_
_
_
_
_
VIAGEM

É Natal, finalmente férias

Praias nas ilhas Canárias ou no Caribe. Auroras boreais no Ártico. E concertos em Veneza ou Praga. Dezesseis dicas para não ficar em casa

Isidoro Merino
Stephen Simpson

Dezembro chega com boas oportunidades para se despedir do ano viajando. Na próxima semana, com o feriado prolongado de 6 a 9 de dezembro [Dia da Constituição na Espanha]. E num piscar de olhos chega o Natal, que já se incorporou com seus enfeites à paisagem urbana e oferece a opção de uma escapada de alguns dias.

01 – Bolinhos e velas na Suécia

Você não verá muito sol, mas sim muita luz. No dia 13 de dezembro, em toda a Escandinávia e especialmente, na Suécia comemora-se a festa de Luzia, ou a festa da luz, que coincide com o solstício de inverno. Jovens vestindo túnicas brancas e coroas com velas percorrem os povoados e cidades compartilhando biscoitos de gengibre e lussekatter, bolos com formato de gato, condimentados com açafrão e uvas passas. A Ryanair voa para Estocolmo, Kalmar e a outras cidades suecas. Fazendo a reserva agora com eles, um voo entre Alicante e Estocolmo (de 12 a 14 de dezembro) custa uns 58 euros.

» www.visitsweden.com

02 “Hippies” versus guloseimas

O glögg (vinho quente com especiarias) e os bolinhos natalinos fritos, o parque Tívoli, a pista de gelo de Frederiksberg, compras na feirinha hippie de Christiania... Todos bem agasalhados, porque em Copenhague faz frio em dezembro. A Norwegian tem voos diretos de Madri a partir de 82 euros, ida e volta. Um alojamento barato e estiloso: o albergue da rede Generator Hostels, a partir de 27,50 euros por pessoa em quarto duplo.

» www.visitcopenhagen.com

03 Passeios com raquetes de neve

Excursão com raquetas de neve em Cantabria.
Excursão com raquetas de neve em Cantabria.

Não é o Yukon dos romances de Jack London, mas uma rota branca pelas montanhas da Cantábria também é agradável. A Naturea organiza no inverno saídas com raquetes de neve pelas áreas de Campoo, Saja Besaya e Liébana, por 12 euros por pessoa.

» http://redcantabrarural.com

04 Compras, compras, compras

Compra na Quinta Avenida de Nova York.
Compra na Quinta Avenida de Nova York.Bildagentur Huber

Hoje começa a temporada das compras de Natal em Nova York, e no dia 26 de dezembro começam as promoções em Londres. O site do Turismo de Londres inclui um guia com roteiros para o consumo. A Easyjet voa para os aeroportos londrinos de Gatwick e Luton (ida e volta de Madri em dezembro, a partir de 151 euros). Para viajar nas próximas semanas, a companhia Ibéria oferece voos de ida e volta a Nova York por 606 euros.

» www.visitlondon.com

05 Canais coloridos

Esculturas criadas com luz encherão de cor e magia os canais da capital holandesa durante o Festival das Luzes de Amsterdã, de 6 de dezembro a 19 de janeiro de 2014. A Logitravel oferece pacotes com voo mais três noites de hotel, a partir de 292 euros por pessoa.

» www.amsterdamlightfestival.com

06 Lisboa eletrizante

A cada dois anos, o design mais vanguardista se instala em Lisboa durante a bienal Experimenta Design. A última edição começou em 7 de novembro passado e pode ser visitada até 22 de dezembro, em espaços como o claustro do Mosteiro dos Jerónimos, em Belém. A Easyjet voa a Lisboa a partir de 54 euros.

» www.visitlisboa.com

07 De trenó pela Suíça

Deslizar sobre uma prancha pelas pistas intermináveis de Saas-Fee, subir no trem cremalheira até Jungfrau, dar um passeio de trenó guiado por huskies com lua cheia ou tomar um cálido banho nas águas luminosas de Leukerbad. Essas são algumas das sugestões que podem ser encontradas na edição de inverno que a empresa Turismo da Suíça acaba de publicar em espanhol. Pode ser acessada online ou baixada gratuitamente no site no formato PDF.

» www.misuiza.com

08 Auroras lendárias

Auroras boreales e alce na Laponia norueguesa.
Auroras boreales e alce na Laponia norueguesa.Getty

A física de partículas e as lendas nórdicas explicam, cada uma à sua maneira, o fenômeno das auroras boreais, que, no inverno, colorem os céus do Ártico. Para assistir ao espetáculo, A Catai organiza uma viagem de sete dias pela Islândia, a partir de 1.695 euros. A Hurtigruten organiza cruzeiros pela costa norte da Noruega a partir de 877 euros.

» www.hurtigrutenspain.com

09 Pechinchando no Marrocos

Arco de rocha no Wadi Rum, o Vale da Luna, em Jordânia.
Arco de rocha no Wadi Rum, o Vale da Luna, em Jordânia.

