Júpiter será visto de qualquer ponto da Terra no dia 8 de março
Não será preciso usar telescópios para observar o maior planeta do Sistema Solar
Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar e o quinto a partir do Sol, será visto de qualquer ponto da Terra em 8 de março, sem que seja necessária a ajuda de telescópios ou binóculos. Uma vez a cada 13 meses, a Terra se encontra diretamente alinhada entre Júpiter e o Sol. Os astrônomos chamam esse evento de “oposição de Júpiter”, uma posição em que o astro está completamente iluminado pelo Sol e no seu ponto mais próximo da Terra. A união desses dois fatores faz de Júpiter, quando alcança o ponto mais alto do céu, o objeto mais luminoso do firmamento noturno e o segundo planeta mais brilhante, depois de Vênus. Entretanto, Vênus só brilha de dia, ao passo que Júpiter ficará aceso a noite toda.
O astro subirá pelo leste, ao entardecer, e atingirá seu ponto mais alto por volta de meia-noite, até se pôr no oeste ao amanhecer. Como está no lado oposto ao Sol, ficará visível a qualquer momento da noite, mas especialmente depois da meia-noite.
“Por estar em direção oposta ao Sol, quando chega a noite ele fica completamente iluminado pelo Sol. Isto permite que se veja bastante bem, mas a órbita de Júpiter continua estando muito distante da nossa”, explica Juan Antonio Bernedo, técnico-chefe do planetário de Madri, que recorda que a observação de Júpiter é possível também em qualquer outra noite sem a necessidade de telescópio.
Em 22 de maio, será a vez de observar a oposição de Marte. A proximidade do nosso planeta com a órbita marciana permitirá que ele seja visto integralmente quando a Terra estiver alinhada entre o Sol e o planeta vermelho.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.