_
_
_
_
_

Super Bowl 2016: tudo para entender o maior jogo do futebol americano

Evento esportivo chega a juntar 100 milhões de espectadores no mundo

Daniels, dos Broncos de Denver, em um partido.Vídeo: DAVID ZALUBOWSLI (AFP)
GORKA PÉREZ

É o evento esportivo que mais norte-americanos reúne na frente da televisão e que chega a juntar 100 milhões de espectadores em todo o mundo. Por isso tudo que rodeia o Super Bowl, o encontro final entre as duas melhores equipes da NFL, desperta um interesse inusitado.

Para o amador entendido em um esporte praticado na Espanha por apenas 39 times federados, acompanhar o encontro mais importante do ano é um exercício divertido. No entanto, quem se aproxima pela primeira vez do futebol americano vai achar complicado entender tudo que acontece no campo a cada momento. Aqui estão algumas explicações que podem ajudar a evitar se perder entre tantos touchdowns.

Que é a linha de scrimmage?

É essa linha que marca a televisão antes de começar uma jogada e que divide a linha de ataque da equipe que vai iniciar e a linha defensiva do rival. Embora o termo seja usado de forma genérica, na verdade existem duas linhas para marcar as posições das duas equipes em campo. A área resultante entre as duas marcas é conhecida como zona neutra. A jogada termina – e é marcada de novo a linha de scrimmage da seguinte – no momento em que o jogador que possui a bola toca o chão com seu corpo, seja derrubado ou depois de se jogar por vontade própria.

Por que o jogo para tanto?

No momento em que um jogador é derrubado ou se joga voluntariamente no chão com a posse da bola, a jogada é concluída. No entanto, há um tempo determinado para que cada equipe consiga avançar até a linha de gol. Esse tempo ou oportunidade é conhecido como down. Cada equipe tem até quatro downs para percorrer pelo menos 10 jardas (menos de 10 metros) em cada jogada. Pode ocorrer que em um passe para trás algum jogador seja derrubado e termine a jogada. Se for assim, os metros a percorrer marcados em função da posição anterior (a TV também indica com infografias) continua, assim de acordo com este exemplo as jardas a completar iriam crescendo. Por isso é habitual que o jogo esteja sempre parado, já que não é sempre que cada jogada consegue completar um down na primeira tentativa.

Shiloh Keo, dos Broncos, marca Julian Edelman, dos Patriots.
Shiloh Keo, dos Broncos, marca Julian Edelman, dos Patriots.USA TODAY Sports

Por que todas as bolas precisam chegar ao quarterback?

O quarterback é o jogador encarregado de marcar a jogada ofensiva a ser realizada e executá-la. De sua habilidade na interpretação do arranjo defensivo do oponente e da força e precisão do passe ao companheiro depende diretamente o ponto de seu time. Por essa razão, é um dos jogadores mais valiosos e a figura a manter a salvo de bloqueios e marcação em cada jogada. Disso se encarregam geralmente jogadores de grande corpulência e peso que o defendem dos rivais que, no momento em que a bola sai do chão, vão direto para cima dele.

Quando a bola é chutada?

Imagine que uma equipe está na quarta descida e está longe demais da linha do gol para conseguir alcançá-la com um passe final. Então, se a distância permitir, pode escolher completar a jogada com um gol de campo – field goal em Inglês. Para isso vai colocar a bola no chão e seu kicker deve conseguir que cruze entre os dois postes que estão atrás da defesa rival. Se conseguir soma três pontos para sua equipe, metade do valor de um touchdown (seis). Também pode ser uma estratégia se estiver terminando o tempo da partida e for necessário marcar ou, se estiver em uma área perigosa, usando como estratégia defensiva. O field goal mais distante foi marcado por Ola Kimrin, do Denver Broncos durante a pré-temporada de 2002, de 65 jardas (60 metros) de distância. Também é realizado depois de fazer um touchdown, mas neste caso tem o valor de um ponto.

Por que ficam tão louco com as celebrações?

É um espetáculo e os jogadores são os principais protagonistas. Assim, cada um deles tem sua comemoração particular, quando marcam um touchdown, um dos objetivos que geram mais adrenalina no mundo do esporte. Geralmente são danças cômicas que acabam se tornando referência para os fãs. O show deve continuar.

E agora que começo a entender, onde posso ver o jogo?

Aqueles que não conseguirem reservar um lugar no Levis Stadium de Santa Clara (Califórnia) e não quiserem perder um único minuto do evento poderão ver na televisão. No Brasil, o canal que vai transmitir o encontro será a ESPN. A partida começa às 21h (horário de Brasília).

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_