_
_
_
_
_

Facebook anuncia um plano com sete pontos para combater notícias falsas

Mark Zuckerberg tenta conter a desconfiança gerada após a eleição de Trump nos EUA

Mark Zuckerberg durante sua visita a Lima.
Mark Zuckerberg durante sua visita a Lima.MARIANA BAZO (REUTERS)
Mais informações
Quem vive numa bolha?
Vitória de Trump ressuscita velhos medos
Por que depois da vitória de Trump este artigo dos anos 30 sobre Hitler viralizou

Mark Zuckerberg reagiu. Embora evite o termo “notícias falsas”, preferindo falar em desinformação, o criador do Facebook se pronunciou sobre a polêmica que atinge essa rede social desde a vitória eleitoral de Donald Trump nos Estados Unidos. Numa postagem em tom intimista no seu mural, como se estivesse se dirigindo aos seus amigos, o empresário anunciou que o Facebook irá tomar medidas para evitar a difusão de boatos falsos.

“Levamos a desinformação a sério. Nossa meta é conectar as pessoas com os assuntos que fazem mais sentido para elas, e sabemos que as pessoas querem informações precisas. Estamos há bastante tempo trabalhando neste problema”, diz ele no começo, para em seguida reconhecer a responsabilidade do serviço que dirige, uma maneira de evidenciar que não é apenas um difusor. “Apesar de já termos progredido, resta muito por fazer”, diz.

A lot of you have asked what we're doing about misinformation, so I wanted to give an update. The bottom line is: we...

Posted by Mark Zuckerberg on Friday, November 18, 2016

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

A figura do editor de conteúdo é relativamente recente no Facebook. Em geral, eles se baseiam nas críticas da sua comunidade para dizer o que é falso ou não. Contam com ferramentas para isso, mas também é verdade que essas mentiras nunca desaparecem completamente. Por suas palavras, se deduz que o Facebook tampouco tentou completamente esses materiais. “Assim como não gostamos de matérias caça-cliques, de spam e de fraudes no feed de notícias, penalizamos esse conteúdo para que tenha muito menos chance de ser difundido.”

Uma das máximas de Zuckerberg, que se reflete em muitas de suas ações, inclusive na sua iniciativa para a erradicação de doenças, é que tudo se comporta como um sistema informático. Ele considera que qualquer processo sempre pode ser melhorado.

Diante da onda de críticas e da perda de confiança, Zuckerberg publicou uma lista de sete medidas para começar a enfrentar o problema. As soluções propostas incluem botões de alerta, sistemas de prevenção baseados em algoritmos e a criação de equipes humanas especializadas, com a ajuda de especialistas externos.

Jeff Jarvis, especialista em novas medidas e professor da Universidade de Nova York, considera que não é trabalho da rede social decidir o que é ou não verdade, e sim oferecer ferramentas para dificultar sua difusão. “Não se trata tanto de julgar, como se fossem censores. Todos nós temos medo de acabarmos com listas negras. Trata-se de melhorar a experiência online de todos, de torná-la mais prazerosa e confiável”, escreve Jarvis no seu blog.

As soluções propostas vão desde botões de alerta, sistemas de prevenção baseados em algoritmos e a criação de equipes humanas especializadas, com especialistas externos

Vivek Wadhwa, empreendedor e professor na Universidade Carnegie Mellon, no Vale do Silício, insiste em que não é algo que se possa solucionar com algoritmos, e tampouco apenas com humanos, e sim um fenômeno que merece uma reflexão prévia para esclarecer o que se exatamente se deseja detectar e excluir.

Segundo o post de Mark Zuckerberg, estas são as sete medidas que o Facebook se compromete a adotar:

Detecção mais sólida: Isso é o mais importante que podemos fazer para melhorar nossa capacidade de classificar a desinformação. Isto significa melhores sistemas técnicos para detectar o que nossos usuários marcarão como falso antes mesmo que elas o façam.

Denúncias fáceis: Facilitar a denúncias de reportagens falsas nos ajudará a encontrar mais desinformação mais rapidamente.

Verificação de terceiros: Há muitas organizações respeitadas de checagem e, apesar de já termos procurado algumas, planejamos aprender com muitas outras.

Advertências: Estamos analisando como etiquetar matérias que já foram apontadas como falsas por terceiros ou por nossa comunidade e como mostrar os alertas quando as pessoas as leem ou compartilham.

Qualidade dos artigos relacionados: Estamos elevando o nível das matérias que aparecem nos “artigos relacionados” sob os links do feed de notícias.

Perturbar a economia das notícias falsas: Grande parte da desinformação é difundida por spams com motivação financeira. Estamos procurando formas de atrapalhar essa atividade econômica com políticas publicitárias como a que anunciamos nesta semana e uma melhor detecção de ad farms [sites que contêm apenas links para anúncios].

Escutar: Vamos continuar trabalhando com jornalistas e outros membros do setor da mídia para colhermos sua opinião, em especial, a fim de melhor entendermos seus sistemas de checagem e aprendermos com eles.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_