_
_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Brasil merece mais

País precisa que a justiça atue e identifique responsabilidades, que os políticos estejam à altura e que as instituições assumam seu papel

Protesto na Avenida Paulista, São Paulo.
Protesto na Avenida Paulista, São Paulo.Andre Penner (AP)

As manifestações do domingo nas principais cidades brasileiras contra a presidenta Dilma Rousseff podem ser um termômetro do ânimo de parte dos brasileiros em relação à mandatária, mas deixam a crise política que o país enfrenta como estava e não justificam em nenhum caso que a presidenta deva abandonar o poder nem tampouco que seja iniciado um processo de impeachment contra ela. Enquanto parte da oposição afirma que os eleitores se voltaram contra a presidenta, e que esta deve ser submetida a um impeachment, o Governo afirma que, em relação aos protestos de alguns meses atrás, as manifestações diminuíram de tamanho e continuam sendo formadas, na maior parte, pela classe média e alta acomodada.

É bom lembrar que Dilma não foi acusada de corrupção por nenhuma instância judicial e que uma coisa é a responsabilidade política e outra, a penal. Usar como arma política o recurso legal que significa a destituição do chefe de Estado pelo Parlamento levaria o país perigosamente a cenários de instabilidade institucional que ele parecia ter deixado para trás ao se tornar uma potência regional e um exemplo para o mundo todo de sucesso no desenvolvimento e no combate à pobreza.

Mais informações
Câmara ignora crise e apelo de Temer e aprova aumento de gastos públicos
Sem unidade, uma ala do PSDB quer nova eleição e outra espera por 2018
Perfil de quem foi à Paulista destoa de lideranças e não poupa ninguém
Após protesto, Governo se diz otimista e FHC pede renúncia de Dilma

Enquanto o Brasil é envenenado por um debate político estéril e paralisante, o consumo continua em queda e o real perde valor, embora as perspectivas macroeconômicas deem alguma esperança. O pior são as cenas de protestos nas ruas, do Congresso à mercê do humor de deputados ruidosamente militantes e da presidência encurralada, algo que prejudica a imagem de país responsável que o Brasil conseguiu, com tanto esforço, construir durante duas décadas.

O que o Brasil precisa neste momento é que a justiça atue e responsabilidades sejam identificadas, que os políticos estejam à altura e que as instituições assumam seu papel. Os brasileiros não merecem nada menos que isso.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_