NASA apresenta o planeta mais parecido com a Terra
O planeta Kepler-452b orbita na região habitável de uma estrela semelhante ao Sol
Quando se completam 20 anos que Michel Mayor e Didier Queloz descobriram o primeiro planeta fora do nosso sistema solar, os cientistas da NASA acabam de apresentar à sociedade o Kepler-452b, um planeta de tamanho semelhante ao da Terra, que orbita na região habitável de uma estrela semelhante ao Sol. A NASA o descreveu como “um primo da Terra, maior e mais velho”.
O Kepler-452b é o menor planeta descoberto até agora orbitando na região habitável de uma estrela como o nosso sol. A NASA explicou em entrevista coletiva que o planeta é 60% maior do que a Terra, o que implica que a gravidade em sua superfície seria o dobro, mas ainda assim seu tamanho permite que os cientistas adiantem que o planeta é rochoso, com uma atmosfera mais densa e um bom número de vulcões ativos. O sistema Kepler-452 está a 1.400 anos-luz de distância da Terra, na constelação do Cisne.
Embora seja maior, um ano em Kepler-452b tem quase a mesma duração que na Terra. O planeta leva 385 dias para completar sua órbita em torno de sua estrela. “Esta descoberta apaixonante nos leva um passo mais perto de encontrar uma Terra 2.0”, disse John Grunsfeld, administrador associado da NASA. “Este é até agora o planeta mais parecido com a Terra e de algo que possamos chamar de lar”, disse outro cientista, conforme relatado pela agência EFE.
A NASA descreveu o planeta como “um primo da Terra, maior e mais velho”
A zona habitável é a região em torno de uma estrela onde as temperaturas são adequadas para a água existir na forma líquida, aumentando assim as possibilidades de surgimento de vida. Tanto a Terra como Kepler-452b orbitam uma estrela que tem aproximadamente a mesma temperatura. No entanto, a estrela de Kepler-452b tem 6 bilhões de anos, 1,5 bilhão de anos mais que o nosso Sol, de modo que seria mais quente e mais brilhante. Com o Kepler-452b, o número total de planetas confirmados atinge 1.030.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.