Modelo posa sem filtros no Instagram e perde milhares de seguidores
'Top' britânica Stina Sanders postou fotografias reais de seu dia a dia na rede social
Depois de Essena O’Neill revolucionar as redes sociais durante uma semana com seu protesto contra o Instagram e “as farsas” que, segundo ela, se escondem por trás das fotografias publicadas, outra modelo, desta vez britânica, decidiu postar em sua conta imagens reais de seu dia a dia. E, como nesses casos, a reação dos usuários foi instantânea, embora provavelmente não fosse a esperada: o desafio custou a Stina Sanders quase 3.000 seguidores, mas também recebeu mais comentários positivos que nunca.
“Queria ver o que acontecia se deixasse de publicar fotos glamourosas e começasse a publicar essas coisas que você não compartilha nem com os amigos; coisas tabu”, explicou Sanders, de 24 anos, à revista People. A modelo concorda com a ideia divulgada por Essena O’Neill de que “as redes sociais não são a vida real”: “Pessoalmente acredito que o Instagram é tão falso... a quantidade de filtros, de retoques... Achei que fazer isso seria interessante”, relatou a top.
Sanders se fotografou depilando os pelos faciais, em uma visita ao médico para realizar uma irrigação de cólon porque sofre de cólon irritável, em uma sessão com seu psicoterapeuta, com o esmalte das unhas descascado ou fazendo selfies em que aparece pouco favorecida. Imagens que estão muito longe de parecer com as que publicava habitualmente: praias paradisíacas, comida com aparência deliciosa ou poses que realçam sua figura.
“Normalmente eu gosto de utilizar filtros ou aplicativos para melhorar as fotografias, mas prometo que nestas não havia um pingo de maquiagem e não modifiquei nada”, confessou a modelo, que reconheceu que a reação de seus fãs a surpreendeu: “Pensei que me seguiriam da mesma forma, mas aconteceu justamente o contrário. Tive uma diminuição maciça de follows”. A britânica recuperou audiência, formada por novos admiradores que apreciam e aplaudem sua sinceridade, e na atualidade conta com 14.300 seguidores.
Contudo, houve uma grande quantidade de usuários da rede social que se pronunciou a favor do gesto de transparência de Sanders, que acredita que as pessoas gostaram de ver que ela também se comporta como qualquer outra mulher anônima. “Eu faço minhas tarefas de manutenção às segundas-feiras”, escreveu uma seguidora da modelo na fotografia da depilação. A top também recebeu apoio em um tema mais sério, seu tratamento psicológico contra a ansiedade: “Nunca tinha falado muito sobre este assunto. É a fotografia que mais apoio recebeu”, conta.
Parece que as modelos e estrelas das redes sociais estão cansadas de mostrar ao público fotografias que não representam sua vida verdadeira. Pode ser uma moda ou talvez um grito desesperado da indústria da moda nas redes sociais. “Quem se importa com a aparência do seu cabelo? Esteja feliz consigo mesma e seja confiante quando se olhar no espelho”, sentencia Sanders.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.