China joga pesado
Pequim precisa reconsiderar a agressiva política territorial que está aplicando a seus vizinhos
A China não deixa passar nenhuma oportunidade de mostrar que é uma potência mundial: acaba de fazê-lo agora na Ásia, em um cenário de importantes tensões com seus vizinhos. A aprovação da estratégia destinada a ampliar sua influência marítima –com o projeto, por exemplo, de construir faróis em ilhas disputadas do Mar do Sul da China– fez acender o alarme nos países diretamente afetados, como Filipinas, Vietnã, Taiwan, Malásia e Brunei, e no Japão e nos Estados Unidos, onde causa preocupação, com razão, a agressiva política chinesa de fatos consumados.
Pequim não está jogando limpo nesse assunto. A construção de ilhas artificiais a partir de ilhotas em disputa, para depois continuar erguendo infraestrutura nessas ilhas, dotá-las de presença militar e reivindicar a soberania sobre os metros avançados sobre o mar e as águas territoriais correspondentes, não é uma forma leal de resolver os desentendimentos territoriais com os países vizinhos. E tudo isso com a ameaça e a capacidade de pressão de uma força militar descomunal e uma não menor potência econômica.
Disfarçar essa anexação de águas territoriais como uma “proteção de mares abertos” não é mais do que um eufemismo. Uma superpotência desfruta grandes vantagens; também tem graves responsabilidades. Pequim não deveria tensionar a corda dando por certo que seus oponentes não se atreverão a enfrentar sua política.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.