Joalheria berbere, kaftans exóticos, bolsas de todos os modelos, especiarias e o ritual da pechincha. A Expedia sugere aproveitar o feriado prolongado para fazer compras natalinas no souq de Marrakech, um dos centros comerciais mais coloridos e variados que existem. Voos mais três noites de hotel, a partir de 378 euros.

» www.expedia.es

10 Museus secretos de Turim

O racionalismo do Lingotto (a antiga sede da Fiat), transformado em um grande centro comercial por Renzo Piano; a cenografia criada por Dante Ferretti, assistente de Fellini e Pasolini, para a coleção de esculturas do Museu Egípcio; uma viagem pela história do cinema em seu museu da Mole Antonelliana. Sessenta euros é o que custa, em dezembro, a passagem de ida e volta entre Barcelona e Turim com a Vueling.

» www.vueling.com

11 Minicruzeiro no Réveillon

Para se despedir do ano, a Grimaldi Lines organiza uma travessia de seis noites (de 28 de dezembro a 3 de janeiro) entre Barcelona e o porto romano de Civitavecchia. Lá os passageiros terão duas opções: visitar Roma por conta própria durante quatro dias (a partir de 399 euros por pessoa, com hospedagem a bordo, todas as refeições durante a navegação, café da manhã em Roma e jantar e festa de Réveillon) ou contratar uma excursão de quatro dias por Roma e Florença, com uma noite de hotel nesta última cidade, a partir de 577 euros.

» www.grimaldi-lines.com

12 Sinfonia veneziana

O Festival das Luzes de Amsterdã.
O Festival das Luzes de Amsterdã.Klaas Fopma

Veneza parece um cenário, e um dos motivos para visitá-la no inverno pode ser a música. Por exemplo, um concerto barroco em alguma de suas igrejas: San Giacometto, San Teodoro, San Vidal, San Basso... Ou o organizado no dia 14 de dezembro no teatro La Fenice pelo décimo aniversário de sua reforma: a Nona Sinfonia em Ré Menor, opus 125, de Beethoven, pela Orquestra e Coro da Fenice, regida por Lorin Maazel. Com a Logitravel, voos e três noites (hotel de quatro estrelas próximo a Rialto), a partir de 311 euros por pessoa.

» www.teatrolafenice.it

13 Praças e feirinhas

Mercadillo navideño na praça da Cidade Velha de Praga, com San Nicolás ao fundo.
Mercadillo navideño na praça da Cidade Velha de Praga, com San Nicolás ao fundo.Robert Harding

O ciclo de concertos em Praga culmina com a tradicional Missa de Natal do compositor boêmio Jan Jakub Ryba, no dia 21 de dezembro, na sala Smetana da Casa Municipal, quase ao lado dos quiosques natalinos na praça da Cidade Velha. A Logitravel oferece voos mais quatro noites de hotel em Praga, a partir de 247 euros. A Nautalia Viagens propõe visitar os mercadinhos de Bruxelas, Amberes e Bruges (Bélgica), com cruzeiro fluvial de quatro dias, com todas as refeições incluídas, a partir de 374 euros, taxas incluídas. Saídas nos dias 8 e 11 de dezembro.

» www.nautaliaviajes.com

14 Dentro de um presépio

Um destino para quem preferir trocar o gorro do papai Noel e as árvores de Natal por uma paisagem que parece tirada de um presépio: o deserto de Wadi Rum, na Jordânia. A Mapa Tours organiza circuitos de oito dias com meia pensão e visitas a Petra, Amã e outros lugares, a partir de 1.114 euros, taxas incluídas (saídas às terças, quartas, quintas, sábados e domingos).

» www.mapatours.com (em agências).

15 Praia ou praia

Nas ilhas Canárias, no Brasil ou no Caribe, o solzinho e a temperatura da água permitem um banho enquanto os europeus tiritam de frio. A Nautalia Viagens propõe festejar o Natal ou se despedir do ano brindando com piña colada em hotéis cinco estrelas de Punta Cana (República Dominicana) ou Cancún (México): viagem de nove dias (sete noites), com voos, traslados e pensão completa, a partir de 726 euros por pessoa. Na oferta praiana das Canárias há muito para escolher: da infinita praia de Jandía, em Fuerteventura, às águas claras de Cala Papagayo, em Lanzarote. A Halcón Viajes oferece pacotes de voos e duas ou mais noites em Lanzarote, a partir de 253 euros.

16 ‘Merii Kurisumasu!’

Kurisumasu, em japonês, significa Natal. “Feliz Ano Novo” se diz Akemashite omedeto gozaimasu . Para quem quer brindar com um Kampai! nas próximas festas de final de ano, a agência Destinos Asiáticos organiza uma viagem de dez dias ao Japão, visitando Kioto, Nara, Tóquio, Tsumago, Magome, Hakone, Matsumoto e Kawaguchiko por 2.450 euros, com taxas incluídas. O preço inclui os voos, traslados, alojamento em yryokanes (pousadas tradicionais), visitas guiadas em espanhol, café da manhã e vários almoços e jantares. Saídas no dia 24 de dezembro. Feliz véspera de Natal.

» www.destinosasiaticos.com

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_