O melhor mergulho do mundo

Da Grande Barreira de Corais australiana às águas da Baixa Califórnia, dez paraísos

O melhor mergulho do mundo Ampliar foto

Imersões noturnas para contemplar grandes predadores, como tubarões e grandes barracudas, quando caçam ao anoitecer; 2.000 quilômetros de belos corais na Austrália; mergulhar entre cardumes de tubarões-martelo e brincar com lobos marinhos nas cálidas águas do Pacífico mexicano. Para quem gosta de entrar na água e contemplar o grande espetáculo submarino de nosso planeta, dez dos melhores lugares para mergulhar, livre ou com cilindros de oxigênio.

01 Mar Vermelho

EGITO

Safári marinho com golfinhos na região de Marsa Alam, no Mar Vermelho (Egito). ampliar foto
Safári marinho com golfinhos na região de Marsa Alam, no Mar Vermelho (Egito).

Um dos destinos exóticos mais econômicos para os mergulhadores europeus. Centenas de quilômetros de recifes de coral, águas com boa visibilidade, temperaturas moderadas até mesmo no inverno, interessantes naufrágios a somente quatro horas de avião da Espanha. Imersões para todo tipo de mergulhadores com possibilidade de ver belos corais, peixes de recife, tubarões-martelo, cinzas e galhas-brancas, arraias jamanta e grandes animais pelágicos.

02 Maia Tila

MALDIVAS

Um cardume de pargos de listras azuis nas ilhas Maldivas. ampliar foto
Um cardume de pargos de listras azuis nas ilhas Maldivas.

São famosos seus mergulhos em canais oceânicos, as aberturas por onde as lagoas interiores dos atóis se comunicam com o Oceano Índico: áreas de grandes correntes para onde vão os predadores (tubarões cinza, galhas-branca, grandes atuns e carangídeos) em busca de presas. Possibilidade de encontros com grandes arraias. A imersão noturna de Maia Tila, um local onde os tubarões e grandes barracudas se concentram ao anoitecer para caçar, é uma experiência única.

03 Galápagos

EQUADOR

Um grupo de mergulhadores se dirige à ilha de Wolf, nas Galápagos (Equador). ampliar foto
Um grupo de mergulhadores se dirige à ilha de Wolf, nas Galápagos (Equador).

O top 10 para ver grandes animais. Existem mergulhos simples em muitas das 13 ilhas principais, com encontros garantidos com pinguins, leões marinhos, tubarões-martelo, tartarugas, grandes cardumes de arraias... Mas as imersões mais excitantes estão nas longínquas ilhas de Wolf e Darwin (somente para mergulhadores experientes). Em agosto e setembro é possível ver enormes tubarões-baleia e cardumes com centenas de tubarões-martelo, além de outras dezenas de tubarões-seda, de Galápagos, golfinhos, tartarugas... É como mergulhar no Jurassic Park.

04 Baixa Califórnia

MÉXICO

Mergulho com snorkel entre leões marinhos na Baixa Califórnia (México). ampliar foto
Mergulho com snorkel entre leões marinhos na Baixa Califórnia (México).

As águas da Baixa Califórnia, mais especificamente as da baía de La Paz e das ilhas próximas, são consideradas umas das mais ricas em biodiversidade do planeta por conta da confluência de correntes de água fria que vêm do Alasca com outras mais quentes que vêm do Equador. De julho a setembro podemos encontrar tubarões-baleia, baleias piloto, baleias de aleta, cachalotes, grandes arraias e, durante todo o ano, colônias de lobos marinhos muito sociáveis com os mergulhadores.

05 Sipadan

MALÁSIA

Panorâmica da ilha de Mabul, na Malásia. ampliar foto
Panorâmica da ilha de Mabul, na Malásia.

Um destino favorito para os amantes das formas de vida minúsculas. A ilha de Sipadan, ao leste de Bornéu, oferece uma boa quantidade de peixes de recife e pelágicos e grande número de tartarugas (é celebre a imersão na cova das Tartarugas, onde essas vão para morrer). Nas ilhas vizinhas de Mabul e Kapalai é grande o número das formas de vida menores e os invertebrados. Nas três os mergulhos costumam ser feitos a partir da costa.

06 Sorong

PAPUA

Embarcação com mergulhadores em Taveuni Island, nas ilhas Fiji. ampliar foto
Embarcação com mergulhadores em Taveuni Island, nas ilhas Fiji.

O melhor lugar para mergulhar em Papua é Raja Ampat, um arquipélago de mais de 1.000 ilhas, ilhotas e abrolhos em frente a Sorong, no lado oeste da ilha de Nova Guiné. É um lugar remoto onde o turismo de massa ainda não chegou e que possui uma das maiores biodiversidades do Pacífico. É possível ver mais de 200 tipos de peixes em uma só imersão. Mais exótico, porém de logística complicada é a baía de Cenderawasih, um dos melhores lugares do mundo para ver tubarões-baleia. O problema é que não existem centros de mergulho e nenhum tipo de infraestrutura nessa região.

07 Ilhas Fiji

PACÍFICO SUL

Vista aérea da Grande Barreira de Corais, em Queensland (Austrália). ampliar foto
Vista aérea da Grande Barreira de Corais, em Queensland (Austrália).

Perfeito para os amantes do mergulho com tubarões. Em Pacific Harbour é fácil ver tubarões tigre, touro, limão, galhas-preta, galhas-branca de recife, cinzas e tubarões-enfermeiros. Também são muitos os pináculos coralinos com alguns dos corais moles mais belos e fotogênicos do mundo. Possibilidade de mergulhos desde a costa e cruzeiros de uma semana.

08 Grande Barreira de Coral

AUSTRÁLIA

Um peixe leão no arquipélago de Raja Ampat, em Papua. ampliar foto
Um peixe leão no arquipélago de Raja Ampat, em Papua.

A Grande Barreira de Coral australiana é um dos destinos obrigatórios para qualquer mergulhador. Ao longo de 2.000 quilômetros de costa é possível ver todo o tipo de corais e animais de recife e pelágicos, desde tubarões brancos a baleias-de-minke, que se dirigem a Grande Barreira entre maio e o final de agosto e com as quais se pode interagir. Os melhores locais de mergulho se encontram na região norte, perto de Cairns.

09 Ilha de Coco

COSTA RICA

Imersão com tubarões oceânicos na ilha Cocos, na Costa Rica. ampliar foto
Imersão com tubarões oceânicos na ilha Cocos, na Costa Rica.

Localizada no Pacífico, a 483 quilômetros da Costa Rica, foi declarada patrimônio mundial por sua biodiversidade e a riqueza e o bom estado de conservação de suas águas. Mergulhos inesquecíveis para mergulhadores experientes com tubarões-martelo, sedas, galhas-branca e prateados e de Galápagos, além de orcas, golfinhos, jamantas, arraias, baleias-corcunda e tartarugas.

10 Cabo de Palos

MURCIA

Vista do Cabo de Palos, em La Manga (Murcia). ampliar foto
Vista do Cabo de Palos, em La Manga (Murcia).

Essa Reserva Marinha da costa de Murcia é um dos santuários de mergulho da costa mediterrânea. Suas famosas águas formam um rosário de cabeças de rocha que sobem 50 metros até quase roçar a superfície. A imersão mais solicitada é a de En Medio, um festival de vida minúscula e maiúscula, onde é raro faltar grandes meros, congros, cardumes de barracudas, corvinas, enormes sargos reais, etc. o Cabo de Palos é também o destino perfeito para os amantes dos grandes naufrágios. O Bajo de Fuera, o mais distante da terra, é um imenso cemitério de barcos.