_
_
_
_
_

Assim é Titã, a grande lua ‘terráquea’ de Saturno

NASA publica imagem espetacular composta de várias fotos captadas pela sonda 'Cassini'

Imagem de Titã, captada pela 'Cassini'.
Imagem de Titã, captada pela 'Cassini'.NASA.

A NASA divulgou uma imagem espetacular em infravermelho de Titã, a maior lua de Saturno, como nunca antes se tinha visto. A imagem foi feita a partir de uma composição de fotografias captadas pela sonda Cassini em 13 de novembro passado.

As cores da imagem não são reais; as brumas da lua obrigaram a sonda a usar diferentes longitudes de onda com seu espectrômetro de cartografia infravermelha. A cor azul intensa responde a uma longitude de 1,3 micras, enquanto que o verde representa 2 e o vermelho, 5 micras.

Mais informações
“É possível que Marte volte a ter vida”
NASA revela possíveis vulcões de gelo em Plutão
O inesperado ‘asteroide de Halloween’ tem forma de caveira
Todas as fotos do homem na Lua já estão disponíveis na Internet

Ainda que as cores não sejam reais, a agência espacial norte-americana garante que as imagens revelam que a superfície da lua de Saturno é muito parecida com a Terra: há dunas no norte e no sul, também lá lagos de metano e canais de rios.

A fotografia tem diferentes níveis de detalhe dependendo da altura em que voava a sonda quando capturou as imagens. A distância mais próxima a qual voou a Cassini desta lua foi 10.000 quilômetros.

Titã é a maior lua de Saturno, e a segunda maior do Sistema Solar (tem um diâmetro 50% maior do que o da nossa Lua). Está rodeada de uma espessa bruma, então os telescópios nunca puderam observá-la com precisão. É de grande interesse para os cientistas, já que tem líquido em sua superfície e uma atmosfera densa e complexa, composta de metano e carbono, semelhante à da Terra primitiva. Também se detectou propileno na atmosfera, o único lugar onde já se encontrou essa substância no Sistema Solar, com exceção da Terra.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_