_
_
_
_
_

Facebook e Google declaram guerra aos sites de notícias falsas

Gigantes tomam medidas para impedir que páginas maliciosas se beneficiem de seu sistema de publicidade

O logo do Google, em sua sede de Bruxelas.Vídeo: AP | EPV

Google e Facebook declararam guerra aos sites de Internet que difundem notícias falsas, que o buscador e a rede social vão impedir que se beneficiem de seus serviços de publicidade. As notícias falsas, portanto, continuarão aparecendo nas buscas e poderão ser compartilhadas, mas não poderão obter anúncios por intermédio dos gigantes do Vale do Silício, o que pode significar sua asfixia econômica. Nenhuma das duas empresas especificou como identificará os sites mentirosos contra o quais aplicará estas medidas.

Ambas as corporações tomaram esta decisão depois que o Facebook foi acusado de ter influído na campanha das eleições presidenciais dos Estados Unidos com a difusão de informações falsas que, no final, supostamente favoreceram Donald Trump. A mais criticada foi a que afirmava que o papa Francisco havia dado seu apoio ao candidato republicano. Na sexta-feira, durante uma conferência transmitida na ferramenta que mais promovem, o Facebook Live, o próprio Mark Zuckerberg justificou seu papel durante a campanha: “De tudo o que as pessoas publicam no Facebook, 99% é autêntico. Somente uma pequena quantidade de notícias são falsas ou um engano”, escreveu o criador da rede social no sábado. Pensar que “tenham influído nas eleições de todo modo é uma ideia muito louca. Os eleitores tomam decisões baseando-se nas experiências que vivem”.

Mais informações
Como mudar o que o Google sabe sobre você
Os absurdos do algoritmo que escolhe as notícias do Facebook
Facebook privilegiará amigos e familiares em vez de notícias

Mas também reconheceu que nem sempre sabem como aferir o que se promove em seus murais: “Não queremos mais notícias falsas no Facebook, nossa meta é que tudo tenha sentido. E entre nossas responsabilidades está evitar que as notícias falsas sejam difundidas. Isso me importa muito, mas nos custa identificar ‘a verdade’. Enquanto algumas histórias falsas podem ser desmascaradas facilmente, outras nem tanto. Sobretudo quando alguém não está de acordo com um argumento e o tacha de falso, embora os fatos não o sejam. E vice-versa. Estou certo de que a comunidade nos irá dizendo o que é que faz sentido, e que nós mesmos tomemos consciência de nossa arbitrariedade”.

No entanto, o primeiro passo foi dado na segunda-feira pelo Google ao anunciar que impedirá o uso de seu serviço online de publicidade (AdSense) pelos sites que propagam notícias falsas, segundo antecipou The New York Times. Horas depois, o Facebook anunciava que não mostrará anúncios em sites que incluam conteúdos enganosos. Isso levará a mudanças em sua ferramenta Audience Network, um autosserviço de publicidade online que aceita ou rejeita a promoção de links em poucos minutos. Daqui por diante vai identificar melhor os sites de conteúdo ilegal, uma lista à qual serão acrescidas as páginas de fake news e os sistemas hoax (mensagens falsas em rede que são reproduzidas em fóruns, redes e mensagem eletrônica).

“Atualizamos nossa política para deixar claro que também [o sistema de veto] vai ser aplicado às notícias falsas”, disse um porta-voz do Facebook em um comunicado. “Nossa equipe continuará vigiando de perto os possíveis novos sites de falsidades e monitorando os existentes para garantir o cumprimento” da nova normativa da rede social.

“A partir de agora, vamos restringir a publicação de anúncios em páginas cujo objetivo principal do editor e o do proprietário do site seja tergiversar ou difundir informação falsa”, disse o Google em uma nota. O AdSense, sua principal fonte de receita, utiliza uma combinação de decisões humanas e ferramentas informáticas para decidir quais conteúdos ou sites inclui no conjunto de páginas maliciosas, ilegais ou mentirosas. Para o Google e o Facebook, as receitas de publicidade são a principal fonte de lucro, o que lhes permite experimentar e criar outros tipos de serviço, como a realidade virtual ou os drones que levam conexão de Internet grátis aos lugares mais remotos do planeta. Se a plataforma de publicidade fracassa, por diminuição do dinheiro que entra ou perda de confiança em sua forma de promover os links, seu ciclo de inovação e expansão seria claramente afetado.

Apesar desta iniciativa, nenhuma das duas empresas disse nada sobre o veto ao aparecimento dos sites mentirosos nas buscas ou a mera publicação na rede social, como afirma a agência Reuters. A AdSense permite aos anunciantes colocar anúncios em milhões de sites e é uma fonte de receita para muitos editores.

Durante a campanha eleitoral, o site BuzzFeed mostrou como na Macedônia estavam criando sites com a única finalidade de difundir notícias falsas sobre Hillary Clinton, que depois eram compartilhadas maciçamente, o que permitia a esses mesmos sites receber dinheiro por intermédio da publicidade que o AdSense do Google lhes repassava. Foi o Buzzfeed, um site de notícias centrado em millennials, que revelou a existência de um grupo de funcionários do Facebook crítico da atuação durante a campanha. Um dos problemas internos tem a ver com a equipe de gestão de notícias. Embora o Facebook enfatize que não é uma mídia, conta de fato com jornalistas. Em meados do ano demitiu grande parte da equipe que escolhia os temas candentes para deixar essa função em mãos de um algoritmo. O resultado foi, precisamente, a exposição maciça de histórias tanto falsas como truculentas, em lugar destacado da página de capa de cada perfil.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_