas o “2.0”. Em 2000, a precursora do "libertar o mamilo" foi Kate Moss, que mostrava os seios com naturalidade sob camisetas finas na rua e com transparências nas capas de revistas. Joan Smalls, Elsa Hosk, Devon Windsor, Emily Ratajkowski, Samantha Gradoville, Hanne Gaby Odiele e Lexi Boling são algumas modelos que não hesitaram em aderir à tendência no Instagram.

Parece que a moda de praia para as tops mudou, e já não gostam de aparecer com seus novíssimos maiôs, biquínis ou triquinis. Agora, a moda é mostrar o corpo como ele é, sem sutiãs que realcem os seios ou maiôs que reduzam a barriga. Resta saber, no entanto, se a onda serve para promover os corpos esculturais dos anjos da Victoria’s Secret ou tem a ver, como dizem, com uma profunda defesa do feminismo, da libertação e da quebra de padrões.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_