_
_
_
_
_

Como correr dos touros na festa de São Firmino

Decálogo de medidas de segurança para participar nas festas de Pamplona (Espanha)

Corrida de touros em Pamplona, em 2014.
Corrida de touros em Pamplona, em 2014.Álvaro Barrientos (AP)

1. Acesso. Para a corrida de touros é necessário chegar ao percurso antes das 7h30 e devem ser usadas as entradas autorizadas pela autoridade competente. Depois dessa hora as entradas serão fechadas e é proibido sair. Está proibida a entrada de menores.

2. Entrar e sair. Tão importante quanto entrar na corrida é saber como e quando sair antes de ficar sem forças. Existem duas técnicas: ir aos poucos, enquanto os outros se afastam, ou entrar sem prévio aquecimento.

3. Se você cair, não se levante. É muito comum cair na corrida de touros. Para que isso não aconteça, é preciso ir olhando para a frente, para trás e para o chão. Mesmo assim, se você cair, não se levante por nenhum motivo. Se ficar deitado e imóvel o touro em geral vai passar por cima. Por outro lado, se você se levantar quando os touros estiverem passando, eles podem mirar em quem estiver se movendo, o que pode ser muito perigoso. A postura recomendada para ficar no chão é deitado de bruços com as mãos protegendo a cabeça. Apenas se levante depois que a manada tiver passado.

Mais informações
‘Selfie’ na festa de San Fermín pode ser multado em até 3.000 euros
Corridas de Pamplona: mas o que estou fazendo aqui?
São Firmino 2014
Decalogues of San Fermín
As melhores ruas da Europa
Que tipo de viajante você é?

4. Cuidado com os touros que vão soltos. O mais perigoso é o touro solto, tanto o que se adianta à manada e vai atacando, quanto o que fica para trás. Em nenhum caso deve-se incitar o touro ou chamar sua atenção de qualquer forma e por qualquer motivo, no itinerário ou na arena da Plaza de Toros, ou agarrar, fustigar ou maltratar os animais e dificultar, por qualquer ato, sua saída ou corrida. É fácil distinguir os touros dos bois. Estes são maiores e mais ossudos, mais velhos e com os chifres raspados, e usam um sino.

5. Não atrapalhar os dobladores e pastores. Eles são os encarregados de levar os touros para os currais. Mantêm a ordem com longas varas, evitando assim muitas situações perigosas.

6. Não espere em cantos mortos. É proibido esperar antes da saída dos touros em cantos, ângulos mortos, portas de casas ou estabelecimentos localizados ao longo do percurso.

7. Sem sintomas de embriaguez. Também é proibido permanecer no percurso em estado de embriaguez, sob a influência de drogas ou de qualquer forma imprópria.

8. Sem objetos inconvenientes. Da mesma maneira, não se pode carregar objetos inconvenientes para a boa ordem da corrida, e gravar com câmera de fotos e de vídeo sem autorização. A Prefeitura castiga os selfies (se colocam em risco a segurança da corrida) com multas de até 10.400 reais.

9. Vestuário e calçado apropriado. Os corredores devem usar roupa e calçado adequados para a corrida, sem sandálias ou mochilas.

10. Sem parar. O corredor não pode parar no caminho e ficar em cima da cerca, barreiras ou portais, de forma a dificultar a corrida ou a defesa dos corredores.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_