SELEÇÃO | AMISTOSO, ÁFRICA DO SUL, 1; ESPANHA, 0

O duelo da Espanha, nulo

A derrota ante África do Sul não computará para a classificação da FIFA por ter realizado mais mudanças dos permitidos

O banco sul-africano protesta a mudança de Rainha.
O banco sul-africano protesta a mudança de Rainha.JUAN FLOR / DIARIO AS

A FIFA declarou nesta quarta-feira nula, a efeitos de ranking, o amistoso entre a África do Sul e a Espanha (1-0), por ter realizado o combinado espanhol uma mudança a mais do que é permitido. A Roja já completava as substituições quando se lesionou Valdés e em seu lugar, após algumas incertezas de que Arbeloa vestisse inclusive com a camisa de goleiro, entrou Reina.

Desta forma, o resultado da partida não computará para a classificação mundial que elabora a FIFA, e que é liderada pela Espanha com 1.513 pontos, seguida de Alemanha e Argentina. Do mesmo modo, África do Sul não somará nenhum ponto por sua vitória ante os campeões do mundo. Os Bafana Bafana ocupam o posto 61 da classificação.

A mudança de Valdés provocou um confronto entre o selecionado sul-africano, Gordon Igesund, e vários membros da equipe espanhola. Igesund explicou ao fim do jogo que não se opôs a que se fizesse a substituição, senão que a questão devia ser consultada com os juízes e não com ele. “Devem ser seguidas as regras”, disse o técnico. Del Bosque apelou à “esportividade” para explicar a exceção às regras. “Era uma questão de jogo limpo”, disse Reina.