Netflix oferece um ano de licença paternidade a seus funcionários
Empresa espera que outras companhias do Vale do Silício sigam seu exemplo
A Netflix não está inovando somente no setor de distribuição de conteúdo audiovisual. A companhia de Los Gatos agora desafia as grandes corporações dos Estados Unidos em questões trabalhistas, ao oferecer a seus cerca de 2.000 funcionários licenças maternidade e paternidade remuneradas pelo tempo que precisarem durante o primeiro ano de vida do bebê. O mesmo valerá para as adoções.
Tawni Cranz, responsável por captar e manter os profissionais, fez o anúncio no blog da empresa. Explicou que a intenção é “eliminar” uma preocupação constante dos funcionários que desejam ser pais, mas não dão esse passo por questões profissionais ou puramente financeiras. A intenção é que, dentro desse prazo, os pais possam retomar seu trabalho em tempo integral ou em meio período.
A Netflix já permite férias ilimitadas para os assalariados que cumprem as metas estabelecidas, uma iniciativa que acaba de ser adotada pelo conglomerado industrial General Electric. A SpaceX, companhia espacial fundada por Elon Musk, mantém creches em seus escritórios para ajudar seus funcionários a conciliar a vida profissional com a familiar.
“A experiência demonstra que as pessoas têm melhor rendimento no trabalho quando não precisam se preocupar com o lar”, afirma Cranz, que espera que a iniciativa sirva de exemplo a outras empresas tecnológicas, onde os funcionários enfrentam a mesma preocupação apesar dos salários altos. A Microsoft respondeu em poucas horas anunciando um aumento da licença para 20 semanas, com remuneração integral.
Microsoft amplia
Atualmente, a Microsoft oferece às mães oito semanas remuneradas. Também tem um programa de licenças paternidade de 12 semanas, mas só quatro semanas com remuneração integral. A iniciativa entrará em vigor em 1º de novembro na Microsoft , e a partir de terça-feira na Netflix.
A mudança de política da Microsoft, de acordo com sua vice-presidenta Katheleen Hogan, responde à aspiração de contar com funcionários que desejem construir suas carreiras na empresa. O Google, considerado uma das melhores empresas para trabalhar nos Estados Unidos, oferece licenças de 18 semanas para as mães e de sete a 12 semanas para os pais.
O Facebook concede quatro meses de licença para os novos pais. A iniciativa é muito generosa tendo em conta que esse tipo de afastamento costuma ser de 12 semanas para empresas com mais de 50 funcionários e a legislação trabalhista não obriga que sejam remuneradas. Para os funcionários públicos, a licença remunerada é de seis semanas.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.