_
_
_
_

Projeto do Ministério Público Federal quer fechar as portas para corruptos

Entra as dez medidas propostas, estão a criminalização do enriquecimento ilícito

O projeto de lei proposto pelo Ministério Público Federal chamado Dez Medidas Contra a Corrupção é um esforço dos procuradores de fechar as brechas no judiciário encontradas durante a Lava Jato. A ideia é coletar assinaturas da população para em seguida enviar o texto ao Congresso. Até o momento mais de 240.000 pessoas já assinaram a petição.

Mais informações
PF pede ao Supremo para ouvir Lula sobre esquema da Lava Jato
No centro da Lava Jato, Marcelo Odebrecht chama delator de dedo-duro e recebe elogios na CPI

As medidas tem relação direta com os crimes investigados pela operação do MPF e da Polícia Federal. Uma delas, por exemplo, propõe a criminalização do caixa 2 feita por partidos políticos bem como da prática "de ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal". Esse ponto é central na Lava Jato, uma vez que delatores como Ricardo Pessoa, da empreiteira UTC, afirmaram ter feito pagamento de propina camuflado de doações oficiais ao PT.

O projeto também busca facilitar a ampliar a recuperação de bens de suspeitos de corrupção, inclusive com o uso da "prisão preventiva para evitar a dissipação do dinheiro ilícito ganho com crimes". Nas investigações da Lava Jato os procuradores verificaram mais de uma vez que os suspeitos continuaram movimentando dinheiro em contas em off-shores mesmo cientes que estavam na mira da operação.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_