Lançamento do iPhone 7: câmera revolucionária e sem ‘jack’ de fone de ouvido
Apresentação do novo modelo do celular da Apple, na quarta-feira, traz mudanças importantes
O tempo para rumores e vazamentos está acabando: no dia 7 de setembro a Apple finalmente apresentará os produtos para o Natal e grande parte de 2017; é seu famoso keynote, cozinhado a fogo lento em meio a vazamentos e rumores que sempre conseguem disparar o nível de atenção. Em 2016 o evento conta também, como se fosse pouco, com uma atração extra: o esperado iPhone 7 pode ser um modelo de transição à espera do décimo aniversário do celular, que acontece no ano que vem.
Uma das principais críticas recebidas pela Apple por parte de seus seguidores é justamente a ausência de grandes mudanças estéticas no equipamento e a limitação de suas novas funções, sempre considerando como certos os rumores que já conhecemos. Nesse explosivo caldo de cultura, a Samsung teria muito a ganhar com o Galaxy Note 7, mas parece que os coreanos não conseguem por sua vez que tudo saia da maneira apropriada, e agora deram um tiro no pé, precisando retirar o produto de circulação porque a bateria queimava.
O último a fazer suas apostas foi o analista mais reconhecido nessa bola de cristal anual na qual se transformaram os dias anteriores à apresentação da Apple. Ming-chi Kuo, analista da KGI Securites, não costuma falhar. O que se sabe do iPhone 7 até o momento?
Formato
Em relação ao aspecto estético, mudanças, somente os necessários. Essa é uma máxima que a Apple manteve fielmente desde o lançamento do primeiro modelo e, como as vendas são boas, para que mudar? Pelos diversos vazamentos sabemos que quase não existirão diferenças importantes no formato do novo modelo, e era necessária uma mudança se nos atemos à disciplina da denominação de modelos. A empresa de Cupertino não quer espantar sua legião de usuários com mudanças radicais, mas se permitirá algumas licenças: o iPhone 7 deve vir em uma variada gama de cores. Algo que pode parecer pouco em um mercado tão competitivo, mas falamos do iPhone e seu alcance midiático. A cor que mais causa impressão aos fãs em casa é o piano black, uma refinada tonalidade negra que, ao que tudo indica, deverá ser uma das principais escolhas dos compradores.
Sem ‘jack’ de fones de ouvido
A Apple é famosa por mudar os padrões e não tem medo na hora de levar toda a indústria com ela. Nesse sentido, uma das principais novidades esperadas do novo modelo é a eliminação do conector para os fones de ouvido. Qual é o objetivo? O fabricante mata dois coelhos com uma cajadada: libera o valioso espaço ocupado pelo jack no cada vez mais compacto formato (essa redução pode ser aproveitada para tornar o celular mais fino e, ao mesmo tempo, melhorar o sensor dos dedos) e, por outro lado, oferece ao usuário uma experiência melhor ao eliminar os cabos dos fones de ouvido (se espera que o iPhone 7 venha com os chamados airpods, fones de ouvido sem fio). O uso de fones de ouvido sem fio no mercado de celulares é novo? Não, mas a Apple seria a primeira a oferecer essa possibilidade como padrão em seu aparelho, apesar do usuário continuar com a opção de utilizar o cabo graças ao conector multifuncional Lightning.
Resistente à água (mas não submergível)
É sem dúvida uma das maiores demandas dos usuários. Por que não fazer o iPhone resistente à água como alguns modelos de seus rivais? Parece que finalmente o aparelho chegará ao mercado com a certificação IPX7, que é preciso detalhar com cautela: resiste à água, mas não podemos mergulhar com ele. É a mesma certificação do Apple Watch: um mergulho rápido (resiste até um metro de imersão pelo tempo máximo de 30 minutos), o suor e as gotas de chuva não serão um problema, mas não poderemos mergulhar e nadar com ele.
Uma câmera que irá dar o que falar
A Apple sabe o valor do peso da câmera de fotos em um smartphone e por isso essa função sempre costuma ser protagonista em cada novo modelo. O fabricante há tempos fugiu da guerra dos megapixels, demonstrando que não existe uma correlação direta entre mais capacidade e qualidade das fotos. Nesse sentido, as melhoras chegam sempre por outros meios e no iPhone 7 essa versão viria com uma melhora importante: a câmera dual. Pelos diversos vazamentos sabemos que o aparelho terá uma lente dupla e os analistas da KGI especulam sobre suas possíveis aplicações: se espera que essa câmera permita ao usuário trabalhar com o zoom em um conceito muito semelhante ao apresentado pela câmera Lytro. Os analistas dizem que essa câmera estaria disponível somente no iPhone 7 Plus e que viria também com estabilização óptica, mas é preciso ver exatamente quais os resultados oferecidos pela Apple com a câmera, e o saberemos na keynote.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.