_
_
_
_
_

Sonda da NASA ‘New Horizons’ revela o lado nunca visto de Plutão

A sonda chegou nesta terça aos últimos confins do Sistema Solar

Recriação feita pela National Space Society da viagem da 'New Horizons' a PlutãoFoto: AGENCIA_DESCONOCIDA

Caronte, o principal satélite de Plutão, é tão grande em relação ao planeta que quase deveríamos falar de um planeta duplo. De fato, a influência gravitacional entre os dois faz com que sempre mostrem o mesmo lado um para o outro, como ocorre com a Lua com relação à Terra. Mas no caso de Plutão e Caronte, o bloqueio é mútuo.

Mais informações
Assim é o voo da sonda da Nasa ‘New Horizons’ até Plutão
Júpiter e Vênus, juntinhos
NASA define seu roteiro tecnológico para os próximos 20 anos
‘Mars One’, um golpe do outro mundo
NASA apresenta projeto de investigação com gêmeos astronautas
NASA acredita que encontrará vida extraterrestre em menos de dez anos
Do ‘Sputnik’ ao ‘Philae’, os grandes êxitos da exploração espacial

A foto distribuída nesta segunda-feira pela NASA é a que melhor mostra o hemisfério de Plutão que está sempre voltado para Caronte. A trajetória seguida pela New Horizons torna esta foto única: todas as que forem obtidas durante o sobrevoo da sonda, que chega a Plutão nesta terça-feira, corresponderão ao hemisfério oposto.

A New Horizons é uma sonda de sobrevoo, não orbital. Nesta terça-feira, por volta das 9h da manhã de Brasília, estava previsto passar entre Plutão e Caronte e recolher todas as informações que puder. É provável que não sejam conhecidas mais informações até a madrugada na Europa.

É provável que a qualidade da imagem enviada ontem tenha decepcionado a alguns. Veem-se detalhes, mas muito confusos. Há sinais de penhascos e crateras, mas não é fácil distinguir a natureza das famosas manchas escuras distribuídas em espaços regulares em volta do equador do planeta. Porque o que se vê quase no centro do disco é o polo norte.

É sabido que o eixo de rotação de Plutão é inclinado em mais de 100 graus. É como uma bola que roda ao longo de sua órbita. Apenas o planeta Urano tem um comportamento semelhante. O resultado disso são estações e uma sequência de dias e noites muito estranhos. Nos polos, dia e noite não duram seis meses, como na Terra, mas mais de um século. Durante a noite, o frio é tão intenso que a escassa atmosfera se congela sobre o solo.

Durante a noite o frio é tão intenso que a escassa atmosfera de Plutão se congela sobre o solo

Duas razões explicam a aparente baixa qualidade destas imagens. Primeiro, a relativa distância que a nave ainda se encontrava de Plutão (mais de quatro milhões de quilômetros, ou seja, cerca de dez vezes a distância que separa a Terra da Lua). Segundo, o baixíssimo nível de luz disponível: o Sol, a mais de cinco horas-luz de distância, é pouco mais que uma estrela muito brilhante. Em pleno meio-dia em Plutão, não há muito mais claridade que nas horas seguintes ao ocaso na Terra. De fato, parte da iluminação desta foto corresponde à luz refletida por Caronte.

Os resultados devem ser muito diferentes quando forem recebidas as fotos feitas durante a aproximação máxima. Isso será por volta da madrugada da quarta-feira, quando for recebida uma seleção dos dados obtidos. A expectativa é que seja possível distinguir detalhes do tamanho de um campo de futebol.

Mas neste momento ninguém faz realmente ideia das surpresas com as quais podemos nos deparar.

Rafael Clemente é engenheiro industrial. Foi o fundador e primeiro diretor do Museu da Ciência de Barcelona (actual CosmoCaixa).

Plutão é o maior

Os responsáveis pela New Horizons determinaram que Plutão tem diâmetro de 2.370 quilômetros, um pouco maior do que o apontado por estimativas anteriores. Esse resultado desfaz as dúvidas que havia sobre qual é o maior objeto além da órbita de Plutão, na região conhecida como Cinturão de Kuiper, ocupada por pequenas rochas geladas. Pensava-se até hoje que Eris, outro planeta anão com mais massa, pudesse superar o que até há pouco tinha sido o nono planeta do Sistema Solar.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_