_
_
_
_
_

Sob pressão popular, secretário de Segurança do Paraná deixa o cargo

Fernando Francischini assume responsabilidade por repressão a protesto de professores Ação da PM em 29 de abril feriu mais de 200 pessoas e gerou crise no Governo Beto Richa Fora do cargo, ele retoma o mandato de deputado federal pelo partido Solidariedade

Fernando Francischini, ex-secretário de Segurança.
Fernando Francischini, ex-secretário de Segurança. Arnaldo Alves (ANPr/Fotos Públicas)

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), reagiu à pressão popular depois da repressão à manifestação dos professores do Estado, que deixou 217 feridos no último dia 29, em Curitiba. Nesta sexta-feira, ele anunciou a saída do secretário de Segurança, Fernando Francischini, que pediu exoneração com uma carta onde assume publicamente todas as responsabilidades pelas ações das tropas da Polícia Militar e justifica a saída “em prol da governabilidade”.

“Finalizo, assumindo novamente e publicamente todas as minhas responsabilidades, na atuação policial nas últimas operações, apoiando o trabalho da tropa. No entanto, ressalto que mesmo com as reações adversas, continuo defendendo uma apuração rigorosa tanto da polícia quanto do Ministério Público para que ao final a verdade prevaleça”, diz o comunicado.

Quem assume interinamente é o delegado federal Wagner Mesquita, até então chefe da Delegacia Federal de Combate ao Crime Organizado no Estado.

Mais informações
Comando da PM do Paraná repudia declarações de secretário de Segurança
PM reprime protesto de professores em Curitiba e mais de 200 se ferem
Anistia critica violência da PM contra professores no Paraná
“Aqueles policiais têm filhos que estudam com essas professoras”
Finanças e violência ‘derretem’ a promessa tucana Richa
OPINIÃO | A elite brasileira é burra, por lUIZ RUFFATO
Milhares protestam pela saída do secretário de Segurança do Paraná
Crise no Paraná derruba comandante geral da PM

Esta é a terceira resposta oficial do governo Beto Richa para a violenta ação policial, quando professores e demais servidores públicos que se manifestavam contra a reforma de projeto que altera a ParanáPrevidência, sistema de aposentadoria do funcionalismo estadual. Eles foram reprimidos com bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo, balas de borracha, sprays de pimenta, jatos de de água e cães da raça pit bull usados por policiais, numa ação que ganhou repercussão internacional e reação de entidades como a Anistia Internacional, que condenou a operação policial.

Nesta quinta, o comandante geral da Polícia Militar do Paraná, coronel César Kogut, já havia colocado o cargo à disposição. E chegou a convocar uma coletiva de imprensa para a manhã desta sexta, que foi cancelada pela assessoria de comunicação da corporação minutos depois de conversa entre ele e o governador Beto Richa, quando assinaram a papelada da exoneração, durante a noite. Antes de pedir demissão, o comandante da PM chegou a enviar uma carta ao governo, assinada por 15 dos coronéis, repudiando declarações de Francischini dadas durante coletiva de imprensa realizada na segunda-feira, quando delegou ao comando operacional da polícia a responsabilidade pela resposta violenta à manifestação.

Um dia antes, foi a vez do então secretário da Educação, Fernando Xavier Ferreira, renunciar ao cargo. Alegando questões pessoais, ele cedeu a posição para a professora Ana Seres Trento Comin, que já era a superintendente da pasta. Ele enfrentava dificuldades no relacionamento com a categoria e ganhou a antipatia de sindicalistas ao defender com veemência medidas de austeridade no setor.

Fontes de dentro do Palácio do Iguaçu já acenavam com a saída ainda pela manhã. Os principais motivos, além da reação popular, foi a pressão de um segmento da própria base aliada do governo e também da cúpula da polícia e de diversas outras entidades de militares. Além disso, outra razão apontada como motivador foi um desabafo da esposa de Francischini, no Facebook, também na noite de quinta. “Um bom político trabalha e age por si só, não depende de homens sujos, covardes, que não honram as calças que vestem e precisam agir sempre em grupo, ou melhor quadrilha", postou. A mensagem foi apagada, mas desagradou ao governo e já era tarde demais.

Francischini era adepto de coletivas de imprensa e grande eventos com exposição. Apelidado de Batman, por aparecer fardado em ocasiões públicas e com a imprensa, ele chegou a utilizar um camburão da polícia para ajudar os deputados a entrarem na Assembleia, quando a casa foi invadida por manifestantes ainda em fevereiro, durante protesto que pretendia barrar a votação do pacote de austeridade do governo, que seria votado em regime de urgência. Na ocasião, ele foi impedido por um professor, e correu para trás do cordão de isolamento da tropa de choque.

Repressão a protesto deixou mais de 200 feridos.
Repressão a protesto deixou mais de 200 feridos.JOKA MADRUGA (ESTADÃO CONTEÚDO)

Seu substituto, o delegado Wagner Mesquita, foi quem apresentou vídeos e demais provas da polícia na fatídica entrevista que gerou o mal estar entre a secretaria de Segurança e a PM. No evento, a secretaria mostrou imagens alegando que black blocs e outros grupos radicais preparavam bombas caseiras durante o ato, informação que foi desmentida pela reitora da Universidade Estadual de Londrina, Berenice Jordão. "É bastante lastimável a divulgação das imagens que associam estudantes e docentes da universidade a grupos radicais que teriam provocado o conflito", disse, à ocasião. "Queremos esclarecer que os alunos presentes no protesto estavam devidamente acompanhados de servidores-técnicos e professores". Os próprios professores e estudantes se identificaram nas imagens, e disseram que na verdade preparam um composto químico para aliviar os efeitos de bombas e gases usados na repressão.

Para o coronel Eliseu Ferraz, presidente da Associação de defesa dos direitos dos policiais militares ativos inativos e pensionistas (AMAI), apesar de serem do "mesmo grupo" o importante é que Francischini finalmente saiu. “Já não tinha mais o respeito do mundo político, do mundo técnico, e de nenhum dos insubordinados. Precisava abrir espaço para que alguém, ainda que como interino, comece o processo de reaproximação da secretaria com as forças policiais e outros órgão públicos”, disse ao EL PAÍS. “Ficamos magoados com a saída de Kogut [ex-comandante da PM], ele é muito melhor que Francischini, e o perdemos, uma pena. Agora, o ex-secretário não vai fazer falta”, completou.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_