_
_
_
_
_

‘Selfie’ no sofá de ‘Friends’

No 20º aniversário da série, abre em Nova York uma réplica da lendária cafeteria do grupo

Eight O’Clock Coffee, a réplica de Central Perk de 'Friends'.
Eight O’Clock Coffee, a réplica de Central Perk de 'Friends'.Nancy Kaszerman

“Entre 45 minutos e uma hora de espera”, diz um dos quatro seguranças encarregados de organizar a fila que se forma na esquina da Lafayette St. com a Broome St. Todo dia é a mesma coisa, das 8h às 20h, desde que foi inaugurado em 17 de setembro, em pleno Soho nova-iorquino, o Eight O’Clock Coffee, réplica do Central Perk, a lendária cafeteria em que os seis protagonistas do seriado Friends passavam horas sentados no sofá laranja com uma grande xícara de café.

Mais informações
O reencontro de Rachel, Monica e Phoebe, de ‘Friends’
Viaje à sua série favorita
Morte e 'crossover' em 'Os Simpsons'

A série completou 20 anos desde a transmissão do primeiro episódio, aquele no que Rachel Green (Jennifer Aniston) entrava correndo no Central Perk - vestida de noiva, fugindo do seu casamento - e conhecia aqueles que viriam a ser seus amigos, seu noivo, seu quase amante e o pai de sua filha em algum momento dos próximos 10 anos que durou a sitcom. Para celebrar este aniversário, o sofá em que eram solucionadas as confusões amorosas e os problemas emocionais da turma saiu do estúdio de Burbank em Los Angeles, onde era filmada a série que raramente pôs um pé na Grande Maçã, onde se desenvolvia a ação. Pela primeira vez, o sofá foi instalado em Nova York, no café pop up que ficará aberto até 18 de outubro.

Uma fã faz-se um 'selfie' no sofá de 'Friends'.
Uma fã faz-se um 'selfie' no sofá de 'Friends'.Anadolu Agency

“Pouco menos de uma hora”, insiste o segurança que se encarrega de não deixar nenhum curioso tirar fotos do interior pela porta entreaberta (a única fresta por onde se pode ver algo, já que as vitrines estão cobertas). Mas não quer dar certeza porque “poderia ser mais”. A fila dá volta no quarteirão e está cheia de fãs nova-iorquinos e de turistas sortudos. Ao entrar, a visita é rápida, precisamente para evitar mais fila do lado de fora.

O Eight O’Clock Coffee oferece um café grátis enquanto o visitante espera a vez de fazer o obrigatório selfie no sofá original. Chamam de sofa selfies. Segundo James Michael Tayor, que voltou a platinar o cabelo como Gunther - o mal-humorado garçom eternamente apaixonado por Rachel - para reabrir o Central Perk, é uma irreverência. “É como sentar-se no trono do Game of Thrones”, disse. “Eu só me sentei duas vezes durante a série”.

Fila em frente ao café, réplica do Central Perk da série 'Friends'.
Fila em frente ao café, réplica do Central Perk da série 'Friends'.Nancy Kaszerman

A mesa, as poltronas e o tapete também pertencem ao set que foi desmontado há uma década. A grande cafeteira dourada atrás do balcão em que ficava Gunther também é original. O restante do local foi aproveitado como loja de merchandising (onde se encontram desde camisetas a xícaras de café, evidentemente) e um canto-museu com objetos que apareceram na série, como o figurino dos protagonistas, os votos de casamento de Chandler e Monica ou a escultura de Pat, o cão de cerâmica de Joey.

E, claro, também deixaram um pequeno palco, como tinha o Central Perk, onde os The Rembrandts interpretaram no dia da inauguração o superconhecido tema de abertura da série: I'll Be There For You. Um espaço que, no restante do mês, estará aberto para atuações mais espontâneas, que rendam tributo ao famoso Smelly Cat de Phoebe ou aos ruídos do espaço que Ross fazia com um teclado. A espera é longa e a visita curta, mas para todos aqueles que sabem do que Ross se disfarçava no Natal, o que significa “Unagi”, e qual era o segundo nome de Chandler valerá a pena.

Central Perk. 199 Lafayette Street (esquina com o Broom Street). Nova York.

Outros cenários da série

Mais três endereços ligados à série Friends:

  • O prédio de apartamentos. O exterior mostrado era a esquina da Bedford Street com a Grove Street, em West Village.
  • Museu de História Natural. Onde trabalhava Ross, o paleontologista. No Planetário, Rachel e ele começaram o primeiro encontro que acabou na vitrine dos homo sapiens.
  • Bloomingdale's. Nestas clássicas lojas de departamentos de Manhattan, Rachel conseguiu seu primeiro trabalho relacionado à moda. Hoje é uma grande rede, mas a loja original de 1886, onde trabalhava Rachel, ainda existe em Lexington.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_