Seleccione Edição
Login

Todos os colégios eleitorais do Brasil já encerraram a votação

Problemas na identificação biométrica atrasaram em mais de uma hora o pleito no DF

A maioria dos Estados brasileiros encerrou oficialmente às 17h (no horário de Brasília) a votação deste domingo, e outros cinco Estados encerraram às 18h, devido ao fuso horário diferente. Entretanto, as parciais da apuração para presidente da República só passarão a ser divulgadas a partir das 19h, já que até esse horário a votação ainda estará ocorrendo no Acre, que tem duas horas de diferença para o fuso oficial do Brasil.

Em algumas seções eleitorais, foram registrados atrasos, como no Distrito Federal - mas a votação também já foi encerrada neste colégio eleitoral, conforme o Tribunal Regional Eleitoral do DF. O problema foi uma falha na identificação biométrica. O equipamento, que reforça a segurança do pleito, não conseguiu reconhecer as digitais de parte de seus eleitores. Além disso, o tempo médio de votação em alguns locais saltou de um minuto e meio para três minutos.

Os principais atrasos ocorreram em cidades-satélites como Taguatinga e Samambaia, que até o fim da tarde registravam longas filas.Nesses locais os eleitores que esperavam para votar receberam senhas e os portões dos colégios eleitorais foram fechados. Só vota quem estiver com a senha. A apuração, por causa disso, deve atrasar na capital federal.