_
_
_
_
_

Atari enterrou o E.T. no deserto e não disse a ninguém

Milhares de cartuchos do considerado o pior jogo da história foram encontrados em uma espetacular escavação nos EUA

Iván de Moneo
Cartuchos do E. T, desenterrados.
Cartuchos do E. T, desenterrados.Larry Hyrb / Microsoft

O primeiro objeto a ser encontrado foi um velho joystick do Atari. Cheio de pó, ainda conservava sua fina alavanca de controle e seu botão vermelho. Um grito de alegria explodiu entre uma centena de pessoas que acompanhava ontem ao vivo a exumação em Alamogordo (Novo México). O controle do Atari 2600 era um presságio de que estavam na pista certa. Efetivamente, poucas horas depois, saíam à superfície os primeiros cartuchos de E.T. o extraterrestre, um jogo enterrado sob uma grossa camada de cimento e concreto há 32 anos pelo Atari, depois de um grande fracasso comercial. Assim termina um dos capítulos mais míticos da história negra dos vídeo games.

Segundo o precipitado relato no Twitter de Larry Hyrb, popularmente conhecido como Major Nelson, diretor de programação do Xbox e presente nas escavações, os cartuchos conservavam sua embalagem original e até o manual de instruções. Se não fosse pelo estado das caixas, com os cantos gastos e a capa descolorida com E.T e seu amigo Eliott, qualquer um poderia pensar que enterraram as caixas dias atrás e que o caso Alamogordo não seria mais que uma montagem mal feita.

Como quem encontra petróleo, a equipe de arqueólogos e especialistas em entulhos, dirigida pela empresa canadense Fuel Industries, começou a desenterrar vertiginosamente cópias do que se continua considerando, três décadas depois, o pior jogo da história e que precipitou o final de Atari como o gigante do entretenimento. “Há muitos jogos mais ali embaixo”, gritou um dos membros da equipe que participou na procura deste estranho tesouro, na metade dos trabalhos de escavação. Ainda é cedo para saber se realmente são 3,5 milhões de cartuchos enterrados no deserto, tal como a lenda contava, mas o que está claro é que se trata de milhares.

Segundo o informe da Microsoft, que patrocinou esta exótica expedição, no lixão tecnológico de Alamogordo poderia haver também centenas de cartuchos de outros jogos como Space Invaders (1978), Centipede (1981) e Asteroids (1979), dos quais Atari se livrou tentando superar o passado para seguir adiante, e que acabou com sua falência, dois anos depois.

Atari. Game Over é o título provisório do documentário gravado pelo diretor Zak Penn (X-Men 2, Os Vingadores) no local e que servirá como o pontapé inicial para uma nova série de documentários que só poderão ser vistos nos consoles Xbox 360 e Xbox One, e que abordarão temas relacionados com a indústria do vídeo game.

A busca do pior jogo da história foi acompanhada quase minuto a minuto por milhares de fãs através das redes sociais. Enquanto alguns comemoravam a descoberta, outros duvidavam da veracidade das notícias que chegavam do Novo México. Alguns inclusive fizeram algum fac-símile muito acertado, brincando com a indústria do vídeo game atual: “Se continuam escavando talvez encontrem algumas Wii U da Nintendo enterradas”.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_