_
_
_
_
Corrupção na Petrobras
Análise
Exposição educativa de ideias, suposições ou hipóteses, baseada em fatos comprovados (que não precisam ser estritamente atualidades) referidos no texto. Se excluem os juízos de valor e o texto se aproxima a um artigo de opinião, sem julgar ou fazer previsões, simplesmente formulando hipóteses, dando explicações justificadas e reunindo vários dados

Corrupção... e algo mais

Problemas da petroleira brasileira vão além do desvio de dinheiro

Alicia González
O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, nesta quarta-feira durante a apresentação dos resultados financeiros auditados de 2014.
O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, nesta quarta-feira durante a apresentação dos resultados financeiros auditados de 2014.Antonio Lacerda (EFE)

Dando a volta por cima. A nova direção da Petrobras finalmente apresentou as contas auditadas da petroleira, algo que não fazia desde agosto de 2014, e revelou a difícil situação da empresa, além da trama de corrupção em que está envolvida a maior empresa pública da América Latina. Mas expor os erros do passado não garante por si só um novo começo.

As contas da Petrobras revelam a existência de uma corrupção sistemática e sistêmica. Os 6,2 bilhões de reais que se declaram perdidos são apenas uma estimativa da nova diretoria, que atribui às 27 empresas que participavam da trama um desvio de 3% do valor dos contratos. Poderia ser assim ou poderia ter funcionado de forma diferente segundo as empresas, o alcance dos contratos, a duração dos mesmos... Ainda não foi esclarecido o funcionamento da rede de corrupção. O Barclays calcula que a investigação sobre a Petrobras continuará nas manchetes durante, pelo menos, os próximos “dois ou três anos”. Assim não é fácil inaugurar uma “nova etapa”, como afirmava o presidente da petroleira, Aldemir Bendine. São necessárias mais medidas.

Apesar dos anos de auge nas matérias-primas, é a empresa com a maior dívida do mundo

Apesar de importante, a corrupção não é o único problema da Petrobras. A empresa reconheceu uma deterioração do valor por 44,6 bilhões de reais, pela queda do preço do petróleo, superfaturamento em vários projetos e mau planejamento. Tudo isso a levou a fechar 2014 com perdas líquidas de quase 21,6 bilhões de reais. No ápice de sua trajetória, o valor de mercado da Petrobras chegou a rondar os 275 bilhões de euros (825 bilhões de reais). Hoje é avaliada em apenas em 53 bilhões de euros.

“Esses dados oferecem a possibilidade de a empresa e a economia brasileira começarem a recuperar certa confiança, mas não acabam com o sentimento negativo do mercado”, resume Neil Sharing, economista chefe para mercados emergentes do Capital Economics em Londres.

Mais informações
Temer considera “impossível” a destituição de Dilma Rousseff
Novos desvios com a Lava Jato são uma incógnita, diz Bendine
Petrobras cai na bolsa com incertezas sobre alcance da Lava Jato

Apesar dos anos de glória que viveram as matérias-primas, a Petrobras é a empresa com a maior dívida do mundo, acima dos 120 bilhões de euros. Desde novembro, a petroleira não pode ir aos mercados em busca de financiamento. Sua volta seria um sinal de confiança do mercado no futuro da companhia e na economia do país, a que está tão estreitamente ligada.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_