O calendário Pirelli volta ao passado pelas mãos de Helmut Newton
No ano de seu 50º aniversário, o almanaque mais famoso do mundo resgata imagens inéditas do artista, feitas em 1986. Antonia Dell'Atte é a surpresa do exclusivo 'The Cal'
No ano da celebração de sua 50º aniversário, o célebre calendário Pirelli apresentou nesta quinta-feira uma surpresa. Em apresentação em Milão de seu almanaque para o ano 2014, resgato fotografias inéditas de Helmut Newton, realizadas no verão de 1986, que, na época, a companhia eliminou. Para celebrar o meio século de vida de The Cal, Pirelli decidiu não contar com as supermodelos e os fotógrafos de renome com os que costuma trabalhar ano após ano. Sua aposta foi desvelar pela primeira vez o calendário feito por Newton, que permanecia guardado no arquivo da companhia.
Uma das novidades deste calendário com quase três décadas de história é que aparece o produto da companhia. Na primavera de 1985 Pirelli Itália pediu-lhe a Helmut Newton que imaginasse um calendário no que tinha que aparecer de forma evidente o produto em suas fotografias. Então uma mudança radical, já que até esse momento o calendário tinha-se limitado a imagens evocadoras, afastadas da participação direta dos pneus. Um projeto com 12 fotos do falecido autor em alvo e negro acompanhadas de 29 imagens tomadas entre estruturas.
Entre as musas de Newton, com feições sensuales enfundadas em roupas típicas dos oitenta do mais sugerentes, ressalta uma cara conhecida no mês de julho, a presentadora Antonia Dell'Atte, com um escueto vestido e sapatos de salto alto, quem dirige-se decidida para um carro esportivo de alta gama.
No passado mês de junho em Nova York organizou-se um set com dois protagonistas da imagem como Peter Lindbergh e Patrick Demarchelier para fotografar a um grupo de modelos que representavam a identidade visual da história recente do calendário: Alessandra Ambrosio, Helena Christensen, Isabeli Fontana, Miranda Kerr, Karolina Kurkova e Alek Wek.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.