_
_
_
_
_

A Itália de Antonio Conte

Seleção italiana demonstra, dentro das suas limitações, que além de trabalhadora e trabalhada também sabe ser bela

Eleonora Giovio
Buffon e sua já famosa comemoração depois da vitória contra Espanha.
Buffon e sua já famosa comemoração depois da vitória contra Espanha.CHARLES PLATIAU (REUTERS)

“Desculpe, mas quanto você corre durante as partidas”, perguntou um jornalista austríaco na noite de segunda-feira ao técnico Antonio Conte, que não havia parado quieto à beira do campo nem quando caiu o dilúvio do século. “Os jogos também sou eu quem tem que jogar. Outro dia o preparador físico me propôs colocar um GPS para medir os quilômetros que faço e com qual intensidade...”, respondeu o treinador italiano, que comemorou o gol de Pellè dando um salto para cima do banco de reservas. Conte Corre, a Itália corre.

Sua Azzurra é trabalhadora e trabalhada. Mas demonstrou que também sabe ser bela. Não tem estrelas, chegou à Eurocopa como um time de desconhecidos, com as baixas de Verratti e Marchisio e um ataque pálido e sem gols, que no entanto conseguiu se sobrepor a todos e eliminou a Espanha, atual campeã. “As ideias ganharam do talento”, disse Conte após o jogo. Para mexer com os brios dos jogadores, usou a seguinte mensagem: “Alguns os tacham de medíocres, e demonstraremos que não é assim”.

Mais informações
Após Islândia bater Inglaterra, essas são as quartas de final da Eurocopa
Itália vence a Espanha e se classifica para as quartas da Eurocopa 2016
Convocação da seleção olímpica brasileira tem surpresas

Não se limitou a isso. Taticamente, também concebeu uma partida perfeita. Criou superioridade no centro de campo, pressionou na frente, conseguiu uma saída rápida da bola, barrou os laterais da Espanha, freou Busquets – mais preocupado em amarrar Pellè – e desconcertou Del Bosque e seus jogadores, sobretudo Iniesta. “[Conte] pediu que fôssemos para cima, pressionando para que eles não conseguissem nem pensar”, comentou Giaccherini, a alma da Itália de Conte.

“Esta vitória nasceu em 18 de maio, no dia em que começou a concentração. Conte desde então não para de repetir que se fizermos o que sabemos não temos limites”, declarou Eder, transformado pelo treinador após cinco meses muito apagados na Inter. O técnico parece ter o poder – na verdade, a capacidade – de ressuscitar seus atletas. Apostou nos jogadores com os quais iniciou a caminhada rumo à Eurocopa, em agosto de 2014, embora alguns não estivessem muito em forma. Preferia continuar com seu grupo a se arriscar a dinamitá-lo. Sabia que seus jogadores não o decepcionariam e que lhe retribuiriam a confiança dentro de campo. Queria jogadores multifuncionais, capazes de se sacrificar e adaptar ao jogo em várias zonas do gramado, para assim poder suprir eventuais baixas. E conseguiu.

“Não somos uma seleção, somos uma equipe, e estou há dois anos batalhando para conseguir esta mentalidade. O futebol italiano está passando por um momento em que é preciso chegar a esses torneios como equipe, não podemos depender dos talentos.” Entre outras coisas porque não os tem (na zona de criação, porque na zaga eles sobram).

Chiellini, visionário

“Somos inferiores a muitos, mas humildes”, resumiu, após a classificação para as quartas de final, Gigi Buffon, o capitão que, aos 38 anos, continua sendo um exemplo de entrega e carisma para todos os seus companheiros e de presença em campo para os rivais. Ele estava na decisão por pênaltis contra a Espanha na Eurocopa de 2008. Também na final de 2012. Assim como Chiellini, que abriu o placar. Quando o zagueiro da Itália disse a Pellè: “Olhe para mim, vou tentar o rebote e marcar”, todos o olharam como se fosse louco. Mas conseguiu. Aquela falta de Eder que terminou em gol também foi ensaiada, e muito, durante os treinos da Itália. Por isso Chiellini tinha certeza de que conseguiria aproveitar o rebote.

“Quando marquei, pensei que era o destino. Pensei que, antes de dar adeus à seleção, eu merecia ganhar da Espanha, porque ela me fez sofrer muito nestes anos. Tiramos uma pedra do sapato [umsassone, diz, uma pedra enorme e muito pesada]. Tínhamos sede de revanche, a Espanha era o nosso bicho-papão”, disse o zagueiro. “Dava para ver que tínhamos alguma coisa dentro de nós, que queríamos mais do que eles, e queríamos fechar o círculo para apagar tantas derrotas”, acrescentou. As derrotas foram apagadas numa canetada, com um exercício de trabalho, esforço, mas também com bom futebol.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_