_
_
_
_
_
Tribuna
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Os óculos de Schindler

O sucesso da Europa e a estagnação da África criaram um novo tipo de navio negreiro, transportando africanos empurrados pela fome

Durante séculos, os europeus e americanos, do Norte e do Sul, arrancaram africanos de suas vilas e famílias, transportando-os forçadamente em navios negreiros para escravizá-los. Graças a investimentos na educação, ciência e tecnologia os europeus conseguiram realizar o imenso sucesso da civilização industrial. O sucesso da Europa e a estagnação da África criaram um novo tipo de navio negreiro, transportando africanos empurrados pela fome. Mudou o mar, a direção dos barcos, o tipo de algemas, mas não mudou a ética.

Quando o continente europeu sofreu escassez, as Américas receberam dezenas de milhões de pobres europeus. Agora, a Europa constrói um muro para impedir a entrada de africanos esfomeados. Em algumas semanas, morreram mais africanos na Cortina de Ouro do Mediterrâneo, do que durante todo o tempo da Cortina de Ferro que separava a Europa Ocidental e Europa Oriental.

Mais informações
Europa dará dinheiro aos países dos imigrantes para deter o êxodo
Itália resgata 4.500 imigrantes no mar Mediterrâneo
Chegada de imigrantes ilegais à Europa triplica em 2015
Sobrevoando o Mediterrâneo para resgatar imigrantes: “Um vivo!”

Os livros O Erro do Sucesso - a Civilização Desorientada e a Busca de um Novo Humanismo, 2014, O que é Apartação, 1993, e A Cortina de Ouro, 1994, propõem que as grandes crises do mundo de hoje – desigualdade, migração, ecologia, terrorismo - decorrem do sucesso da civilização industrial que se protege deles construindo muros. A tragédia no Mediterrâneo é a mais visível desses “Erros do Sucesso” e da “Cortina de Ouro” para implantar a "Apartação Global".

Não fosse a riqueza europeia, os africanos não se apinhariam em frágeis barcos, sujeitos à morte, fugindo da pobreza. Isso não seria necessário se a riqueza criada ao longo dos últimos séculos tivesse se distribuído por todo o planeta; a crise ecológica não ocorreria, se o avanço técnico tivesse criado uma economia harmônica com a natureza; o terrorismo quase não existiria se o sucesso europeu respeitasse as diferenças culturais.

“Erro do Sucesso", “Cortina de Ouro", “Apartação Global” decorrem do fato de que o magnífico avanço técnico não esteve sujeito à orientação ética. Faltam óculos capaz de mostrar a estupidez e a injustiça do modelo seguido pelo progresso da civilização industrial. Oskar Schindler percebeu a imoralidade da perseguição de judeus e os contratou em sua fábrica, para salvá-los do holocausto. A Europa nega-se a dar emprego aos africanos ou a investir em educação e empregos na África. Prefere barrá-los no outro lado do Mediterrâneo ou deixar que morram afogados na travessia. Seus dirigentes reúnem-se para descobrir como barrar os africanos, como devolvê-los à asfixiada África.

Não adiantará a construção de uma “Cortina de Ouro” separando pobres e ricos; os pobres migrarão de qualquer forma: morrerão no caminho, desmoralizando a moral cristã dos ricos, ou inundarão a Europa comprometendo o modelo europeu.

A saída é uma mudança de ótica que leve a uma nova ética, óculos de Schindler para reorientar o progresso global, distribuindo seus benefícios com a África, como os EUA fizeram para reconstruir a Europa depois da II Guerra.

Cristovam Buarque é Professor Emérito da UnB e Senador pelo PDT-DF.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_