Festas de São Firmino, Dia 1

Veja as fotos do primeiro dia da corrida de touros em Pamplona, uma das festas mais populares da Espanha

  • Corredores durante o canto a São Firmino, antes do “encierro” (corrida de touros pelas ruas de Pamplona).
    1Corredores durante o canto a São Firmino, antes do “encierro” (corrida de touros pelas ruas de Pamplona). AP
  • O primeiro “encierro” de São Firmino, protagonizado por touros do rebanho de Jandilla, foi rápido e propiciou momentos de perigo, com vários jovens atingidos pelos animais e um ferido pelo chifre de um touro. Na imagem, o touro chifra um corredor.
    2O primeiro “encierro” de São Firmino, protagonizado por touros do rebanho de Jandilla, foi rápido e propiciou momentos de perigo, com vários jovens atingidos pelos animais e um ferido pelo chifre de um touro. Na imagem, o touro chifra um corredor. AFP
  • A corrida começou liderada por bois mansos mas, pouco depois, um touro preto abriu caminho na ladeira de Santo Domingo, onde foram vividos os primeiros momentos de tensão que logo recrudesceram na curva de Mercaderes e no primeiro trecho da rua Estafeta (na imagem).
    3A corrida começou liderada por bois mansos mas, pouco depois, um touro preto abriu caminho na ladeira de Santo Domingo, onde foram vividos os primeiros momentos de tensão que logo recrudesceram na curva de Mercaderes e no primeiro trecho da rua Estafeta (na imagem). Getty
  • Após a corrida de touros, que durou pouco mais de dois minutos, pelo menos sete pessoas foram levadas ao Complexo Hospitalar de Navarra, segundo os primeiros dados da Cruz Vermelha.
    4Após a corrida de touros, que durou pouco mais de dois minutos, pelo menos sete pessoas foram levadas ao Complexo Hospitalar de Navarra, segundo os primeiros dados da Cruz Vermelha.
  • Às 8h em ponto, a manada abandonou os currais de Santo Domingo em bom ritmo e agrupada. Mas, em poucos segundos, um touro preto separou-se e avançou pelo lado direito dos corredores, ferindo um deles com os seus chifres.
    5Às 8h em ponto, a manada abandonou os currais de Santo Domingo em bom ritmo e agrupada. Mas, em poucos segundos, um touro preto separou-se e avançou pelo lado direito dos corredores, ferindo um deles com os seus chifres. EFE
  • Enquanto isso, um dos seus irmãos tomou a dianteira e ficou na frente da manada, dando velocidade ao grupo e derrubando um corredor.
    6Enquanto isso, um dos seus irmãos tomou a dianteira e ficou na frente da manada, dando velocidade ao grupo e derrubando um corredor.
  • Sem prestar muita atenção aos corredores, os animais cruzaram a praça em frente à Prefeitura e entraram em Mercaderes, provocando tombos ao longo do percurso.
    7Sem prestar muita atenção aos corredores, os animais cruzaram a praça em frente à Prefeitura e entraram em Mercaderes, provocando tombos ao longo do percurso. Efe
  • A tensão aumentou na esquina da rua Estafeta, por onde os Jandilla passaram sem bater contra a cerca. Mas um corredor perdeu o equilíbrio e, em posição fetal, viu como vários animais passavam sobre ele.
    8A tensão aumentou na esquina da rua Estafeta, por onde os Jandilla passaram sem bater contra a cerca. Mas um corredor perdeu o equilíbrio e, em posição fetal, viu como vários animais passavam sobre ele. EFE
  • O perigo voltou nos primeiros metros da rua Estafeta, onde vários toros atingiram alguns jovens, mas sem chegar a perfurá-los. Um dos corredores, porém, ficou com as costas encaixadas entre os cornos de um touro preto, o que evitou a chifrada. Na imagem, a equipe de emergência atende um corredor ferido durante o “encierro”.
    9O perigo voltou nos primeiros metros da rua Estafeta, onde vários toros atingiram alguns jovens, mas sem chegar a perfurá-los. Um dos corredores, porém, ficou com as costas encaixadas entre os cornos de um touro preto, o que evitou a chifrada. Na imagem, a equipe de emergência atende um corredor ferido durante o “encierro”. Efe
  • No resto da rua Estafeta havia espaços vazios entre os animais, que correram quase sozinhos na faixa central enquanto as pessoas se amontoavam dos lados, o que permitiu que os corredores se aproximassem dos touros que seguiram o percurso em grande velocidade.
    10No resto da rua Estafeta havia espaços vazios entre os animais, que correram quase sozinhos na faixa central enquanto as pessoas se amontoavam dos lados, o que permitiu que os corredores se aproximassem dos touros que seguiram o percurso em grande velocidade. Efe
  • Entrada da praça dos touros de Pamplona durante o primeiro “encierro” de São Firmino.
    11Entrada da praça dos touros de Pamplona durante o primeiro “encierro” de São Firmino. AP
  • Sem grandes problemas, o “encierro” atravessou o trecho da Telefónica e o beco, onde também houve tombos. Os corredores entraram na praça de touros de Pamplona para se dirigir sem dificuldade até os currais da praça. Na imagem, um corredor ferido é levado ao hospital.
    12Sem grandes problemas, o “encierro” atravessou o trecho da Telefónica e o beco, onde também houve tombos. Os corredores entraram na praça de touros de Pamplona para se dirigir sem dificuldade até os currais da praça. Na imagem, um corredor ferido é levado ao hospital. Reuters
  • Um corredor cai durante a passagem de um boi na praça dos touros de Pamplona.
    13Um corredor cai durante a passagem de um boi na praça dos touros de Pamplona. Reuters