_
_
_
_
_
Editorial
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Os crimes de Assad

O enforcamento de milhares de prisioneiros numa prisão da Síria deve ser perseguido pela justiça internacional

Bashar al-Assad, durante um encontro com jornalistas em Damasco.
Bashar al-Assad, durante um encontro com jornalistas em Damasco.SANA HANDOUT (EFE)

A monstruosa campanha de execuções por enforcamento realizada na prisão síria de Saidnaya seria, se confirmada, um grave crime contra a humanidade. A denúncia, feita pela Anistia Internacional, afetaria entre 5.000 e 13.000 pessoas – com o agravante de que a maioria das vítimas era civil – e incorpora essa matança à lista de grandes horrores de um conflito no qual as atrocidades se sucedem sem descanso.

Mais informações
Rajoy erra
Muito mais que futebol
Firmeza frente a Trump

Essa revelação deve servir para lembrar a comunidade internacional da natureza criminosa do regime instaurado por Bashar al-Assad. A violação sistemática dos direitos humanos e a brutal repressão de grandes parcelas da população síria foi uma constante durante todo o período de domínio da família Assad, que começou em 1971. Sua resposta, brutal, às demandas de abertura que surgiram na sequência da “Primavera Árabe” jogou o país numa guerra civil devastadora e deixou a oposição democrática enfraquecida diante do auge do jihadismo mais violento que a região conheceu.

O regime de Bachar não fez restrição alguma na hora de empregar qualquer medida, por mais cruel e violenta que fosse a guerra civil que assola a Síria desde 2011. Violou as convenções internacionais sobre a guerra no que diz respeito ao trato aos combatentes inimigos, recorreu ao uso de armas químicas e castigou muito além do aceitável num conflito armado a população civil das cidades que se levantaram contra sua ditadura. Os milhões de refugiados e deslocados sírios, na Europa e em outros países do Oriente Médio, são a prova cabal da impossibilidade de permanecer num país em que a vida há muito deixou de ter valor.

É impossível esquecer esse histórico sangrento quando se busca uma saída para a guerra na Síria. A brutalidade e o fanatismo dos opositores de Assad, o Estado Islâmico em particular, de modo algum absolve ou condena os crimes de Assad. Infelizmente, dada a atual correlação de forças, com um regime fortalecido pelo apoio militar russo e iraniano e uma oposição fragmentada e oprimida pelo jihadismo mais radical, a saída de Assad e seu comparecimento perante a justiça internacional para responder por seus atos, sendo a única solução desejável, está longe de ser imediata. A sobrevivência de Assad no poder e a possibilidade distante de que se faça justiça no seu caso oferece uma amarga lição sobre as consequências da debilidade da comunidade internacional que dificilmente esqueceremos.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_