_
_
_
_
_

Justiça autoriza Doria a tirar usuários de drogas das ruas à força na cracolândia

Informação é da Prefeitura de São Paulo, já que liminar está sob segredo de Justiça

Grupo de usuários de crack
Grupo de usuários de crackSebastião Moreira (EFE)

A Prefeitura de São Paulo, comandada por João Doria (PSDB), informou nesta sexta-feira que obteve uma decisão da Justiça que lhe autoriza por 30 dias a fazer “a busca e apreensão das pessoas em estado de drogadição” com o objetivo de encaminhá-las para uma avaliação médica. Entretanto, o juiz não autoriza que o Executivo municipal interne uma pessoa de forma compulsória sem autorização judicial caso a caso. Uma internação à força continua sendo possível apenas com o aval de um juiz para cada caso, como determina a lei federal 10.216/01.

A decisão da 7ª Vara da Fazenda Pública atende a um pedido feito pela prefeitura nesta terça-feira. O documento enviado pela Procuradoria Municipal do Município e as últimas declarações dos secretários de Dória enfatizavam que a internação compulsória eram o principal objetivo da petição. Isso gerou o entendimento, inclusive por parte do Ministério Público e da Defensoria Pública, de que a prefeitura também queria hospitalizar à força usuários de drogas sem a necessidade de autorização judicial para cada caso. Entretanto, a gestão Doria assegurou nesta sexta-feira por meio de sua assessoria que nunca pediu o aval para a internar compulsoriamente uma pessoa, mas apenas para levá-la à força para um exame médico.

Mais informações
Cracolândia: Dória, um prefeito que não entende de gente
Em tensão permanente, cracolândia de São Paulo explode mais uma vez
São Paulo ainda busca um modelo para cuidar dos usuários de crack
Histórias de duas jovens mulheres na cracolândia de São Paulo

Em nota enviada ao EL PAÍS, a prefeitura disse ainda que o texto permite “a abordagem individualizada dos dependentes químicos” e reiterou “que este é um instrumento a ser utilizado em última instância e com total respeito aos direitos humanos”.

A liminar (de caráter provisório com validade imediata) do juiz Emílio Migliano está sob segredo de Justiça. Segundo os jornais Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo, a busca e apreensão de usuários só poderá ser feita na região da Cracolândia. Uma megaoperação policial expulsou, no último domingo, usuários e traficantes desta região do centro de São Paulo, entre a rua Helvétia e a alameda Dino Bueno. A sentença contraria os pareceres sobre o tema tanto da Defensoria Pública e do Ministério Público — ambas as instituições vão recorrer.

Arthur Pinto Filho, promotor da área da Saúde, disse que se tratava de "um pedido genérico para levar pessoas que estão vagando pelas ruas à força". Explicou ainda que a petição era uma "afronta a lei antimanicomial aprovada 2001". "É o pedido mais esdrúxulo que eu vi em toda minha vida. É uma caçada humana que não tem paralelo no mundo", opinou. Já o promotor da área de inclusão social, Eduardo Ferreira Valério, disse que o pedido de Doria "é um impressionante retrocesso ao começo do século XX", uma vez que abre margem para que se considere "aspectos raciais e sociais" na internação das pessoas, e não "terapêuticos ou científicos”.

Após a megaoperação do último domingo, os dependentes químicos se espalharam por outras 23 regiões da capital, de acordo com a Guarda Civil Metropolitana. A principal delas é a praça Princesa Isabel, onde centenas de pessoas se aglomeram em um mercado aberto. Oficialmente, entretanto, a prefeitura diz que a cracolândia “acabou”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_