_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Triunfo jihadista

O Estado Islâmico conquista duas importantes cidades no Iraque e na Síria

Pouco menos de um ano depois de proclamar a criação do califado, o Estado Islâmico (EI) conseguiu duas importantes vitórias militares com a conquista, no prazo de 72 horas, das estratégicas cidades de Ramadi, no Iraque, e Palmira, na Síria. De pouco valeram as pomposas declarações realizadas meses atrás sobre a necessidade de impedir a concretização do projeto político jihadista.

Mais informações
Forças armadas dos EUA matam um líder do Estado Islâmico na Síria
As recrutadoras do Estado Islâmico
Conversão expressa à jihad
Retorno voluntário à guerra

Na hora da verdade, os bombardeios da coalizão internacional liderada pelos EUA não causaram problemas a uma força militar que continua se expandindo e ganhando adeptos. E o esforço – em homens e dinheiro, entre outros da Espanha – para montar um Exército iraquiano que consiga impedir o avanço do EI está muito questionado. Isso é demonstrado pelo fato de que o Governo de Bagdá teve que pedir voluntários para formar uma força para tentar expulsar os jihadistas de Ramadi.

A expansão do EI não é uma exótica guerra oriental que pode ser contemplada com curiosidade pelo Ocidente. É uma ameaça real que já atuou na e contra a Europa. Cada vitória jihadista motiva milhares de pessoas que – por diferentes razões – podem sucumbir à fascinação de uma mensagem de violência que, na prática, até agora vem demonstrando seu sucesso. Se o EI destruir Palmira de nada servirão os lamentos; tampouco serviram para salvar Nínive e Nimrud ou os prisioneiros decapitados e crucificados. Palavras são importantes, mas não são suficientes.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_